Mais

Análise: Como Dusan Vlahovic está a mudar o rumo da Juventus

Dudan Vlahovic, avançado da Juventus
Dudan Vlahovic, avançado da JuventusProfimedia

Dusan Vlahovic reencontrou a sua melhor forma na Juventus, com o avançado sérvio a mostrar sinais de se tornar finalmente a ameaça constante de golos que o clube há muito esperava.

Durante a janela de transferências de verão, era amplamente esperado que o jogador de 25 anos deixasse a Juventus, tendo sido fortemente associado a possíveis transferências para vários clubes da Premier League, além do Barcelona.

Chegou-se a comentar que a Velha Senhora estava a negociar com o agente de Vlahovic para rescindir o contrato e permitir a sua saída a custo zero. Com a chegada de Jonathan David, contratado ao Lille, a saída de Vlahovic parecia apenas uma questão de tempo.

No entanto, a transferência nunca se concretizou e o avançado voltou a conquistar a confiança do clube. Então, como está o avançado a mudar o rumo da sua carreira na Juventus?

Por que Dusan Vlahovic era tão pouco desejado?

A transferência de Vlahovic para o Juventus envolve várias nuances. Chegou da Fiorentina em janeiro de 2022, numa altura em que o clube estava a passar de ser indiscutivelmente o melhor de Itália para lutar apenas pela qualificação para a Liga dos Campeões.

Após anos de domínio, a Juventus entrou numa fase turbulenta depois de uma década de sucesso. Durante a sequência de nove títulos consecutivos na Serie A, o clube chegou duas vezes à final da Liga dos Campeões em três temporadas, perdendo para o Barcelona, em 2015, e para o Real Madrid, em 2017.

Na busca pelo tão desejado título europeu, o clube apostou forte, ao contratar Cristiano Ronaldo para tentar ultrapassar o último obstáculo. O lendário avançado português foi um sucesso, mas mesmo assim não conseguiram conquistar a tão sonhada competição.

Quando a Covid-19 surgiu, Cristiano Ronaldo já tinha regressado ao Manchester United, antes dos adeptos poderem voltar ao Allianz Stadium, da Juventus, e com ídolos como Giorgio Chiellini, Paulo Dybala e Leonardo Bonucci também a sair, recaiu muita expectativa sobre Vlahovic para liderar o regresso do clube aos grandes palcos.

Vlahovic teve bons momentos, sendo a sua época mais produtiva a de 2023/24, quando marcou 18 golos em 38 jogos em todas as competições, mas tendo em conta que custou cerca de 83,5 milhões de euros, incluindo bónus, não correspondeu totalmente às expectativas, embora isso não seja inteiramente culpa dele.

Juventus está finalmente a jogar de acordo com as características de Vlahovic?

Durante o tempo em que foi treinado por Vincenzo Italiano e Cesare Prandelli na Fiorentina, Vlahovic encontrava-se muito mais vezes em zonas de finalização do que quando era orientado por Max Allegri, que é considerado um dos treinadores mais defensivos do futebol.

Allegri pedia a Vlahovic que recuasse muito mais do que estava habituado, para ir buscar a bola, trocá-la com um colega e depois lutar com os defesas antes de conseguir chegar à posição que pretendia.

O agora treinador do AC Milan foi substituído por Thiago Motta no último verão, principalmente porque o clube queria afastar-se do seu estilo defensivo. O período de Vlahovic sob o comando de  Thiago Motta voltou a ser irregular, mas isso deve-se sobretudo ao facto de a Juventus, como equipa, ter estado muito abaixo do esperado.

O esquema de Igor Tudor parece encaixar muito melhor nas características de Vlahovic. Embora já não seja o principal destaque, essa menor pressão permitiu-lhe sair do banco e marcar quatro golos em todas as competições, incluindo dois golos decisivos no empate 4-4 da Liga dos Campeões, frente ao Borussia Dortmund.

Nos seus 168 minutos disputados na Serie A até agora, já teve nove toques na área adversária e realizou seis remates, sendo que metade deles foram enquadrados com a baliza. Tendo em conta que duas das suas quatro participações foram como suplente, o sérvio está a tornar-se cada vez mais eficaz.

O sistema 3-4-2-1 de Tudor não exige que Vlahovic recue tanto como antes; os dois médios ofensivos, normalmente Kenan Yildiz e Francisco Conceicao, são os principais criadores da equipa, permitindo que o homem mais avançado faça aquilo que sabe melhor: marcar golos.

Veredicto

Vlahovic tem potencial para se tornar um avançado de referência da sua geração e, agora que está numa equipa que joga mais de acordo com as suas características, e com um golo a cada 44,5 minutos nesta temporada, a Juventus faria bem em finalmente construir o seu projeto em torno dele.

Os números de Vlahovic
Os números de VlahovicFlashscore