Feminino: Uma estatística de cada jogo da Liga dos Campeões e Taça Europa

Arsenal está com um pé nos quartos de final da Liga dos Campeões
Arsenal está com um pé nos quartos de final da Liga dos CampeõesČTK / imago sportfotodienst / Natacha Freisen

O futebol feminino regressou na passada quarta e quinta-feira, com as primeiras mãos dos play-offs de apuramento para a Liga dos Campeões e dos quartos de final da Taça Europa. Eis um dado estatístico das 16 equipas que estiveram em campo ao longo desses dois dias.

Arsenal domina na Liga dos Campeões

17 - Tal como aconteceu em dezembro, o Leuven voltou a ser claramente derrotado em casa pelo Arsenal. Desta vez, as campeãs em título marcaram mais um golo do que há mês e meio, vencendo por 4-0. Salvo uma reviravolta histórica, as belgas vão ver a sua primeira época europeia terminar na segunda mão. Já concederam 17 golos nesta campanha europeia.

19 - As detentoras do troféu mostraram-se muito mais próximas do seu nível habitual numa exibição dominante. Frida Leonhardsen-Maanum marcou um golo em cada parte, com Olivia Smith e Alessia Russo também a contribuírem para os golos das gunners. O Arsenal esteve sempre por cima, terminando o jogo com um total de 19 remates.

6 - O outro jogo de quarta-feira foi bem mais emocionante, com o Paris FC e o Real Madrid a protagonizarem um duelo eletrizante. No final, as espanholas levaram uma vantagem de 3-2 na primeira mão para casa. O golo de Maeline Mendy aos 89 minutos pode dar esperança às francesas. Afinal, foi o sexto golo frente ao Real em quatro jogos disputados entre ambas.

2 - Foi um duelo muito equilibrado, mas o Real voltou a encontrar forma de garantir o resultado. Duas deslocações à capital francesa esta época resultaram em vitórias para as merengues. Estão a 90 minutos de igualar a sua melhor marca na Liga dos Campeões, tendo já chegado aos quartos de final por duas vezes. Curiosamente, ambas as vitórias fora frente a equipas de Paris são as únicas frente a clubes franceses (2-2-5).

40 - A ação de quinta-feira começou com um encontro incrível na Alemanha, onde o Wolfsburgo marcou nos instantes finais para empatar 2-2 frente à Juventus, num jogo marcado pela estreia brilhante de Ana Capeta no conjunto italiano. Foi uma recuperação tardia das bicampeãs, que contaram com golos de Janina Minge e Sarai Linder nos últimos 10 minutos, incluindo o tempo de compensação. O golo do empate aos 90+5 minutos foi o 40.º do clube frente a equipas italianas em competições europeias.

4 - Os últimos 15 minutos podem revelar-se decisivos para a Juventus nas suas aspirações de chegar aos quartos de final, quatro anos depois da única presença anterior. Mantêm-se invictas frente ao Wolfsburgo em três confrontos (1-2-0). Além disso, a Juve conseguiu marcar em todos os quatro jogos europeus fora de casa esta época.

10 - Num reencontro da fase de grupos, o Manchester United voltou a estar à altura, superando o Atlético de Madrid por 3-0 fora de casa. Apesar de terem mais remates, o Atleti não conseguiu ultrapassar as red devils, ficando à beira da eliminação. Com esta quarta derrota continental da época, as colchoneras concederam 10 golos nesses desaires.

9 - Foi mais uma semana positiva para as equipas inglesas, com o United a somar a quinta vitória da época. Nunca tinham chegado à fase principal da competição antes desta temporada, e já estão a fazer história. De facto, incluindo a fase de qualificação, nenhuma equipa tem mais jogos sem conceder golos na Europa esta época do que o United, sendo o jogo de quinta-feira o nono em que não concederam.

Acompanhe a Liga dos Campeões Feminina da UEFA no Flashscore

Frankfurt e Hacken conquistam vitórias expressivas na Taça Europa

3 - Passando para a Taça Europa, o Sparta Praga e o Austria Viena abriram os quartos de final de quarta-feira com um empate sem golos na República Checa. As anfitriãs tiveram dois remates a mais do que as adversárias (9-7) num duelo equilibrado. A segunda mão promete ser bastante interessante. O Sparta não tem tido muita felicidade em casa na competição, não conseguindo marcar em três jogos.

5 - Talvez não seja surpresa que o Austria Viena tenha conseguido manter o Sparta sem golos. Como referido, ainda não marcou em casa na Taça Europa. Mas não é só por isso que este resultado não surpreende. O FAK, a disputar a sua segunda campanha continental (e a primeira sob a atual designação), já conseguiu cinco jogos sem conceder golos esta época. Curiosamente, todos foram fora de casa.

15 - O Eintracht Frankfurt está com um pé nas meias-finais graças a uma vitória confortável por 4-0 frente ao FC Nordsjaelland. Rebecka Blomqvist bisou pela equipa alemã, que dominou a primeira mão. Naturalmente, Die Adler são habituadas ao palco europeu, tendo conquistado a Liga dos Campeões por quatro vezes. Marcaram 15 golos na Europa esta época, o melhor registo entre as oito equipas ainda em prova na Taça Europa.

1 - A estreia continental do Nordsjaelland parece estar perto do fim. Tricampeãs da Taça da Dinamarca, a equipa de Farum ainda pode sonhar com a qualificação. Afinal, já marcou quatro ou mais golos em quatro jogos europeus esta época. No entanto, terá de começar por acertar na baliza. Teve apenas um remate enquadrado na primeira mão.

14 - No primeiro jogo oficial de 2026 para ambas as equipas, o Hacken foi avassalador frente ao Breidablik. O triunfo por 7-0 em Gotemburgo deixa as suecas preparadas para uma inédita meia-final continental. Na sua primeira presença nos quartos de final desde 2012/13, o Hacken marcou sete golos num jogo europeu pela segunda vez. A outra ocasião foi há 14 anos frente ao Osijek.

23 - Por outro lado, o Breidablik igualou a sua melhor marca europeia, tendo também chegado aos quartos de final da Liga dos Campeões em 2006/07, quando a competição era conhecida como Taça UEFA Feminina. Acredite ou não, esta não é a derrota mais pesada do clube. A equipa islandesa não era derrotada desta forma numa partida europeia há 23 anos.

7 - Tivemos mais um duelo equilibrado entre o Sporting e o Hammarby. Emilie Joramo foi a heroína da equipa da Damallsvenskan na vitória por 1-0 na capital portuguesa, dando-lhes uma ligeira vantagem para a decisão de quarta-feira. Na sua primeira derrota na Taça Europa, o Sporting somou sete remates à baliza.

0 - Bicampeãs nacionais, o Hammarby está a 90 minutos de uma vitória impressionante. Eliminou o Benfica nas eliminatórias da Liga dos Campeões na época passada, também vencendo fora de casa. Isso pode ser um bom presságio para quarta-feira. Em duas visitas ao território ibérico – ambas em Lisboa – o Hammarby ainda não concedeu qualquer golo.

Acompanhe toda a ação da Taça Europa no Flashscore