Recorde as incidências da partida
Ernesto Valverde, treinador do Athletic Bilbao, mudou meia equipa em relação ao onze que perdeu com o Sevilha (2-1), na 21.ª jornada da LaLiga, apostando em Adama Boiro, Andoni Gorosabel, Alejandro Rego, Unai Gómez e Gorka Guruzeta como titulares diante do Sporting. Do lado dos leões, Rui Borges mudou duas peças em relação à equipa que venceu o Arouca (1-2), com os regressos à titularidade de Ousmane Diomande e a surpresa Daniel Bragança, nos lugares de Matheus Reis e Luís Guilherme, reforço que não está inscrito na UEFA.

Entrada de leão, mas o basco
O Athletic Bilbao saiu com a bola, empurrado pelo seu público, e logo no primeiro remate colocou-se na frente do marcador. Sancet aproveitou um erro na transição leonina, de Hjulmand, fletindo para dentro e rematando colocado para bater Rui Silva e fazer o 1-0 aos 3 minutos.
Aos 6' foi Diomande a ter um passe errado, resultando no remate de Guruzeta, desviado para canto por Hjulmand. Na sequência da bola parada, novamente Sancet a ganhar uma segunda bola, com o remate a sair por cima. Só aos 8' o Sporting conseguiu passar do meio-campo, numa iniciativa de Trincão que, no entanto, não conseguiu combinar com Luís Suárez.
Ao segundo (canto) foi de vez
Aos 11' Fresneda conquistou um canto, batido por Trincão, com toque de Hjlumand para desvio e novo canto, desta feita bem mais eficaz: Maxi Araújo bateu, da esquerda, e Diomande saltou mais alto que a concorrência para assinar o 1-1, aos 12 minutos, neste regresso à titularidade.
O Sporting cresceu com o golo e aos 14' Geny Catamo, pela direita, cruzou largo para Luis Suárez desviar, mas já com fora de jogo assinalado. Tentou responder o Athletic Bilbao, aos 18', uma vez mais por Sancet, mas com corte de Diomande para canto.

Mais uma lesão, mais um brinde
Aos 22 minutos voltou a funcionar a ligação entra Trincão e Luis Suárez, mas Unai Simón foi mais rápido que o avançado colombiano do Sporting, que ia povoando o meio-campo com funções mais interiores de Trincão, junto de Hjulmand, João Simões e Daniel Bragança, beneficiando também dos passes longos de Gonçalo Inácio que, aos 25', precisamente num passe para Maxi Araújo, ficou agarrado à coxa e saiu lesionado, dando o lugar a Matheus Reis.
Dois minutos depois de estar em campo, Matheus Reis deu um autêntico brinde, queixando-se de uma falta inexistente, e desistindo de um lance que acabou por dar remate de Guruzeta, perante Hjulmand, ao poste, e o 2-1 na recarga.
O Sporting, de resto, ia acumulando passes errados, perante a tremenda eficácia do Athletic Bilbao na hora de visar a baliza leonina, e aos 39 minutos Maxi Araújo derrubou Gorosabel, vendo um cartão amarelo que o afasta do próximo jogo da Liga dos Campeões.
Menos de dez minutos para mexer
A segunda parte começou sem alterações em ambas as equipas e com João Simões, aos 49 minutos, a ver amarelo e a proporcionar um livre que culminou num remate de meia distância de De Galarreta, a rasar o poste da baliza de Rui Silva. Aos 50' Ernesto Valverde lançou Berenguer no lugar de Sancet, antes de Hjulmand, aos 51', após arrancada de Luis Suárez, rematar para boa defesa de Unai Simón. Ainda antes da hora de jogo, aso 54 minutos, Rui Borges mexeu em dose tripla, lançando Eduardo Quaresma, Morita e Pedro Gonçalves, nos lugares de Diomande, João Simões e Daniel Bragança.
Com menos de um minuto em campo, Pote viu amarelo após falta sobre Berenguer (55'), mas os leões conseguiram mostrar outra cara: depois de tentar servir Luis Suárez aos 59', com Unai Simón a sair dos postes para agarrar, Maxi Araújo cruzou para Geny Catamo, de primeira, rematar por cima da baliza do Athletic Bilbao, em excelente posição para chegar ao 2-2.
Jogada para o DVD
O aviso estava dado e, aos 62 minutos, numa jogada de entendimento fenomenal entre Pedro Gonçalves e Trincão, lançados pelo capitão Hjulmand, saiu o 2-2 para o Sporting, com o número 17, após passe de classe de Pote, a assinar o empate.
Na resposta, aos 64 minutos, Guruzeta rematou junto ao poste da baliza de Rui Silva, antes de Ernesto Valverde voltar a mexer, lançando Mikel Vesga e Selton Sánchez nos lugares de Galarreta e Unai Gómez.
Os leões de Alvalade, porém, estavam melhores e, aos 72', Geny Catamo rematou em arco, para grande defesa de Unai Simón para canto. Na sequência da bola parada, Luis Suárez marcou mesmo o 2-3, ao segundo poste, mas em fora de jogo.
Penálti revertido
Aos 78 minutos, em jogada individual, Geny Catamo caiu dentro da área do Athletic Bilbao, em lance com Boiro. O árbitro assinalou penálti mas, após rever as imagens, reverteu a decisão, assinalando pontapé de canto.
Aos 81 minutos Ernesto Valverde recorreu a mais dois trunfos, apostando em Asier Hierro e Nico Serrano nos lugares de Guruzeta e Robert Navarro, antes de Rui Borges lançar Alisson em vez de Trincão, aos 87'. O extremo brasileiro ainda ganhou um canto, aos 89', onde Pedro Gonçalves surgiu na insistência a atirar ao lado, antes do Athletic forçar nos cinco minutos de compensação, com pontapés de canto sucessivos, em busca do triunfo que lhe daria igualmente um lugar no play-off.
A verdade é que tanto risco ditou, aos 90+4 minutos, depois de Matheus Reis antecipar-se a Rui Silva e evitar o 3-2 do Athletic, o Sporting marcou em contra-ataque: passe de Rui Silva para Pedro Gonçalves, que serviu Luis Suárez. O remate do colombiano ainda foi defendido pela mancha de Unai Simón mas, na recarga, o extremo brasileiro operou a reviravolta.
Com este triunfo, ao soar do gongo, o Sporting apurou-se de forma direta para os oitavos de final, com a primeira vitória da história em solo espanhol. Os leões terminaram a fase de liga com 16 pontos, no 7.º lugar.
Homem do jogo Flashscore: Alisson Santos (Sporting)

