A equipa do Barcelona chega a esta fase abalada após as derrotas, primeiro frente ao PSG na Champions e depois contra o Sevilha na LaLiga.
"Não somos tão magníficos ou tão exuberantes como as pessoas nos pintaram na época passada. Sim, somos uma grande equipa quando trabalhamos, quando vamos todos a uma, mas não quando não somos capazes de nos sacrificarmos pelo companheiro, que muitas vezes acontece", afirmou Deco numa entrevista concedida à Catalunya Ràdio.
"Somos uma grande equipa quando trabalhamos, quando vamos todos a uma, mas não quando não somos capazes de nos sacrificarmos pelo companheiro", acrescentou o diretor.
"Se acharmos que a qualidade está à frente do trabalho, temos um problema", alertou.
As palavras de Deco são uma mensagem contundente para o plantel, a quem recordou que só regressando ao espírito coletivo da época passada poderão reencontrar a sua melhor versão. Caso contrário, repetir os êxitos recentes será complicado.
Até agora, Deco tem sido a voz mais firme dentro do clube após os dois desaires consecutivos do conjunto blaugrana. A queda no Sánchez Pizjuán foi especialmente dolorosa, já que a equipa nunca conseguiu impor-se ao adversário nem impor o seu jogo.
O Barcelona confia que esta paragem sirva para recuperar sensações e endireitar o rumo após os compromissos internacionais.
Tema Lamine
"Lamine estava a sofrer depois do jogo com o PSG. Decidimos que não jogaria contra o Sevilha porque era necessário fazer-lhe uma recuperação intensiva. Falámos internamente no clube e depois enviámos o relatório que a RFEF aceitou. É normal que Lamine fale com o selecionador. De la Fuente falou com Gavi para se inteirar da lesão", explicou Deco.
"Com Karanka falámos e foi um tema muito fácil. Só é preciso colocar-se um pouco no lugar do outro. Se Lamine regressar da seleção e não puder jogar, é normal que Flick não goste. É tratado como um jogador profissional que tem compromissos e responsabilidades. Lamine demonstrou uma maturidade diferente, mas não nos podemos esquecer que tem 18 anos", lembrou o diretor desportivo dos catalães.