Liga dos Campeões feminina: Drama em perspetiva no fecho do novo formato

O Chelsea espera garantir um lugar nos quartos de final
O Chelsea espera garantir um lugar nos quartos de finalRYAN PIERSE / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

A primeira fase da Liga dos Campeões Feminina termina na quarta-feira, com os nove jogos a iniciarem-se em simultâneo. Os quatro primeiros lugares ainda estão por decidir, enquanto três equipas lutam pelas duas últimas vagas.

A Champions feminina não desiludiu nesta primeira época sob o novo formato, que espelhou o da competição masculina. As 18 equipas conseguiram pelo menos um resultado positivo, sendo esta a segunda vez na era das fases de grupos em que todas as equipas evitaram a derrota pelo menos uma vez.

As equipas que terminarem entre o primeiro e o quarto lugar garantem presença nos quartos de final. As oito equipas seguintes vão disputar o play-off em fevereiro, para as restantes quatro vagas nos quartos de final.

Com uma jornada por disputar, nenhum dos quatro primeiros lugares está assegurado, enquanto três equipas ainda competem pelas duas últimas posições do top 12. Eis o que está em jogo para o fecho da fase de liga.

Sete equipas para dois lugares

Na prática, Barcelona e OL Lyonnes vão terminar nos quatro primeiros, pois somam 13 pontos. Estão à frente do Chelsea, com 11, e de equipas com 10 pontos. As finalistas da época passada deslocam-se à capital francesa para defrontar o Paris FC. Quanto ao Lyonnes, recebem o Atlético de Madrid.

Assim, Chelsea, Juventus, Real Madrid, Bayern Munique, Wolfsburgo, Arsenal e Manchester United estão todos na luta pelas duas últimas vagas.

As campeãs em título deslocam-se à Bélgica para defrontar o OH Leuven, que também precisa dos três pontos. Apesar de as Gunners ainda não terem convencido totalmente na competição, podem terminar em alta. Com nove pontos, o Arsenal precisa de uma vitória expressiva e de uma conjugação de resultados para garantir o apuramento direto para os quartos de final.

Wolfsburgo e Chelsea disputam talvez o jogo da jornada, com a equipa da Bundesliga a dois pontos das inglesas. Se Die Wolfinnen vencerem, precisam que duas das equipas entre Juve, Real e Bayern percam pontos. Também necessitam que o Arsenal ultrapasse a sua diferença de golos. O Chelsea, por sua vez, garante o apuramento com uma vitória, embora um empate possa ser suficiente, dependendo dos restantes resultados.

Depois de terem sofrido uma goleada por 7-1 frente ao Barcelona no arranque da fase de liga, o Bayern está fora do top 4 devido à diferença de golos. As campeãs alemãs recebem o Valerenga, precisando que pelo menos uma entre Chelsea, Juve ou Real perca. Nesse caso, uma vitória sobre as norueguesas será suficiente para as bávaras evitarem o playoff da ronda a eliminar.

Juventus e Real Madrid somam ambas 10 pontos e uma diferença de golos de +6. No entanto, as italianas levam vantagem sobre as espanholas por terem marcado mais um golo. Se ambas vencerem, precisam que o Chelsea perca pontos e que o Lyonnes perca de forma surpreendente. Caso isso não aconteça, a diferença de golos pode decidir o quarto lugar, caso ambas triunfem.

A Juve joga em casa frente ao Manchester United, enquanto o Real desloca-se para defrontar o Twente. Quanto aos Red Devils, ainda alimentam esperanças de chegar ao top 4. Com nove pontos, tal como Wolfsburg e Arsenal, não só precisam de vencer em Itália, como também de uma reviravolta na diferença de golos.

Lugares no playoff: Três equipas na luta

Talvez o único aspeto negativo desta fase de liga seja o facto de cinco equipas já estarem eliminadas antes da última jornada. Benfica e PSG, que se defrontam, Roma e St. Pölten – todas com um ponto – vão disputar o seu último jogo nesta edição. O Twente, que somou dois pontos até agora, também está fora.

No entanto, restam duas vagas para o play-off da ronda a eliminar. Atlético de Madrid, OH Leuven e Valerenga continuam na corrida, sendo que uma delas será eliminada no final da noite.

A boa notícia para o Atleti é que praticamente já garantiu um lugar no top 12. Com uma vantagem de 10 golos sobre as duas equipas abaixo, as Colchoneras deverão seguir em frente sem dificuldades. Resta apenas tentar terminar o mais acima possível.

O Leuven, que se estreia nas competições europeias, está prestes a alcançar um feito notável. Até agora, nenhuma equipa belga tinha chegado à fase de grupos no formato anterior. Se surpreenderem o Arsenal e/ou o Valerenga não vencer o Bayern, seguem em frente.

O Valerenga, que disputa a Liga dos Campeões Feminina pela segunda época consecutiva, também nunca ultrapassou esta fase. Depois de terem terminado em segundo na última edição da Toppserien, precisam de conseguir algo que nenhuma equipa alcançou nesta fase de grupos: vencer o Bayern fora. Isso, aliado a um empate do Leuven, garante-lhes a qualificação.

Todos os nove jogos têm início às 20:00 de quarta-feira, com o sorteio para a fase a eliminar a realizar-se na quinta-feira às 12:00.

Acompanhe toda a ação da Liga dos Campeões Feminina da UEFA no Flashscore.