Mais

Reportagem: O primeiro jogo europeu feminino em Old Trafford

Mulheres do Manchester United brilham e ofuscam Earps no regresso com o PSG
Mulheres do Manchester United brilham e ofuscam Earps no regresso com o PSGTribalfootball

A equipa feminina do Manchester Utd manteve a sua série vitoriosa na fase de grupos da Liga dos Campeões Feminina, ao vencer por 2-1 o Paris Saint Germain, naquele que foi o seu primeiro jogo europeu em Old Trafford.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Com este triunfo, o Manchester United soma três vitórias em três jogos, enquanto o PSG regista três derrotas consecutivas nesta competição de 18 equipas.

Parecia que o United ainda sentia os efeitos da sua primeira derrota na Women’s Super League esta época, sofrida no fim de semana. A juntar a isso, o facto de o PSG ter eliminado a equipa da casa na sua estreia europeia em 2023/24 fazia prever um cenário desfavorável para os Red Devils. De facto, o PSG entrou melhor em ambas as partes, acertando nos ferros nos primeiros minutos do primeiro e segundo tempo, por intermédio de Jennifer Echegini e Anais Ebayillin.

A chuva persistente durante toda a partida tornou o relvado escorregadio e a equipa francesa adaptou-se melhor, mostrando-se sempre perigosa, pelo que foi surpreendente quando Melvine Malard colocou as anfitriãs em vantagem pouco depois da meia hora.

O United começava a adaptar-se às condições, até que, já em tempo de compensação da primeira parte, Olga Carmona marcou um golaço de 25 metros e restabeleceu a igualdade.

Man Utd vingou-se de Earps
Man Utd vingou-se de EarpsTribalfootball

Mais uma vez, o PSG entrou forte, mas o United , numa das poucas jogadas bem construídas, chegou ao segundo golo aos 58 minutos, com Fridolina Rolfe a cabecear para o fundo das redes e a devolver a vantagem à equipa da casa. Este golo pareceu dar novo ânimo às anfitriãs, mas não conseguiram aproveitar as oportunidades e o PSG voltou a pressionar, com a baliza do Utd a passar por momentos de aflição.

No entanto, mesmo sob pressão constante e com seis minutos de compensação, a defesa do Utd manteve-se firme perante os cruzamentos longos e altos, garantindo uma vitória suada e mantendo viva a esperança de avançar para os play-offs da ronda de eliminação em fevereiro.

Um dos pontos de interesse do jogo foi o regresso da antiga guarda-redes do Utd, Mary Earps, que defendeu a baliza da equipa da casa quando estes clubes se encontraram há duas épocas. Aos 32 anos, publicou recentemente uma autobiografia polémica, criticando a atual guarda-redes e o selecionador de Inglaterra, além de comentários sobre o seu tempo em Old Trafford.

Earps esperava ser bem recebida pelos adeptos e ser recordada pelo que conquistou no clube, incluindo o primeiro grande troféu da equipa. Contudo, o início não foi fácil para a antiga internacional inglesa, que foi vaiada desde o primeiro minuto, sendo difícil perceber se era apenas encenação ou se havia alguma animosidade.

No final, tudo terminou de forma positiva, com as antigas colegas a cumprimentá-la após o apito final e, ao passar pelos 14.677 adeptos presentes, Earps recebeu finalmente os aplausos generosos que o seu percurso em Manchester merecia.