Mais

Liga dos Campeões Feminina: Um dado estatístico após cada jogo inaugural da fase de liga

O Barcelona inicia a sua campanha na Liga dos Campeões Feminina da UEFA com uma vitória convincente.
O Barcelona inicia a sua campanha na Liga dos Campeões Feminina da UEFA com uma vitória convincente.URBANANDSPORT / NurPhoto / NurPhoto via AFP

Uma nova era arrancou na Liga dos Campeões Feminina da UEFA na terça e quarta-feira, com a jornada inaugural da nova fase de liga da competição. Após uma chuva de golos, aqui fica um dado estatístico de cada um dos encontros da semana.

Lyon vinga-se do Arsenal

9 - Juventus abriu a nova fase de liga ao virar um resultado desfavorável e superar o Benfica por 2-1. Lúcia Alves marcou o primeiro golo da Champions neste novo formato, mas a sua equipa não conseguiu segurar a vantagem até ao fim. Desde a época 2021/22, quando a Liga dos Campeões Feminina passou a ter fase de grupos, a Juve soma agora nove triunfos nesse período – sem contar com a fase de qualificação.

5 - Paris FC e OH Leuven empataram num emocionante 2-2 na capital francesa. As campeãs belgas, primeiras representantes do seu país a chegar à fase de grupos da Champions, recuperaram de uma desvantagem de 2-0 na segunda parte e estiveram perto de garantir os três pontos nos instantes finais. Apesar de ambas as equipas ficarem com a sensação de que podiam ter vencido, o Leuven mantém-se invicto na Europa, naquele que foi o seu quinto jogo (3-2-0).

13 - As finalistas da época passada, Barcelona, não facilitaram e arrancaram a sua campanha na prova europeia com uma goleada por 7-1 frente às campeãs alemãs Bayern Munique. Cinco jogadoras diferentes marcaram para as tricampeãs, que somaram pelo menos três golos em cada um dos últimos seis jogos europeus fora de casa. O Bayern, por sua vez, já sofreu 13 golos frente ao Barcelona em todos os confrontos, sendo que os sete encaixados na terça-feira superam o total dos quatro jogos anteriores juntos.

11 - Foi vingança para o OL Lyon – anteriormente Olympique Lyonnais – que recuperou de um golo madrugador para bater as detentoras do troféu, o Arsenal por 2-1. Daelle Melchie Dumornay bisou em apenas cinco minutos, vantagem que as recordistas de títulos da Champions seguraram durante os 67 minutos finais. O Lyon respira de alívio ao começar a competição com uma vitória, somando o seu 11.º triunfo frente a equipas da liga inglesa (11-3-4).

Twente surpreende, Atleti domina

19 - As campeãs dos Países Baixos, Twente, protagonizaram o resultado mais inesperado da semana, adiantando-se no marcador pouco depois da hora de jogo frente ao Chelsea. As Blues responderam oito minutos depois, mas o jogo terminou empatado 1-1 em Enschede. Apesar de não terem conseguido vencer, foi uma exibição de grande nível do Twente, que disputa esta fase da prova pelo segundo ano consecutivo. Já o Chelsea prolongou para 19 jogos a sua série invicta na fase de grupos/fase de liga.

16 - Uma primeira parte animada em Espanha acabou por ver o Real Madrid distanciar-se com um triunfo por 6-2 frente à AS Roma. Alba Redondo e Caroline Weir bisaram para o Real, que na época passada chegou aos quartos-de-final. A formação italiana continua a evidenciar dificuldades fora de portas, somando a terceira derrota consecutiva como visitante na Liga dos Campeões. Durante esta série negativa, as Giallorosse já sofreram 16 golos.

6 - O Atlético Madrid não podia ter desejado melhor estreia na fase de grupos ao golear por 6-0 no terreno do St. Pölten. Uma entrada demolidora, com quatro golos ainda na primeira parte no NV Arena, colocou as espanholas no caminho certo, antes de Fiamma Iannuzzi bisar perto do fim e dissipar quaisquer dúvidas. O Atleti alcançou assim a sua maior vitória de sempre em competições europeias femininas.

3 - O penálti convertido por Maya Le Tissier aos 31 minutos fez a diferença entre o Manchester United e o Valerenga, com as inglesas a vencerem por 1-0 em casa. As norueguesas conseguiram apenas três remates nos 90 minutos e começaram a fase de liga com uma derrota. Na verdade, não foi a primeira vez que o Valerenga perdeu frente a uma equipa inglesa: todos os três jogos da Champions contra equipas da liga inglesa terminaram em derrota. O Arsenal também as venceu por duas vezes na fase de grupos da época passada.

8 - O Wolfsburgo mostrou que está determinado, ao vencer por 4-0 o Paris Saint-Germain, num resultado de grande impacto. Dois golos em cada parte – incluindo um autogolo e um penálti – selaram o triunfo da equipa da Frauen Bundesliga. Em cinco duelos diretos com as francesas, o Wolfsburgo já marcou oito golos, metade deles neste último encontro. O registo frente ao PSG é agora de 3-1-1.

Acompanha o novo formato da Liga dos Campeões Feminina da UEFA no Flashscore.