Terça-feira, 10 de dezembro
Quando se pensa num confronto como Atalanta-Real Madrid, é natural que se pense que os últimos serão os grandes favoritos. Não será bem esse o caso quando as equipas se encontrarem em Bérgamo na terça-feira, num dos mais fascinantes confrontos da sexta ronda da Liga dos Campeões.
A Atalanta está em alta, com uma sequência de nove vitórias e 14 jogos de invencibilidade. Além disso, está em quinto lugar na Liga dos Campeões e continua invicta na competição esta temporada.

O Real não está na pior fase, tendo recuperado na luta pelo título a nível interno, mas não tem sido nada convincente na Liga dos Campeões até agora, tendo somado derrotas com o líder Liverpool, o AC Milan e o Lille. Por isso, a equipa de Carlo Ancelotti precisa desesperadamente de uma vitória para garantir um lugar no play-off.
Infelizmente para os detentores da Liga dos Campeões, enfrentar a La Dea de Gian Piero Gasperini, campeã da Liga Europa, é uma das tarefas mais complicadas do futebol mundial neste momento...

Bayer Leverkusen-Inter de Milão - 20:00
O Bayer Leverkusen, atual campeão alemão, recebe o Inter de Milão, atual campeão italiano. É um duelo de campeões e um encontro entre duas das melhores equipas da competição, ambas desejosas de consolidar o seu estatuto entre as oito melhores.
O Inter é uma das três equipas que ainda não perderam na Liga dos Campeões, juntamente com o Liverpool e a Atalanta. Além disso, a turma de Simone Inzaghi não perde desde o dérbi de Milão, em setembro.
Por isso, o Bayer de Xabi Alonso deve temer o adversário, mas também pode orgulhar-se da boa fase recente: chega a este jogo com cinco vitórias consecutivas, incluindo a última jornada europeia, uma goleada por 5-0 sobre o Salzburgo.
O Bayer pode não estar a fazer a campanha que os adeptos esperavam depois dos recordes atingidos em 2023/24, mas assim como o Inter está em boa forma, os anfitriões não perdem na BayArena desde agosto.

Quarta-feira, 11 de dezembro
Fenerbahçe-Athletic Club - 15:30
O jogo mais interessante da Liga Europa esta semana acontece um dia antes de todos os outros da sexta jornada, com o Fenerbahçe, de José Mourinho, a receber o Athletic Club, em Istambul, na tarde de quarta-feira.
A turma de Ernesto Valverde é uma das equipas em melhor forma em Espanha, não perde há 11 jogos e surpreendeu o Real Madrid na semana passada. Além disso, tem um registo impressionante na Liga Europa, estando empatado com a Lazio e o Eintracht Frankfurt no topo da tabela, com 13 pontos.

O Fenerbahçe, por sua vez, está a meio da tabela, mas voltou a vencer na jornada passada contra o Slavia Praga. Desde esse resultado, o Fener perdeu um dérbi (contra o Besiktas) e, por isso, estará sob pressão para conseguir um resultado em casa.
Não é certo que o Fenerbahçe jogue um futebol fluido, mas é sempre certo que haverá entretenimento com Mourinho no banco de suplentes, já para não falar de uma das equipas em melhor forma da Europa à procura de outra grande surpresa.
De volta à Liga dos Campeões, a noite de quarta-feira oferece muito, com o Dortmund-Barcelona a ser um dos jogos mais emocionantes. Apesar das recentes oscilações domésticas, ambas as equipas estão no topo da tabela europeia e com boas perspectivas de chegar aos oito primeiros lugares.
O Dortmund tem sido particularmente inconsistente esta temporada sob o comando do novo treinador Nuri Sahin. Fora dos cinco primeiros no campeonato doméstico, a temporada tem sido marcada por alguns tropeções terríveis na Bundesliga. Na Europa, no entanto, tem estado bem, perdendo apenas para o Real Madrid (5-2), num jogo que foi muito agradável para os adeptos neutros.
O Barcelona, por sua vez, estava a voar sob o comando de Hansi Flick nos primeiros meses da temporada, mas passou por momentos mais complicados ultimamente, tropeçando em duas derrotas surpreendentes em Espanha. Na Europa, a equipa não tem tido problemas, mas quer mais uma vitória para dissipar as dúvidas.
As duas equipas têm um grande potencial ofensivo e são as duas com mais golos na Liga dos Campeões até ao momento. Diante de um Signal Iduna Park lotado, o jogo pode ser emocionante.

Juventus-Manchester City - 20:00
A pressão sobre o Manchester City e o treinador Pep Guardiola está bem documentada e, mais importante, não acalmou, já que os tetracampeões da Premier League perderam pontos novamente no fim de semana. A precisar desesperadamente de uma vitória (de novo), terá pela frente uma das defesas mais fortes da Europa, a Juventus, na quarta-feira.
A jovem equipa de Thiago Motta tem sido extremamente eficaz a resistir a ataques esta temporada - ainda não perdeu um único jogo na Serie A e só foi derrotada uma vez na Liga dos Campeões. Apesar disso, o clube não está entre os cinco melhores da Itália e entre os dez melhores da Europa. Mas porquê? Porque não são igualmente bons a marcar golos nem a ganhar.

Atualmente, com quatro empates consecutivos, a Juve é o rei dos empates na Europa. Mas, por outro lado, Guardiola teria preferido esse registo à atual série de uma vitória em nove jogos do City.
O confronto tem todos os ingredientes para ser um duelo tático e renhido em Turim, mas isso não quer dizer que não será intrigante. Desde que o City continue sob pressão, será sempre uma equipa muito interessante de ver jogar.

Veja todos os jogos da Liga dos Campeões aqui