Lena Pauels ao Flashscore: "É uma grande honra jogar no Benfica"

Lena Pauels cumpre terceira época ao serviço do Benfica
Lena Pauels cumpre terceira época ao serviço do BenficaČTK / imago sportfotodienst / Luis Loureiro

Num calendário de alta exigência, com Barcelona e Paris SG pela frente na Liga dos Campeões, Lena Pauels sublinha a necessidade de o Benfica somar pontos já em Espanha e reforça a confiança no crescimento do futebol feminino português.

Acompanhe o Barcelona-Benfica no Flashscore

Lena Pauels cumpre a sua terceira temporada de águia ao peito. A guarda-redes alemã não esconde o orgulho em envergar as cores do Benfica e mostra-se feliz por poder representar o clube português na maior competição europeia de clubes.

O próximo desafio europeu será na casa do vice-campeão da Europa, o Barcelona, e há um nome no conjunto blaugrana que salta à vista de Pauels.

Na antecâmara desse encontro, Lena Pauels conversou em exclusivo com jornalistas do Mundo Deportivo, Marca e Flashscore, numa ação promovida pela UEFA, e abordou também os desafios do campeonato português.

Lena muito feliz no Benfica
Lena muito feliz no BenficaOpta by Stats Perform, UEFA.com

Lena de olho em Pajor: "O Barcelona é uma das melhores equipas do mundo"

- O que significa para si jogar contra o Barcelona, num estádio como o Johan Cruyff?

Estamos ansiosas pelo jogo. Sabemos que o Barcelona é uma das melhores equipas do mundo, mas acho que, como jogadora, é sempre bom medir forças com as melhores e, sim, estou muito ansiosa por este jogo. Já jogámos lá há dois anos e a atmosfera é incrível. Por isso, acho que estamos todas felizes por jogar contra o Barcelona, em Barcelona.

- No fim de semana passado, o Barça venceu o Tenerife, mas o jogo estava empatado até ao último minuto. O Barça tem várias jogadoras importantes lesionadas. Acha que é o momento para o Benfica fazer história e vencer o Barcelona num jogo da Liga dos Campeões?

Não tentamos focar-nos nas jogadoras lesionadas do Barcelona, porque mesmo com ausências, o Barcelona tem um onze inicial muito forte e também jogadoras de nível mundial no banco. Claro que lhes faltam a Aitana e a Patri, mas acho que as jogadoras que continuam disponíveis são de topo. Portanto, acho que o jogo continua a ser o mesmo e continuam a ser uma das melhores equipas, mesmo que lhes faltem duas ou três jogadoras. Continuam a ter uma equipa de classe mundial.

- Falou com a Kika (Nazareth) esta semana? E, se pudermos saber, sobre o que falaram ou o que é que ela disse?

Eu não falei com ela, mas de certeza que algumas das minhas colegas falaram porque são muito amigas e têm contacto diário, por isso certamente falaram com ela. Infelizmente, acho que ela não pode jogar. 

- O Barcelona tem muitas jogadoras que podem marcar golos mas, para uma guarda-redes como a Lena, quem é a jogadora mais perigosa?

Acho que, claro, a Ewa Pajor. É uma das melhores avançadas do mundo. Já a conhecia da liga alemã, joguei com uma grande amiga dela. A velocidade, a finalização… sim, penso que é a mais perigosa. Mas também a Pina tem um remate muito bom, a Alexia… Como disse, são uma equipa com jogadoras de classe mundial. Mas se tiver de escolher a avançada mais perigosa, diria a Ewa Pajor.

Benfica visita Barcelona na Liga dos Campeões
Benfica visita Barcelona na Liga dos CampeõesFCI / Gonzales Photo / Profimedia

"Não entramos em campo para empatar, entramos para ganhar"

- Será um jogo com muito trabalho para si… preparou algo especial durante esta semana?

Não, preparo todos os jogos da mesma forma. Não faço diferença entre a Liga dos Campeões ou o campeonato, todos são importantes e tenho de estar pronta em todos os momentos. Mesmo que tenha apenas um remate para defender no campeonato, também preciso de estar preparada. Claro que sei que o Barcelona vai rematar mais à baliza e que haverá muito trabalho, mas não mudo a minha preparação. Vejo todos os jogos como importantes. Estou muito feliz por jogar contra o Barcelona porque é uma boa oportunidade para a equipa medir forças com as melhores. São os jogos que queremos jogar. Espero poder ajudar a equipa com algumas defesas, mas sim, estou muito feliz por jogar contra elas.

