"Claro que sou Mourinhista": Arbeloa vai encontrar a referência no duelo com o Benfica

Mourinho e Arbeloa, durante um jogo do Real Madrid em 2012
Mourinho e Arbeloa, durante um jogo do Real Madrid em 2012JORGE ZAPATA / EPA / Profimedia

O novo treinador merengue vai deslocar-se a Lisboa para defrontar aquele que foi o seu técnico favorito enquanto jogador. Benfica e Real Madrid defrontam-se na última jornada da fase principal da Liga dos Campeões.

Siga o Benfica - Real Madrid com o Flashscore

Em poucos minutos, na tarde de segunda-feira, confirmou-se a saída de Xabi Alonso do Real Madrid e a escolha de Álvaro Arbeloa para o substituir, tal como a Flashscore já tinha avançado há pouco mais de um mês.

A decisão, acima de tudo, deve-se ao facto de o tolosano ter perdido completamente o balneário e ser necessário mudar de rumo para aliviar as tensões no plantel. Mas será O Espartano a escolha ideal para esse objetivo?

O vencedor de duas Ligas dos Campeões é alguém que não hesita em criticar (de forma construtiva) os seus jogadores publicamente, algo que normalmente não agrada às estrelas do plantel principal: "Tem de treinar muito mais intensamente do que faz atualmente. Deve estar muito mais concentrado e empenhar-se com muito mais intensidade", afirmou numa conferência de imprensa, referindo-se a Joan Martínez.

Esse comportamento faz lembrar, nada mais nada menos, José Mourinho, um treinador por quem Arbeloa sempre demonstrou admiração: "Claro que sou Mourinhista. Ser Mourinhista é uma forma de estar, de agir sempre de frente e de não ter medo de ser quem és", disse há alguns anos, numa intervenção em El Chiringuito.

Visita à Luz

No entanto, se quiser seguir esse dogma à risca, o salmantino terá de contar com o apoio da direção da Casa Blanca, algo que Xabi Alonso nunca teve. Caso contrário, poderá acabar por seguir o mesmo caminho do seu bom amigo basco.

Felizmente, Arbeloa vai ter a oportunidade de visitar o seu mestre dentro de alguns dias (28 de janeiro), para receber os últimos conselhos sobre como triunfar no banco do Real Madrid. Poderá trocar ideias com Mou no contexto do duelo frente ao Benfica em Lisboa, que encerra a fase de liga da Champions.

Certamente será um reencontro aguardado por ambos e trará benefícios ao novo treinador merengue, mas será suficiente para que as coisas lhe corram melhor do que ao seu antecessor, tendo um estilo de liderança que parece muito semelhante ao dele?