Parecia um sonho... e foi mesmo: Sporting sofre reviravolta em Munique

Atualizado
Gnabry fez o golo do empate
Gnabry fez o golo do empateALEXANDRA BEIER / AFP / Opta by Stats Perform

O Sporting ainda sonhou durante uma hora, mas acordou com uma derrota (3-1) na Allianz Arena, frente ao Bayern Munique, para a sexta jornada da Liga dos Campeões. Um autogolo de Kimmich (54') alimentou a esperança da debilitada equipa de Rui Borges, mas Gnabry (65'), Karl (69') e Jonathan Tah (77') fizeram a reviravolta do conjunto bávaro e confirmaram o favoritismo teórico dos alemães.

Recorde as incidências da partida

Prometia ser um final de tarde difícil para os sportinguistas. Viajar até Munique para defrontar o Bayern já trazia más memórias suficientes aos leões, mas as lesões de Quenda, Trincão e Pote provocavam suores frios na noite fria da Baviera, até porque do outro lado a equipa de Kompany tem dominado os adversários e brindado os seus adeptos com goleadas patrocinadas por Kane e companhia. 

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Do susto à confiança

Entre os vários companheiros de classe ao serviço do capitão de Inglaterra, Karl, de apenas 17 anos, tem sobressaído. O Messi da Baviera aproveitou a lesão de Musiala para encontrar espaço na primeira equipa e apareceu com potencial de desequilíbrio, confirmado logo aos 5 minutos com um golaço. Valeu o ombro de Gnabry, no lugar do castigado Luis Díaz, que estava ligeiramente adiantado e justificou a anulação do 1-0 por fora de jogo.

Se o medo fazia parte dos sentimentos leoninos antes da partida, aquele início foi o derradeiro susto para uma tarde de concentração extrema, mas o passar dos minutos foi dando confiança à equipa de Rui Borges, que sem Pote, Quenda e Trincão foi a jogo com Alisson, Geny e Suárez, voltando a uma linha de cinco com Matheus Reis como novidade.

As estatísticas da partida ao intervalo
As estatísticas da partida ao intervaloOpta by Stats Perform

Tal como em Turim, Rui Silva voltou a ser importante para as fases mais apertadas da partida, negando o golo a Gnabry (24') com uma grande intervenção e voltando a brilhar já perto do intervalo, em mais um lance de Karl (44'). 

Pelo meio, também houve Sporting e por pouco não apareceu um golo numa jogada bem construída pelos leões, com Geny Catamo a ganhar a linha de fundo e a tentar servir Suárez. Tah (28') antecipou-se ao internacional colombiano e só não fez autogolo graças aos reflexos intactos do experiente Manuel Neuer.

É certo que foram 45 minutos com muito mais organização ofensiva do que com bola, mas o Sporting conseguiu garantir o primeiro objetivo com que chegou à Allianz Arena - terminar a primeira parte sem golos sofridos. Kane (37') ainda rematou ao poste num grande trabalho e remate de pé esquerdo, mas atendendo às circunstâncias o 0-0 sabia a um resultado bem diferente ao conjunto leonino.

Da esperança à desilusão

Se o nulo sabia a vitória, o que dizer do 0-1? A primeira parte deu a tal confiança à equipa de Rui Borges e a esperança num resultado histórico na Allianz Arena apareceu com o autogolo de Kimmich (54') na melhor jogada ofensiva dos leões, com João Simões a entrar pelo flanco esquerdo e a deixar Tah pelo caminho, mas quantas equipas passaram pelo mesmo em casa do Bayern?

A vantagem no marcador deu ainda mais sabor à exibição positiva da equipa do Sporting, mas também ainda mais energia ao gigante alemão, que entrou em modo de ataque e não tardou a virar o jogo a seu favor, aproveitando também os erros leoninos numa exibição que não podia ser perfeita e que perdeu o seu rigor com o passar dos minutos - Gnabry (65') apareceu completamente sozinho e fez o 1-1 na sequência de um canto, com Kane a bloquear Maxi para deixar o alemão solto.

O empate continuava a ser um resultado positivo, mas não deu mesmo para aguentar mais. Lennart Karl (69') voltou a aparecer e finalizou junto ao poste de Rui Silva uma bola colocada na perfeição por Laimer. O internacional português deixou o remate escapar entre os dedos, tal como o Sporting deixou fugir o ponto e dificultou a receção ao Paris SG - Hjulmand viu amarelo e falha o jogo com os parienses.

Na pior fase do Sporting, o equilíbrio que durou cerca de uma hora terminou com o 3-1 de Jonathan Tah (77'). Suárez (82') ainda esteve perto de reduzir, permitindo a interceção de Upamecano, mas já não deu para voltar a sonhar. 

Homem do jogo Flashscore: Lennart Karl (Bayern Munique)

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform