Benfica abre inquérito contra dois adeptos por gestos racistas dirigidos a Vinicius Jr.

Foto ilustrativa
Foto ilustrativaPATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

O Benfica abriu uma investigação dirigida a dois adeptos que aparecem num vídeo partilhado nas redes sociais a fazer gestos que imitam um macaco na direção do jogador do Real Madrid, Vinicius Junior, durante o jogo de terça-feira nos play-offs da Liga dos Campeões.

"Se forem sócios do clube, o processo pode resultar na sua expulsão", afirmou à AFP um porta-voz do Benfica, confirmando as informações divulgadas na sexta-feira pela imprensa local, segundo as quais o clube abriu uma investigação contra eles.

Num vídeo partilhado nas redes sociais, nomeadamente pelo perfil X do antigo internacional inglês Rio Ferdinand, é possível ver dois espectadores com a camisola do Benfica a movimentar os braços como um macaco.

O encontro de terça-feira, que o Real Madrid venceu graças a um excelente golo de Vinicius (0-1), ficou marcado pelas acusações de racismo feitas pelo brasileiro contra o jogador do Benfica Gianluca Prestianni, argentino de 20 anos.

A UEFA anunciou logo no dia seguinte a abertura de uma investigação às acusações de "comportamento discriminatório" por parte de Prestianni, acusado por Vinicius Jr. de o ter chamado "macaco".

Prestianni negou essas acusações no seu perfil de Instagram e o Benfica apoiou o seu jogador, chegando a afirmar num comunicado que este era "vítima" de uma "campanha de difamação".

Na quinta-feira, o Real Madrid anunciou ter entregue "todas as provas disponíveis" à UEFA sobre os incidentes que levaram à interrupção do jogo durante cerca de dez minutos.