Mais

Análise: O que explica o início lento de Florian Wirtz como jogador do Liverpool?

Florian Wirtz, reforço do Liverpool
Florian Wirtz, reforço do LiverpoolProfimedia

A chegada de Florian Wirtz ao Liverpool gerou enormes expectativas, mas o craque alemão tem enfrentado um começo discreto em Anfield. Vamos analisar mais de perto os fatores que explicam as suas dificuldades iniciais.

O jovem de 22 anos transferiu-se para o Liverpool, oriundo do Bayer Leverkusen, por um valor recorde britânico de 132 milhões de euros, marca que a equipa de Arne Slot viria a superar algumas semanas depois, chegando com a reputação de ser um dos maiores talentos ofensivos jovens do mundo.

É verdade que ainda estamos nos primeiros momentos de Wirtz em Anfield, mas apesar de ter feito uma assistência na derrota para o Crystal Palace na Community Shield, ainda não marcou nem assistiu em jogos oficiais.

Wirtz foi surpreendentemente deixado no banco no dérbi de Merseyside no sábado (20 de setembro), embora tenha entrado em campo nos últimos 29 minutos. Até agora, vimos apenas lampejos do seu enorme talento, mas por quê?

Como Arne Slot está a utilizar Florian Wirtz?

Wirtz foi contratado para ser o principal criador do Liverpool, e está a cumprir esse papel. O médio alemão já criou nove oportunidades, ficando atrás apenas de Cody Gakpo, e está logo atrás do neerlandês em assistências esperadas por 90 minutos (0,18 contra 0,20).

No Leverkusen, Wirtz atuava como o número dez pelo lado esquerdo no esquema 3-4-2-1 de Xabi Alonso. Embora tivesse liberdade para influenciar o jogo em quase toda a zona ofensiva, o seu melhor rendimento era quando partia da esquerda.

Até agora, sob o comando de Slot, jogando num 4-2-3-1, Wirtz está ladeado por dois extremos, normalmente Gakpo e o astro Mohammed Salah, o que limita a liberdade que tinha no Bayer Leverkusen.

Além disso, tem atuado mais pela direita do que pela esquerda, ocupando o espaço deixado por Salah, cuja contribuição defensiva é limitada. Como já não atua nos mesmos espaços que ocupou durante a maior parte da carreira, isso restringe bastante o estilo natural de Wirtz.

Portanto, está a aprender a jogar num sistema totalmente novo e, possivelmente, numa posição diferente. Era esperado que houvesse uma queda de rendimento, pelo menos por algum tempo.

Sinais positivos na Liga dos Campeões

A sua exibição na vitória por 3-2 sobre o Atlético de Madrid, na Liga dos Campeões foi, de longe, a melhor com a camisola do Liverpool até agora. Em apenas 74 minutos, criou o maior número de oportunidades da partida, com cinco, além de ter oito toques na área adversária.

Em vários momentos do jogo, Wirtz tomou a iniciativa de recuar um pouco, receber a bola de Virgil van Dijk ou Ibrahima Konate, e avançar em direção ao último terço do Atlético de Madrid.

Esteve perto de finalmente contribuir para um golo quando, após um contra-ataque rápido, encontrou Salah, que acertou a bola no interior do poste. Wirtz também passou generosamente para Hugo Ekitiké que acabou por rematar por cima.

Após o jogo, Slot pediu paciência, destacando corretamente que tudo isso representa uma grande mudança para Wirtz.

Florian esteve realmente perto de marcar um golo algumas vezes e também de assistir para golo em outras ocasiões”, disse Slot.

“Vejo que ele está cada vez mais em forma e adaptando-se ao nosso estilo, o que é normal. É preciso algum tempo para se ajustar. Todos sabemos da sua qualidade, mas às vezes esquecemos que ele tem apenas 22 anos e está a viver no estrangeiro pela primeira vez. Eu tenho 47 anos porque hoje é meu aniversário, mas no ano passado cheguei com 46 e foi a primeira vez que trabalhei fora do meu país. Nos primeiros dois ou três meses, tudo muda na sua vida. Aquilo que era normal deixa de ser. Tudo é diferente e isso também exige energia", explicou o treinador.

Junte isso à chegada a um novo clube, um novo estilo de jogo — porque o Leverkusen jogava em 3-4-3 e nós jogamos em 4-3-3 — então exigimos mais dele sem bola e defensivamente também. Mas vejo que ele está a evoluir cada vez mais. Ele e a equipa vão melhorar, mas gostei muito da sua atuação", acrescentou.

Veredito

Jogadores que saem da Bundesliga para a Premier League, historicamente, enfrentam dificuldades de adaptação. O principal escalão inglês é muito mais físico e veloz, enquanto o campeonato alemão é, provavelmente, a Liga mais voltada para transições, com jogos de registo de golos mais elevados.

Wirtz tem tudo para ser um grande sucesso no Liverpool, mas talvez precise de uma temporada para se adaptar completamente.