Análise: Harry Kane em grande forma volta a apontar à baliza do Arsenal

Harry Kane, do Bayern Munique, marca frente ao Arsenal na Liga dos Campeões
Harry Kane, do Bayern Munique, marca frente ao Arsenal na Liga dos CampeõesMarc Aspland / News Licensing / Profimedia

Um dos grandes duelos da Liga dos Campeões dos últimos anos volta a acontecer esta quarta-feira, com o líder da Premier League, Arsenal, a receber o invicto Bayern Munique, que lidera a Bundesliga.

Siga as incidências do encontro

É mais uma oportunidade para Harry Kane regressar ao Norte de Londres e, mais uma vez, tentar ferir o coração dos Gunners.

O 15.º confronto entre as equipas

O jogo volta a juntar Mikel Arteta e Vincent Kompany. O primeiro foi adjunto de Pep Guardiola no Manchester City entre 2016 e 2019, período em que Kompany era o capitão da equipa principal.

Por isso, é pouco provável que algum deles surpreenda o adversário em termos táticos nesta noite.

As probabilidades de vitória
As probabilidades de vitóriaOpta by Stats Perform

Na última vez que as duas equipas se defrontaram no Emirates Stadium, protagonizaram um emocionante empate 2-2. Serge Gnabry e Kane marcaram para os bávaros, enquanto Bukayo Saka e Leandro Trossard fizeram os golos do Arsenal.

No total, desde dezembro de 2000, já se disputaram 14 jogos entre ambos na Liga dos Campeões, com o Arsenal a vencer três, outros três a terminarem empatados e o Bayern a triunfar nos restantes oito.

Registo impressionante do Bayern na Liga dos Campeões

O Bayern não perde frente ao Arsenal desde a fase de grupos de 2015/16, tendo somado quatro vitórias nesse período – incluindo três triunfos por 5-1 – e um empate.

Arteta deve também ter em conta que o Arsenal só venceu dois dos últimos nove jogos europeus frente a equipas alemãs.

Os resultados recentes
Os resultados recentesFlashscore

No que diz respeito a jogos da fase de grupos ou de Liga dos Campeões, o registo dos bávaros é ainda mais impressionante, já que venceram 45 e empataram quatro dos 52 jogos desde a derrota por 3-0 frente ao Paris Saint-Germain em 2017.

O que torna este jogo especialmente interessante é o facto de o Arsenal ser a única equipa que ainda não concedeu qualquer golo na competição esta época, enquanto o Bayern já marcou o maior número de golos (14 em quatro jogos, partilhando o topo desse registo). Os alemães também já acertaram nos ferros em sete ocasiões distintas.

Golos praticamente garantidos

Por isso, é quase certo que haverá golos, sobretudo tendo em conta que apenas um dos últimos 73 jogos europeus do Bayern terminou sem golos.

Ambos os clubes lideram a tabela da Liga dos Campeões com 12 pontos e uma diferença de golos de +11, e, em termos de forma atual, nenhuma das equipas poderia estar melhor.

O Arsenal só perdeu um jogo na Premier League em 2025/26, frente ao Liverpool, tendo concedido apenas seis golos e marcado 24 em 12 partidas. Desde essa derrota, soma 15 jogos sem perder em todas as competições, com 13 vitórias nesse período.

O Bayern continua invicto desde o início da época, com 10 vitórias e um empate em 11 jogos da Bundesliga, tendo concedido oito golos e marcado uns impressionantes 41. Em todas as competições, venceu 17 dos 18 jogos disputados.

Harry Kane procura ampliar registo no Emirates

Kane soma 14 desses golos na Bundesliga e três assistências, tendo ainda marcado em mais cinco ocasiões na Liga dos Campeões.

O avançado já marcou 15 golos ao Arsenal em 21 jogos em todas as competições ao longo da carreira, incluindo seis golos em 10 jogos no Emirates, o que faz dele o jogador visitante com mais golos nesse estádio.

O antigo jogador do Tottenham é quem mais rematou pela sua equipa na competição (17 remates) e também quem mais acertou na baliza (10), enquanto Saka lidera esse registo nos Gunners, com 13 remates e sete enquadrados.

Apesar de Luis Diaz, que tem estado em destaque pelo Bayern esta época, estar suspenso para este jogo, jogadores como Michael Olise e Nicolas Jackson podem ainda causar muitos problemas ao lado do antigo avançado do Tottenham.

O Arsenal, por sua vez, pode voltar a contar com Viktor Gyökeres e Martin Odegaard após lesão, mas não poderá contar com o central Gabriel. O jogo chega também demasiado cedo para Gabriel Jesus e Kai Havertz.

Olise e Eze reencontram-se

Olise vai, naturalmente, reencontrar o seu antigo colega do Crystal Palace, Eberechi Eze.

Olise é quem mais oportunidades criou para a sua equipa na competição em 2025/26 (11), enquanto Eze começa a afirmar-se no Norte de Londres e o seu primeiro hat-trick pelo novo clube, no dérbi frente ao Tottenham, não podia ter surgido em melhor altura.

Enquanto Eze castigava os Lilywhites, Olise também bisou e fez três assistências na reviravolta do Bayern por 6-2 frente ao Freiburg; um triunfo que permitiu ao clube manter-se no topo da Bundesliga pela 43.ª semana consecutiva, igualando um recorde estabelecido no início da década de 1970.

Espera-se mais um duelo fascinante, que nenhuma das equipas quererá perder.

Com apenas mais três jogos da fase de liga por disputar após este, qualquer vitória colocará o vencedor numa posição privilegiada para terminar no topo antes das rondas a eliminar.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore