Na opinião do belga, o técnico do Benfica, "atacou o carácter de Vinicius Júnior" depois da partida.
"Usou a forma como ele celebra os golos contra ele. Para mim, isso é claramente um erro do ponto de vista da liderança", afirmou Kompany na sexta-feira, de forma emotiva, dirigindo-se a Mourinho.
"Além disso, mencionou o nome de Eusébio para dizer que o Benfica não pode ser racista porque o melhor jogador da história do Benfica é o Eusébio. Sabem o que os jogadores negros tiveram de passar nos anos 60? Ele estava lá a viajar com o Eusébio em todos os jogos fora? Quando ele ia a todos os sítios na Europa?", questionou Kompany.
"Provavelmente, na altura, porque o meu pai foi uma pessoa negra nos anos 60 que também trilhou o seu caminho, a única opção que tinham era estarem calados e não dizerem nada, e serem dez vezes melhores, para conseguirem um pouco de crédito. Essa foi a vida do Eusébio, provavelmente", atirou ainda.
O facto de se usar o nome do Pantera Negra para dizer algo contra Vinicius Júnior causou grande incompreensão ao belga de ascendência congolesa.
Mourinho "cometeu um erro"
"Conheci 100 pessoas que trabalharam com José Mourinho. E nunca encontrei alguém que dissesse algo negativo sobre ele. Todos os jogadores que jogaram por ele adoram-no", continuou Kompany. "Mas desta vez cometeu um erro".

Kompany revelou que, durante a sua carreira como jogador, foi insultado de forma racista várias vezes. "O meu sonho é que, no final desta situação, exista um espaço onde alguém possa dizer: 'Lamento, peço desculpa'".
Kompany sonha com um futuro melhor
O técnico belga espera simplesmente "que isto não volte a acontecer, para que possamos olhar em frente e crescer. E reparem nas coisas que conseguimos juntose não naquelas que nos separam".
Para o belga trata-se de "um tema muito difícil". "Sinceramente, não me encaixo neste mundo e, com tudo o que acontece, muitas vezes não encontro o meu lugar".
Recorde-se que Vinicius Júnior acusou o jogador do Benfica, Gianluca Prestianni, após o 0-1 na primeira mão do play-off da Liga dos Campeões, de o ter chamado de "macaco". Mourinho, por sua vez, criticou a forma como o brasileiro celebrou o golo. A UEFA já abriu uma investigação.

