Este é apenas o segundo encontro entre as duas equipas, com o primeiro a realizar-se em agosto de 2020 e num local neutro - o Estádio da Luz, em Lisboa - devido à Covid.
Brilhante campanha da Atalanta fora de casa deve preocupar o PSG
Naquela ocasião, os Bergameschi estiveram a um passo de derrotar a equipa de Thomas Tuchel nos quartos de final, graças ao magnífico golo de Mario Pasalic aos 26 minutos, mas acabaram por sofrer o empate de Marquinhos aos 90 minutos e o golo da vitória de Eric Maxim Choupo-Moting aos 90+3'.
Os parisienses chegam a Paris depois de terem vencido o seu primeiro jogo da época 2025/26 - uma vitória por 4-1 sobre o Lecce - mas com a certeza de que marcaram em todos os seus últimos 15 jogos fora de casa na fase de grupos ou na Liga Europa, e que estão invictos há oito.
Três vitórias, um empate e uma derrota nos cinco jogos da Liga dos Campeões disputados fora de casa na época passada mostram que os visitantes não serão nada fáceis, e estão também numa série invicta de quatro jogos fora de casa (3 vitórias, 1 empate e 10 derrotas) em todas as competições.
A equipa de Ivan Juric também marcou em todos os jogos desde o jogo contra a Lazio na Serie A, em abril, e em termos de forma atual, venceu três, empatou dois e perdeu um nos seus últimos seis jogos. Nesse período, a equipa marcou 13 gols e sofreu nove, além de ter aberto o marcador em quatro dessas partidas.
Sem Lookman ou Dembélé
Artilheiro da campanha da Liga dos Campeões 2024/25 com cinco golos, Ademola Lookman não jogou um minuto sequer pelo clube esta temporada, após a tentativa fracassada de se transferir no verão, e Ivan Juric também o deixou de fora do grupo de viagem para esta partida.
Por outro lado, os comandados de Luis Enrique venceram cinco e perderam uma das suas últimas meia dúzia de jogos, marcando 12 golos e sofrendo oito, além de terem marcado o primeiro golo em quatro dos seis jogos.
Ousmane Dembélé, o principal jogador da campanha rumo ao título, com oito golos marcados, e atual favorito à Bola de Ouro, também não estará presente, assim como o dinâmico Desire Doué, depois de ambos se terem lesionado ao serviço da seleção francesa.
Khvicha Kvaratskhelia, Lucas Beraldo e Kang-in Lee sofreram lesões durante a vitória por 2-0 sobre o Lens no fim de semana, mas apenas Beraldo parece ser dúvida para o jogo desta quarta-feira.
Bradley Barcola deverá ser titular, juntamente com Kvaratskhelia e Gonçalo Ramos, numa frente de ataque alterada.
Vitinha deve ditar as regras
Se Luis Enrique pretende usar o seu comprovado esquema 4-3-3, espera-se que Vitinha, João Neves e Fabian Ruiz sejam os responsáveis pela armação do meio-campo.
No primeiro, o PSG tem um dos melhores passadores da última temporada, enquanto João Neves continua a emergir como uma ameaça ofensiva suplementar.
Com Achraf Hakimi e Nuno Mendes a atacarem por ambos os flancos a partir da posição de lateral, no que se tornou um onze muito fluido do PSG, a Atalanta vai certamente ter o seu trabalho dificultado para manter os gigantes da Ligue 1 calados durante os 90 minutos.
Os visitantes têm Mitchell Bakker e Sead Kolasinac na lista de lesionados de longa duração, enquanto Ederson está ausente da sala de máquinas e Gianluca Scamacca ainda não consegue fornecer uma presença física na frente.
Intensidade da Atalanta pode apanhar o PSG de surpresa
Felizmente, com Charles De Ketelaere e Nicola Zalewski, os Bergamaschi têm dois jogadores que podem ditar as regras, e que foram extremamente impressionantes durante a vitória sobre o Lecce, onde o primeiro marcou dois golos.
De Ketelaere também marcou nove golos em 10 jogos da Liga dos Campeões na época passada.
O 3-4-2-1 de Juric dá à Atalanta uma presença suficiente no meio-campo para manter as coisas apertadas, e a intensidade que eles trazem para as partidas poderia ver um início semelhante ao que o PSG experimentou na final do Mundial de Clubes.
Nessa ocasião, o PSG foi surpreendido por um Chelsea físico e rápido a fechar os espaços e, uma vez que os anfitriões ainda não enfrentaram uma equipa com essa intensidade esta época, podem ser apanhados da mesma forma que foram contra o Arsenal na segunda jornada da competição da época passada.
Não podemos esquecer que, em 2024/25, o PSG esteve muito perto de ser eliminado da Liga dos Campeões na fase regular.
Terminou apenas dois pontos à frente da linha de corte, em 15.º lugar, e se não fosse a vitória por 4-2 sobre o Manchester City - depois de ter estado a perder por dois golos aos 53 minutos - teria sido eliminado da competição em janeiro.
Por isso, este jogo poderá ser mais renhido do que o esperado.
Siga o PSG - Atalanta no Flashscore
