Feminino: Equipas alemães não querem fazer contas na derradeira jornada da Champions

Bayern Munique motivado para seguir em frente na Liga dos Campeões
Bayern Munique motivado para seguir em frente na Liga dos CampeõesČTK / imago sportfotodienst / Hendrik Hamelau

O Bayern Munique e o Wolfsburgo querem garantir um lugar entre os quatro primeiros na Liga dos Campeões. No último dia da fase de liga, para assegurar o acesso direto aos quartos de final, é preciso que vários fatores se conjuguem.

Fazer contas era algo que Giulia Gwinn não queria de todo. Antes do duelo decisivo na Liga dos Campeões, a internacional do Bayern Munique nem sequer pensava nos cenários complicados.

Tudo o que a equipa alemã, vencedora da dobradinha, podia ainda fazer na luta pelo acesso direto aos quartos de final era "garantir os três pontos em casa", afirmou a capitã da seleção alemã, determinada: "Depois logo se verá como fica a classificação – mas queremos cumprir a nossa parte e dar tudo."

Siga o Bayern Munique - Valerenga no Flashscore

O mesmo se aplica ao Wolfsburgo. Uma coisa já é certa: tanto o Bayern como o Wolfsburgo já garantiram a presença na fase a eliminar. No entanto, se as equipas alemãs quiserem evitar o desvio pelos play-offs, a situação complica-se.

Enquanto as jogadoras de Munique querem fazer a sua parte no duelo decisivo com o Valerenga IF na quarta-feira para subir ao top quatro, as "Lobas" defrontam em simultâneo o campeão inglês Chelsea (ambos os jogos às 20:00).

Qualificação direta só possível com contas

A situação do Wolfsburgo é ainda mais delicada do que a do Bayern. Será que em Wolfsburgo vão recorrer à calculadora? "Não, na verdade não", disse a média Ella Peddemors: "Queremos conquistar os três pontos frente ao Chelsea, depois veremos para o que serviu."

Siga o Wolfsburgo - Chelsea no Flashscore

Na verdade, tanto Wolfsburgo como Bayern Munique não têm outra alternativa. Mesmo vencendo na última jornada da fase de liga, é preciso que vários resultados se conjuguem para garantir a qualificação direta para os quartos de final. O Bayern, na sexta posição (dez pontos), e o Wolfsburgo, em sétimo (nove pontos), dependem de deslizes das equipas rivais.

Sem dores de cabeça

O Bayern tem de esperar que duas equipas, do trio Chelsea, Juventus e Real Madrid percam pontos. O Wolfsburgo, por sua vez, tem de estar atento às jogadoras de Munique e ao detentor do título, o Arsenal, que não pode ultrapassar o Wolfsburgo em diferença de golos em Leuven.

Vencer as "Blues", onde joga a internacional Sjoeke Nüsken, já será suficientemente difícil. No entanto, o treinador Stephan Lerch considera que a sua equipa não sente "a maior pressão",

"Agora trata-se de não ficarmos obcecados com a ideia de que temos mesmo de ser quartas. Podemos ainda conseguir, se a conjugação de resultados for favorável – mas isso não é o mais importante", explicou.

Ambas as equipas chegam motivadas

Também em Munique, o último dia da fase de liga é encarado com tranquilidade.

"Não podemos influenciar o que acontece nos outros jogos", afirmou a internacional Klara Bühl. Mas a mentalidade é clara: "Queremos vencer."

Depois das goleadas na Bundesliga, ambas as equipas chegam pelo menos motivadas aos jogos decisivos da Liga dos Campeões. O Bayern atropelou o Hamburgo (6-0), enquanto o Wolfsburgo embalou com o triunfo sobre o FC Nuremberga (6-1) e pode voltar a contar com Stina Johannes. A guarda-redes internacional alemã sofreu uma fratura facial no jogo da Liga dos Campeões frente ao Real Madrid (0-2) na semana passada, mas regressou ao relvado na segunda-feira com uma máscara preta.

"Ela sente-se bem e está pronta a jogar, o que significa que vai estar na baliza", afirmou Lerch.