- Acha que é um jogo importante para o Benfica continuar na Liga dos Campeões?

Sim, sem dúvida. Não estivemos ao nosso melhor nos últimos dois jogos, e eram provavelmente os jogos onde podíamos ter ganho pontos com mais facilidade. Sabemos que, com apenas um ponto, precisamos de muitos pontos nestes dois jogos. Claro que seis seriam perfeitos, mas também sabemos que temos grandes adversários. Este jogo contra o Barcelona é muito importante e vamos tentar ganhar... Sabemos que será muito difícil, mas nada é impossível e vamos lá para vencer porque precisamos dos pontos.

Achas que um ponto já seria bom?

Se acabar por ser um ponto, também ficamos felizes. Mas claro que jogamos para os três pontos, como qualquer futebolista. Não entramos em campo para empatar, entramos para ganhar. Depois, veremos o que é possível.

Lena Pauels focada num bom resultado em Barcelona
Lena Pauels focada num bom resultado em BarcelonaFCI / Gonzales Photo / Profimedia

"Portugal tem de investir mais no futebol feminino"

Nas próximas duas semanas vão defrontar Barcelona e PSG na Liga dos Campeões e o Sporting no campeonato. Como se estão a preparar física e mentalmente para um calendário tão exigente?

E já tivemos o SC Braga no fim de semana passado… são semanas muito duras. Mas como disse, vemos cada jogo individualmente. Não estamos agora a pensar no que vai acontecer com o Sporting. Sabemos que agora defrontamos o Barcelona e é nisso que estamos focadas. Temos de recuperar bem, manter a cabeça limpa. Mas estes são os jogos que queremos jogar enquanto jogadoras. São jogos importantes, com muita gente a ver, e é preciso ser forte mentalmente. No final de contas, é para estes jogos que treinamos todos os dias. Por isso, estamos ansiosas por esses desafios.

Sabemos que o Barcelona é uma referência mundial no futebol feminino. O que acha que ao futebol português ainda falta para chegar a esse nível?

Para ser sincera, ainda falta muita coisa, o que é normal quando se está a começar a crescer. A liga espanhola também começou num nível mais baixo, mas evoluiu muito. Acho que Portugal tem de investir mais no futebol feminino. No Benfica, Sporting, SC Braga já se vê evolução e foco na modalidade, mas precisamos de mais equipas fortes para tornar a liga mais competitiva e atrair melhores jogadoras. É um sinal positivo que o Sporting também esteja bem nas competições europeias, pois isso é bom para o futebol português. Os jogos internacionais ajudam as jogadoras a evoluir. Ainda há uma grande diferença para a liga inglesa ou alemã, mas é preciso continuar a investir em instalações e no desenvolvimento das jogadoras. Estamos num bom caminho, mas talvez seja preciso acelerar para não perder a ligação às ligas de topo na Europa.

Os próximos jogos do Benfica
Os próximos jogos do BenficaFlashscore

- É a sua terceira época no Benfica. Como se sente no clube e na cidade de Lisboa? E como vai o seu português?

O meu português está a melhorar. Ainda não é suficiente para uma conferência de imprensa, mas em expressões do futebol já entendo muita coisa. Não gosto muito é de falar. Mas é uma grande honra jogar pelo Benfica, representar o clube na Liga dos Campeões. São jogos grandes, aqueles que sonhas jogar em criança. É incrível estar no Estádio da Luz e ouvir o hino da Liga dos Campeões. Estou a adorar o Benfica, é o maior clube de Portugal e sente-se isso através do apoio dos adeptos.

- Por fim, onde acha que o Benfica pode surpreender o Barcelona?

Acho que já mostramos esta época que somos muito fortes a defender. Não sofremos muitos golos. Aí somos bastante sólidas. E depois temos de jogar rápido para a frente, porque acho que só se pode bater o Barcelona quando elas não estão bem organizadas. Todas as equipas têm momentos de desorganização e temos de aproveitar esses momentos, jogar rápido. E é isso: ser muito agressivas defensivamente e manter a equipa ligada. Vai ser muito duro, mas será um jogo muito bom para aprender e ver onde estamos.