Recorde as incidências do encontro
Rice inspirou um dos maiores resultados da história do Arsenal com dois golos de livre direto na segunda parte da primeira mão dos quartos de final no Emirates Stadium, na terça-feira.
Mikel Merino marcou o terceiro golo da equipa de Arteta, que se aproximou da primeira presença nas meias-finais da Liga dos Campeões desde 2009.
Foi um momento incrível para o médio inglês, que nunca tinha marcado um golo de livre na sua carreira - um período que abrangeu 338 jogos anteriores - antes do primeiro dos seus tiros passar pelo guarda-redes do Real, Thibaut Courtois.
O Arsenal também não marcava um golo de livre direto há quase quatro anos, o último dos quais através de Martin Odegaard contra o Burnley em setembro de 2021.
O capitão dos Gunners, Odegaard, colocou as mãos na cabeça em descrença quando Rice completou o seu bis de bola parada, enquanto Arteta ficou igualmente surpreso.
"Declan tem estado muito determinado, porque dissemos nos últimos meses que não marcávamos um golo de livre direto há três anos e meio", disse o treinador do Arsenal.
"Por isso, marcar dois golos em 12 minutos daquela magnitude e daquela qualidade com o mesmo jogador, um jogador que nunca tinha marcado um livre na sua carreira, quais são as probabilidades?", questionou.
"Se há um jogador capaz de o fazer, pela forma limpa como remata, é o Declan. Mas é preciso executá-lo ao mais alto nível. E ainda por cima contra um dos melhores guarda-redes do mundo. É fantástico".
Foi um resultado catártico para o Arsenal, que tem tido uma época atribulada, marcada pela incapacidade de acompanhar o Liverpool na corrida ao título da Premier League.
A equipa do norte de Londres está a 11 pontos do Liverpool, o que faz com que a Liga dos Campeões seja a sua última oportunidade de conquistar o primeiro troféu desde a Taça de Inglaterra de 2020.
Poucos esperariam que o Arsenal conseguisse ultrapassar o Real, 15 vezes campeão europeu, antes da primeira mão, mas agora o Arsenal desloca-se ao Bernabéu para o jogo da segunda mão, na próxima semana, como firme favorito a passar às meias-finais contra o Paris Saint-Germain ou o Aston Villa.
Momentos mágicos
"Foi lindo. Estou muito orgulhoso da equipa. Nunca tinha visto o estádio assim", afirmou Arteta.
"Para as grandes noites europeias são precisos grandes estádios que criam ambiente e são precisos momentos mágicos individuais e pronto. É essa a beleza de quem inventou este desporto".
O Arsenal eliminou o Real nos oitavos de final da Liga dos Campeões em 2006. Repetir o feito e vencer o torneio pela primeira vez acabaria com qualquer dúvida sobre Arteta, que foi questionado em alguns momentos durante a campanha inconsistente da sua equipa.
Mas o espanhol, cuja equipa perdeu importantes vantagens na corrida pelo título nas duas épocas anteriores, não pretende dar a vitória por garantida contra a equipa de Carlo Ancelotti, recheada de estrelas.
"Quando não se joga contra esta equipa há 20 anos, e não se tem uma boa participação nesta competição, é preciso estar preparado para escrever a sua própria história, e é em noites como esta que se pode fazer isso. Fizemo-lo, mas temos muito mais para dar", afirmou.
"É mais um passo na direção certa como equipa. Mas temos de dar mais um e repetir o que fizemos esta noite. Agora temos de ir ao Bernabéu e fazê-lo. Será mais um passo. Será mais um passo".
"Vou desfrutar da vitória porque a merecemos. Mas temos de ser ainda melhores em Madrid. Estamos a meio da eliminatória. Ainda há muito para fazer", lembrou.
Para que o Real consiga uma incrível façanha na segunda mão, terá de estabelecer uma nova marca na sua brilhante história europeia.
Os espanhóis nunca superaram uma desvantagem de três golos na primeira mão da Liga dos Campeões, mas Ancelotti está convencido de que ainda há uma hipótese.
"Há sempre uma primeira vez. A única coisa que podemos fazer juntos é tentar. A recuperação começa esta noite", disse Ancelotti.
"As possibilidades são bastante reduzidas, mas temos de tentar a 100% e fazer tudo o que pudermos. É uma oportunidade para mostrarmos o nosso jogo", concluiu o italiano.