Mais

UEFA anuncia sedes das finais europeias até 2027: Madrid recebe Liga dos Campeões

Atualizado
Estadio Metropolitano recebe final da Liga dos Campeões 2027
Estadio Metropolitano recebe final da Liga dos Campeões 2027FLORENCIA TAN JUN / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Comité Executivo da UEFA reuniu esta quinta-feira em Tirana, Albânia, e definiu os palcos que vão receber as finais das principais competições europeias de futebol e futsal em 2026 e 2027.

O Estadio Metropolitano, em Madrid, foi escolhido para acolher a final da Liga dos Campeões de 2027, regressando assim ao estádio do Atlético de Madrid que já recebeu a decisão da prova em 2019.

No futebol feminino, a final da Liga dos Campeões Feminina de 2027 terá lugar no Estádio Nacional de Varsóvia, na Polónia, marcando a primeira vez que o recinto recebe uma final europeia feminina de clubes.

A Supertaça Europeia de 2026 será disputada em Salzburgo, Áustria, enquanto a final da Liga dos Campeões de Futsal de 2026 terá como palco a cidade de Pesaro, em Itália.

No setor das seleções jovens e femininas, a UEFA anunciou ainda que o Europeu de Futsal Sub-19 de 2027 decorrerá em Astana, Cazaquistão, e que o Europeu Feminino de Futsal de 2027 será jogado em Osijek, na Croácia.

A UEFA aprovou também uma alteração nos regulamentos das competições masculinas de clubes de 2025/26 para admitir a substituição temporária de, no máximo, um jogador de campo com lesão ou doença de longa duração até à sexta jornada de cada fase de liga.

O motivo da adaptação é garantir que as listas de convocados não sejam reduzidas injustamente e que os jogadores sejam protegidos da pressão adicional da carga de trabalho”, disse o organismo presidido pelo esloveno Aleksander Ceferin, em comunicado.

Já na Liga das Nações feminina de 2025, cuja fase decisiva começa em 24 de outubro e termina em 02 de dezembro, as quatro seleções finalistas - Alemanha, França, Espanha, detentora do troféu, e Suécia - irão ter um milhão de euros (ME) em prémios monetários.

O Comité Executivo discutiu igualmente as solicitações da RFEF e da Federação Italiana de Futebol (FIGC) para ratificar a realização de um jogo dos campeonatos nacionais fora dos países de origem e do território abrangido pelas federações filiadas na UEFA, mas não tomou decisões e vai consultar todas as partes interessadas, incluindo os adeptos.

“O Comité reconheceu que é uma questão importante e crescente, mas expressou o desejo de garantir que terá as opiniões de todas as partes interessadas antes de tomar uma decisão final. Há muitas questões a resolver e, como órgão regulador europeu, a UEFA tem a responsabilidade de levar todos esses fatores em consideração”, explicou.

A próxima reunião do Comité Executivo da UEFA, que deixou de contar com representação portuguesa este ano, está marcada para 03 de dezembro, em Nyon, Suíça.