Recorde as incidências do encontro
Depois de falhar o acesso à fase de liga ao cair diante do Real Madrid, o Sporting chegou a esta temporada com o objetivo de fazer história, mas para isso tinha de superar a Roma e as difíceis contingências da partida em solo italiano.

A equipa de Micael Sequeira atravessa um período de reformulação e chegou à capital, onde fez o primeiro jogo da temporada, ao contrário do adversário, com várias baixas importantes - Brittany Raphino, Ria Bose, Andreia Bravo, Miri O’Donell, Anna Wellmann, Samara Lino e Tânia Rodrigues ficaram de fora por lesão.
A equipa verde e branca teve dificuldades numa etapa inicial, com a Roma a criar três situações de golo num curto espaço de tempo, mas foi numa altura em que o Sporting estava por cima da partida que a equipa romana chegou à vantagem.
Daniela Arques, uma das caras novas do Sporting, foi um dos destaques leoninos e obrigou Lukásová a uma defesa complicada, depois de deixar duas adversárias pelo caminho, aos 21 minutos, mas, logo a seguir, surgiu o 1-0.
Na sequência de um pontapé de canto, a bola batida por Veje ficou perdida na área sportinguista e Lucia Di Guglielmo (23') foi mais rápida a reagir e conseguiu bater a guardiã Catarina Potra.
Depois do golo, o Sporting perdeu alguma da confiança que tinha ganho depois da fase inicial do encontro e deixou de rondar a baliza de Lukásová, com um remate fraco de Ana Capeta (31') a ser o único lance de registo na equipa portuguesa.
Suplentes foram um luxo
Na segunda parte, a história não começou por ser muito diferente, o que levou Micael Sequeira a agitar o ataque com as entradas de Flor Bonsegundo e, sobretudo, Carolina Santiago, que viria a ser decisiva.
Catarina Potra evitou o 2-0 para a Roma com uma defesa a remate de Emilie Haavi, que ainda bateu no poste, e foi o Sporting a terminar por cima e a chegar mesmo ao 1-1.
Depois das ameaças com os remates de Daniela Arques e Bonsegundo, foi mesmo Carolina Santiago (90+2') a fazer o golo do empate, num remate à meia-volta.
Motivado pelo golo e pela melhoria na segunda parte, o Sporting não ficou satisfeito com o empate e vai mesmo receber a Roma, no dia 18 de setembro, em Rio Maior, em vantagem na eliminatória, isto porque Telma Encarnação (90+7'), no último lance do encontro, virou o marcador com um remate de primeira, no coração da área italiana.
