Liga dos Campeões feminina: Barcelona apura-se para os quartos de final e elimina Benfica (3-1)

Barcelona venceu o Benfica no Estádio Johan Cruyff
Barcelona venceu o Benfica no Estádio Johan CruyffERIC ALONSO / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Já líder da Liga dos Campeões à partida, o Barcelona confirmou o seu estatuto ao vencer por 3-1 o Benfica, no Estádio Johan Cruyff. Este triunfo permite às catalãs garantir o apuramento direto para os quartos de final, restando ainda um último jogo frente ao Paris FC, na derradeira jornada, enquanto o Benfica despede-se da competição.

Recorde as incidências da partida

Notas finais das jogadoras
Notas finais das jogadorasFlashscore

Forçado a improvisar um onze devido à ausência de jogadoras fundamentais do onze catalão – Patri Guijarro, Aitana Bonmati, Kika Nazareth, Salma Paralluelo, Ona Batlle e Irene Paredes, esta última afastada à última hora por febre – o Barcelona conseguiu superar-se frente ao Benfica.

Muito superior na primeira parte, as Blaugranas recolheram aos balneários com uma vantagem mínima de 1-0 e permitiram o empate logo no início da segunda parte. Contudo, apesar das ausências habituais, as jogadoras do Barcelona encantaram e acabaram por vencer por 3-1.

O Barcelona está qualificado para os quartos de final da Liga dos Campeões e lidera provisoriamente a competição. Uma notícia positiva, talvez, para as jogadoras do Paris FC, que vão defrontar as catalãs na última jornada da Liga dos Campeões. As parisienses, que venceram por 1-0 o Valarenga e garantiram a qualificação para o play-off, podem esperar alguma rotação para este encontro de prestígio. Já o Benfica, com apenas um ponto, ficou sem hipóteses de chegar ao playoff

Domínio claro sem conseguir ampliar a vantagem

Mal o jogo começou, o Barcelona desperdiçou uma grande oportunidade após uma arrancada de Ewa Pajor, que obrigou Lena Pauels a sair da baliza. Mas a avançada polaca exagerou e tentou devolver para trás para que Alexia Putellas finalizasse, quando a baliza estava deserta. A capitã do Barça rematou com força, mas falhou o alvo (1'). As catalãs insistiram e Lena Pauels fez uma defesa espetacular perante Claudia Pina, que rematou com potência após um cruzamento de Caroline Graham-Hansen (3').

E mais uma excelente defesa da guarda-redes alemã do Benfica a uma tentativa rasteira de Claudia Pina. A número 9 do Barça foi encontrada no centro por Alexia após uma jogada individual na área (15'). Depois, Pajor acertou na barra ao tentar finalizar ao segundo poste um cruzamento de Esmee Brugts (16'). O Benfica sentia cada vez mais a pressão. E Alexia ainda tentou um pontapé de bicicleta após um passe de Graham Hansen, mas a bola saiu por cima (18').

Mais uma sequência de classe da norueguesa para uma meia-volta de Pajor que saiu muito alta (20'). Pauels, em grande forma, defendeu primeiro um remate de Pajor e depois encaixou perfeitamente uma finalização cruzada de Graham Hansen pela esquerda (24'). A guarda-redes do Benfica era claramente a melhor em campo. O Barça acabou por inaugurar o marcador com um passe de Alexia para Pajor, que apareceu pelo centro e finalizou, 1-0 (29'). Um alívio para os 3.271 adeptos do Barça que apoiavam desde o início.

E foi preciso uma defesa pouco ortodoxa de Pauels para evitar que o Barça aumentasse a vantagem numa cabeçada de Brugts (33'). Mapi León tentou a sorte à entrada da área com um remate de longe, novamente travado por Pauels (35'). Mas o Estádio Johan Cruyff gelou quando Anna Gasper conseguiu antecipar-se à defesa catalã e provocou uma saída completamente falhada de Cata Coll, que tentou intervir nos seus pés. Contudo, pressionada pelo regresso das médias, Gasper falhou o alvo no remate (40').

Antes do intervalo, Vicky Lopez percorreu todo o campo de costas para a baliza após um controlo orientado, virou-se e serviu Pina à esquerda. Mas o remate acabou na barra (45'). E ainda outra bola na barra mesmo antes do descanso, após uma palmada de Pauels a um remate fortíssimo de Graham-Hansen (45+2').

Benfica empatou mas acabou por ceder

Logo no recomeço, o Benfica empatou contra todas as expectativas, com um golo de Chandra Davidson, que apareceu ao segundo poste para finalizar um cruzamento de Gasper, 1-1 (46'). Vicky Lopez tentou responder com um remate de longe que caiu logo atrás da baliza de Pauels (47'). Lúcia Alves esteve perto de surpreender Cata Coll, que tinha saído mal na jogada anterior. Mas não conseguiu enquadrar o remate (49'). O Barça construiu uma boa jogada coletiva, mas a finalização de Pina foi facilmente defendida por Pauels (51').

Na jogada seguinte, o clube catalão voltou a liderar. Um cruzamento de Alexia Putellas foi desviado para a própria baliza por Christy Ucheibe, 2-1 (54'). Vicky Lopez voltou a estar perto do golo ao receber a bola à entrada da área, mas Pauels voltou a negar-lhe o golo (58'). Desta vez, nada pôde fazer perante Laia Alexandri, que aproveitou uma bola perdida na área após um canto e fez o 3-1 (59'). O resultado podia ter sido mais dilatado não fosse o corte de Gasper em cima da linha, a evitar o golo de cabeça de Alexia após um canto de Mapi León (66').

Uma mão de Catarina Amado deu ao Barça um penálti, muito mal cobrado por Alexia e defendido por Pauels, que continuava a brilhar (74'). Pajor teve também a oportunidade de fazer o 4-1, mas falhou o alvo ao tentar finalizar ao segundo poste (80'). Depois foi Marta Torrejon que não conseguiu cabecear com sucesso após um canto (84').

Nycole Raysla, lançada em profundidade, ficou frente a frente com Coll, mas não conseguiu marcar (90+4'). O Barça terminou o encontro com três jogadoras da equipa B – Carla Julia, Martina Fender e Ainoa Gomez – e, acima de tudo, somou mais três pontos.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore