Siga o PSG - Newcastle no Flashscore
O ambiente era de arrepiar e os adeptos do Newcastle foram brindados com uma atuação que não podia deixar de corresponder ao apoio fervoroso das bancadas.
Tudo para jogar
O triunfo por 4-1 foi um verdadeiro momento de "tinhas que estar lá", e a partida certamente ficará na memória dos adeptos do Newcastle que tiveram a sorte de conseguir um ingresso.
No fim das contas, aquele desempenho seria o ápice da campanha do clube na Liga dos Campeões naquela temporada, já que as lesões e a perda de forma fizeram com que o clube da Premier League terminasse em último lugar no Grupo F e ficasse fora da Europa.
Agora, a mão do destino futebolístico decretou que as duas equipas voltarão a encontrar-se no último jogo da fase de apuramento para a Liga dos Campeões em 2025/26.
Com as oito primeiras equipas a qualificarem-se automaticamente para os oitavos de final, ainda há tudo para jogar, e ambas as equipas têm um registo praticamente idêntico antes do pontapé de saída.
Recordes idênticos na Champions
O PSG ocupa a sexta posição, com 13 pontos e uma diferença de golos de +10, enquanto o Newcastle está um lugar mais abaixo, com exatamente os mesmos pontos e diferença de golos, embora tenha marcado e sofrido menos golos.
O problema para ambos é que há outros seis clubes abaixo deles com 13 pontos, e mais três com 11 ou 12 pontos, o que significa que a passagem automática não é um dado adquirido, a menos que o PSG ou o Newcastle vençam e mantenham uma boa diferença de golos.
O jogo realiza-se no Parque dos Príncipes e, na última vez que as duas equipas se defrontaram, empataram 1-1.
O penálti duvidoso de Kylian Mbappé, aos 90+8 minutos, anulou o golo de Alexander Isak, que saíram para o Real Madrid e o Liverpool, respetivamente.
Com duas vitórias e apenas uma derrota em casa na Liga dos Campeões esta época, a equipa de Luis Enrique deverá voltar a ser o adversário mais difícil, apesar de ter perdido dois jogos nos últimos seis disputados em todas as competições - incluindo o último encontro da Champions, contra o Sporting.
Gordon em chamas
O Newcastle venceu duas vezes, empatou duas e perdeu duas das suas últimas seis partidas, marcando e sofrendo 10 golos nesse período, mas, o que é mais importante, marcou em todos os jogos da Liga dos Campeões que disputou até agora nesta temporada.
Anthony Gordon está em grande forma na Europa e está atualmente empatado em terceiro lugar com Erling Haaland, do Manchester City, e Victor Osimhen, do Galatasaray, pelo maior número de golos marcados (seis) na competição em 2025/26.
Se a história é um guia para o que pode acontecer no jogo de quarta-feira à noite, Eddie Howe e a sua equipa de apoio seriam sensatos em não transmitir aos jogadores que o Newcastle só ganhou um dos seus últimos 10 jogos fora de casa contra equipas francesas, perdendo cinco e empatando três.
Este jogo será a 16.ª ocasião em que o PSG defronta uma equipa inglesa em casa, com oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas, tendo ambas as equipas marcado pelo menos um golo em 14 desses 16 jogos.
Lesões que afetam ambas as equipas
Em termos de lesões e ausências, os Magpies não poderão contar com Fabian Schar, Tino Livramento, Emil Krafth e Jacob Murphy.
Joelinton também não deverá ser convocado, mas poderá ser submetido a um teste físico tardio, juntamente com o capitão, Bruno Guimarães.
Para os anfitriões, Kang-In Lee e João Neves falharam vários jogos antes desta partida e parecem destinados a ficar de fora da equipa.
Nuno Mendes e Fabián Ruiz não jogaram contra o Auxerre na última partida do PSG e também podem não ser aproveitados. Apesar de Desire Doué e Ousmane Dembélé também não terem jogado, é provável que tenha sido uma decisão técnica de Luis Enrique, a pensar neste jogo.
Achraf Hakimi poderá fazer a sua primeira aparição do ano pelo clube, depois de ter regressado da seleção de Marrocos.
Vitinha, o jogador a ser observado
A forma como as duas equipas vão preparar o jogo será interessante.
Não é bem o jogo do "vencedor leva tudo" que a versão anterior da competição muitas vezes proporcionou na sexta jornada da fase de grupos, já que ambas as equipas têm pelo menos uma vaga na repescagem garantida.
O orgulho profissional dita que ambas as equipas vão entrar em campo para garantir que não seja necessário disputar nenhum jogo extra para avançar.

A vigilância sobre Vitinha será fundamental para a evolução imediata do Newcastle, já que o médio português continua a ser o jogador que dá o pontapé de saída para os parisienses.
O jogo promete ser emocionante e, como todos os outros jogos começam ao mesmo tempo, as coisas podem não ser decididas até ao último minuto.

