O treinador do Barcelona, Hansi Flick, afirmou nesta terça-feira que o jovem Lamine Yamal precisa aumentar a dedicação se quiser continuar a evoluir, às vésperas do confronto da Liga dos Campeões contra o Paris Saint-Germain.
Acompanhe as incidências da partida
Os atuais campeões visitam o Barça na quarta-feira, e o extremo de 18 anos chega motivado depois de ter sido vice na gala da Bola de Ouro, atrás de Ousmane Dembélé, do PSG.
Recuperado de uma lesão na virilha, Yamal voltou a jogar no domingo frente à Real Sociedad, pela LaLiga, e brilhou ao entrar na segunda parte com uma assistência decisiva.
“(Chamarem-no de) super, super, super… não gosto disso. Ele tem 18 anos e, para mim, precisa focar em trabalhar duro”, disse Flick em conferência de imprensa.
“Nem sempre é fácil. Com talento, ele chegou até aqui, mas para dar o próximo passo e acredito que pode dar um ou dois mais, é preciso trabalho duro.”
Na temporada passada, o Barcelona conquistou o triplete - LaLiga, Taça do Rei e Supertaça de Espanha -, mas ficou a um passo da glória europeia, ao ser eliminado pelo Inter de Milão nas meias-finais da Liga dos Campeões, apesar de duas grandes exibições de Lamine Yamal.
Agora, perante o PSG ofensivo de Luis Enrique, Hansi Flick exigiu maior empenho defensivo de Yamal e dos restantes jogadores quando os campeões franceses tiverem a posse de bola.
“Não se trata apenas de jogar com a bola, é também defender. É isso que precisamos de todos - até mesmo de um craque com bola como ele - e isso faz a diferença”, destacou o treinador alemão.
Flick acrescentou ainda que, para vencer o PSG, o Barça terá de estar concentrado “desde o primeiro segundo até ao fim do jogo” e apresentar o seu melhor nível.
Rashford já se afirmou
O treinador também elogiou Marcus Rashford, que se consolidou na faixa esquerda do ataque do Barça. Com Raphinha lesionado, Rashford deve ser titular contra o PSG. O avançado, emprestado pelo Manchester United, marcou dois golos na vitória do Barcelona na estreia da Liga dos Campeões, frente ao Newcastle.
"Todos podem ver nos últimos jogos, o duelo contra o Newcastle deu-lhe muita confiança e agora ele está aqui, já chegou ao Barcelona. Nem sempre é fácil, chegar à La Liga... com adversários diferentes, um estilo diferente de jogar futebol, mas ele adaptou-se (bem)" disse Flick.
O PSG não contará com os seus principais avançados: Dembélé, ex-jogador do Barça, Desire Doué e Khvicha Kvaratskhelia, entre outras estrelas ausentes.
O médio do Barça Pedri afirmou que considera a sua equipa favorita para vencer o duelo.
"O PSG é uma das melhores equipas do mundo, e nós somos os melhores, ou pelo menos é assim que vejo," disse ele aos jornalistas.
Os franceses venceram o Barça por 4-1 na última vez que se enfrentaram, nos quartos de final de 2024, depois de o defesa do Barça Ronald Araujo ter sido expulso. O PSG avançou com o agregado de 6-4.
"Todo adepto do Barça sabe que estivemos perto de passar há duas temporadas. No futebol há sempre desejo de vingança e é isso que queremos — é o tipo de jogo que mais dá prazer" disse Pedri.