Mais

De Bruyne quis ser Maradona, Hojlund voltou a ser matador: Nápoles vence Sporting

Atualizado
Estádio Diego Armando Maradona recebe o Nápoles-Sporting
Estádio Diego Armando Maradona recebe o Nápoles-SportingOpta by Stats Perform/Profimedia

O Sporting perdeu esta quarta-feira por 2-1 diante do Nápoles, no Estádio Diego Armando Maradona, na 2.ª jornada da Liga dos Campeões. Rasmus Hojlund, emprestado pelo Manchester United, marcou os dois golos do campeão italiano, ambos com assistência de Kevin de Bruyne, com Luis Suárez, lançado ao intervalo, a empatar pelo meio, aos 62 minutos, de grande penalidade.

Recorde as incidências da partida

Antonio Conte apostou em Milinkovic-Savic, Spinazzola, regressado de lesão, e Beukema, tirando Meret, Di Lorenzo e Marianucci, em relação à derrota com o AC Milan (1-2), na Serie A. Já do lado do Sporting, Rui Borges promoveu uma mini-revolução, com cinco novidades em relação à equipa que venceu o Estoril (0-1): Fresneda, Eduardo Quaresma, João Simões, Geny Catamo e Ioannidis renderam Vagiannidis, Debast, Morita, Pedro Gonçalves e Luis Suárez.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Intensidade mas sem balizas

O primeiro remate pertenceu ao Nápoles, aos 5 minutos, com Kevin de Bruyne, de longe, a atirar muito por cima da baliza de Rui Silva. Aos 12' Quenda combinou bem com Fresneda, mas o cruzamento do espanhol para Ioannidis foi cortado pela defesa do Nápoles. Aos 22' foi Anguissa, de fora da área, a atirar novamente sem perigo para a baliza do Sporting.

Posicionamento inicial da equipa do Sporting
Posicionamento inicial da equipa do SportingOpta by Stats Perform/Profimedia

Cinismo (ou eficácia) do campeão italiano

Aos 26 minutos, após galgar vários metros, João Simões tentou a sorte de meia distância, mas com remate fraco e fácil para Milinkovic-Savic segurar. Foi o primeiro remate enquadrado da partida, antes de Anguissa, aos 32', encher o pé de longe e conquistar mais um canto.

E aos 36 minutos, numa perda de bola do Sporting em fase atacante, entre Hjulmand e João Simões, De Bruyne conduziu o contra-ataque, desmarcou Hojlund e o avançado ex-United, à saída de Rui Silva, atirou a contar, apontando o 1-0.

Aos 39 minutos, após falta sobre Trincão, Quenda bateu o livre diretamente para as mãos de Milinkovic-Savic, antes de nova transição do Nápoles, aos 42 minutos, com Catamo sentado na área italiana a pedir penálti e Politano a rematar cruzado para enorme intervenção de Rui Silva. Em cima dos 45' Spinazzola recebeu a bola e, de primeira, encheu o pé para tentar surpreender Rui Silva, mas sem perigo para o guarda-redes leonino.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Dois titulares para a 2.ª parte

Para a segunda parte Rui Borges lançou Luis Suárez e Pedro Gonçalves, tirando Francisco Trincão e Geny Catamo, apostando num claro 4x4x2. Aos 49 minutos Politano rematou muito por cima da baliza do Sporting. Responderam os leões, aos 51', com Luis Suárez a ganhar espaço mas a rematar contra a muralha defensiva italiana, antes de Lobotka, servido por Anguissa, rematar por cima mas já com fora de jogo assinalado.

Castigo máximo e mais mudanças

Aos 57 minutos nova perda de bola do Sporting, transição ofensiva rápida do Nápoles e remate forte de Kevin de Bruyne, valendo Gonçalo Inácio, de cabeça, a cortar para canto. Aos 61 minutos, momentos depois de ter tirado um cruzamento para Ioannidis, que Gutiérrez cortou, Maxi Araújo caiu dentro da área, derrubado por Politano. Penálti para o Sporting que Luis Suárez, de marca dos 11 metros, bateu para a direita de Milinkovic-Savic, restabelecendo a igualdade, aos 62'.

Aos 66 minutos, depois de mais uma arrancada, Eduardo Quaresma caiu, em dificuldades, com Debast a entrar para o lugar do central português, ao mesmo tempo que Alisson substituiu Ioannidis. Respondeu Antonio Conte, aos 69', com David Neres e Lang nos lugares de Politano e McTominay. Aos 75 minutos Quenda rematou de meia distância, fácil para Milinkovic-Savic, antes de Alisson desequilibrar e servir Pedro Gonçalves, que de boa posição atirou por cima, aos 76'.

A mesma dupla ex-Manchester

Aos 78 minutos Miguel Gutiérrez rematou de longe e ganhou canto, numa altura em que Morita ocupou o lugar de João Simões. A verdade é que, aos 79 minutos, a dupla De Bruyne-Hojlund voltou a funcionar: grande cruzamento do médio belga e o avançado dinamarquês a ganhar nas alturas a Rui Silva para cabecear para o 2-1.

Aos 81 minutos saíram Miguel Gutiérrez e De Bruyne, com Gilmour e Olivera lançados por Antonio Conte, antes de, aos 90', Lorenzo Lucca substituir a figura do jogo, Hojlund, para os aplausos. Foram quatro os minutos de compensação, com o Sporting ao ataque e Hjulmand, aos 90+4', a cabecear para enorme defesa de Milinkovic-Savic. O Nápoles, sem contemplações, desceu todo o bloco para guardar os três preciosos pontos, os primeiros nesta edição da Liga dos Campeões, depois da derrota na estreia, diante do Manchester City.

Homem do jogo Flashscore: Rasmus Hojlund (Nápoles)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform