Mais

Análise: Tottenham tenta reescrever a história na estreia contra o Villarreal

O treinador do Tottenham Hotspur, Thomas Frank, durante uma sessão de treino
O treinador do Tottenham Hotspur, Thomas Frank, durante uma sessão de treinoJohn Walton / PA Images / Profimedia
Thomas Frank é o grato destinatário da promessa de Ange Postecoglou de que ganha sempre um troféu na sua segunda temporada. O dinamarquês agora é responsável por regressar à Liga dos Campeões com o Tottenham, após o triunfo do conjunto do norte de Londres na Liga Europa na última temporada.

Siga as incidências da partida

Será o primeiro jogo de Frank na Liga dos Campeões. O técnico começou bem na nova função, vencendo três das quatro partidas na Premier League e em grande estilo.

Isso animará os adeptos do Tottenham, embora Postecoglou também tenha tido um ótimo início de carreira no estádio do Tottenham antes de cair na tabela na segunda temporada.

Thomas Frank não se deu bem na Europa

A única experiência anterior de Frank no futebol europeu com o Brondby não foi tão boa quanto se poderia esperar, com três vitórias, três derrotas e quatro empates nos 10 jogos da Liga Europa que disputou antes de se transferir para o Brentford.

O Villarreal, da LaLiga, é o primeiro a tentar a sorte contra os Lilywhites, mas a história está contra eles. Em 14 jogos contra equipas inglesas na principal competição europeia, o Submarino Amarelo não venceu nenhum (seis empates, oito derrotas).

Na verdade, perderam os últimos sete jogos da Liga dos Campeões contra equipas inglesas, sendo que 57% das derrotas foram contra adversários da Premier League.

No entanto, o emblema espanhol empatou os dois jogos de abertura da competição quando defrontou equipas inglesas, graças a empates sem golos com o Manchester United em 2005/06 e 2008/09.

Esta é também a primeira participação do Villarreal na Liga dos Campeões desde 2021/22, quando chegou às meias-finais, tornando-se a sétima equipa da LaLiga a fazê-lo, depois de Barcelona, Valência, Atlético de Madrid, Real Madrid, DeportivoReal Sociedad.

As probabilidades de vitória
As probabilidades de vitóriaOpta by Stats Perform

Spurs de regresso à Liga dos Campeões

A campanha de 2022/23 foi a última vez que a equipa do norte de Londres participou na Liga dos Campeões. Son Heung-min e Harry Kane - com 37 golos na Liga dos Campeões entre eles para os Spurs, perfazendo 42% dos seus 89 golos na competição desde o rebranding - já partiram, o que significa que jogadores como Brennan Johnson, Dominic Solanke (quando estiver novamente em forma) e Richarlison têm de ajudar a escrever uma nova fatia da história do Tottenham na devida altura.

Com apenas dois golos na competição, o brasileiro é o único jogador dos Spurs com mais do que um golo na Liga dos Campeões, o que coloca o desafio do plantel um pouco mais em perspetiva.

Depois de já ter jogado pelo Eintracht Frankfurt, Paris Saint-Germain e Juventus na Liga dos Campeões, Randal Kolo-Muani tem a oportunidade de o fazer novamente com a quarta equipa em quatro épocas, um recorde na competição. Se conseguir recuperar a sua forma inicial, é provável que também ele tenha uma palavra a dizer.

O reforço Xavi Simons impressionou contra o West Ham, assim como Mo Kudus, ex-Hammer, e a forma como ambos começam o jogo pode ser um indicador de como as coisas vão correr esta noite.

Uma noite em que, para além de Solanke, Frank também não poderá contar com os serviços de James Maddison, Dejan Kulusevski, Yves Bissouma e Radu Dragusin.

Tottenham costuma sentir dificuldades

O Tottenham só venceu dois dos seus jogos de estreia em sete edições anteriores da competição, empatando outros dois e perdendo os outros três.

No entanto, ambas as vitórias foram no norte de Londres, contra o Borussia Dortmund em 2017/18 (3-1) e contra o Marselha em 2022/23 (2-0).

Além disso, os Spurs só ganharam um dos seus últimos 13 jogos contra equipas de Espanha, empatando cinco e perdendo sete, o que faz deste primeiro encontro entre as equipas na competição europeia a oportunidade perfeita para ambas as equipas reescreverem o guião até certo ponto.

Juan Foyth, do Villarreal, o jogador mais jovem a representar os Spurs na Liga dos Campeões, em 2019, contra o APOEL, regressa ao norte de Londres, embora Marcelino não possa contar com os lesionados Gerard Moreno, Logan Costa, Willy Kambwala e Pau Cabanes.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Villarreal precisa de reverter a história recente

Se o Villarreal quer ter alguma chance de reverter a história, o avançado georgiano Georges Mikautadze precisa de estar presente em todas as oportunidades.

Sete golos em oito jogos em grandes competições europeias (quatro golos e três assistências, todos pelo Lyon na Liga Europa da época passada) sugerem que será o porta-estandarte do Submarino na noite desta terça-feira.

A expectativa é de casa cheia e Thomas Frank não esconde a importância da ocasião.

"Obviamente, é uma grande ocasião. Estou muito ansioso", disse na conferência de imprensa antes da partida. "Sei que será especial quando ouvirmos o hino da Liga dos Campeões. Esse será o momento. Perante os nossos fantásticos adeptos, é uma noite europeia e sabemos que eles vão estar em pulgas. Vai ser muito especial".

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore