Segundo o organismo, a alteração tem como objetivo “melhorar a experiência geral do dia de jogo para adeptos, equipas e cidades anfitriãs, otimizando a logística e as operações, além de oferecer vários benefícios tangíveis”. A UEFA acrescenta ainda:
“O nosso objetivo é tornar o dia de jogo uma experiência verdadeiramente agradável para todos os que queiram fazer parte da emoção, criando ao mesmo tempo um ambiente acolhedor que facilite a presença de famílias e crianças no jogo de futebol de clubes mais importante da temporada.”
Com esta mudança, a UEFA garante que os adeptos terão mais facilidades no acesso a transportes públicos e mais opções para regressar às suas cidades de origem no próprio dia. Para quem optar por permanecer na cidade anfitriã, haverá também mais tempo para celebrar.
O fator televisivo também pesou na decisão: o novo horário permitirá chegar a um público mais amplo, com especial enfoque na atração de espectadores mais jovens.
“Com esta mudança, priorizamos a experiência dos adeptos no nosso planeamento. A final da Liga dos Campeões da UEFA é o ponto alto da temporada, e o novo horário tornará o evento ainda mais acessível, inclusivo e significativo para todos os envolvidos”, concluiu o organismo.