Liga do Campeões: Um número por cada jogo da primeira mão do play-off

O Bodo/Glimt festeja um dos seus golos durante a sua chocante vitória na Liga dos Campeões.
O Bodo/Glimt festeja um dos seus golos durante a sua chocante vitória na Liga dos Campeões.MATS TORBERGSEN / NTB / AFP

Foram marcados 34 golos nos jogos da primeira mão dos play-offs da fase a eliminar da Liga dos Campeões da UEFA, numa altura em que 16 equipas procuram juntar-se às oito melhores equipas da fase principal nos oitavos de final em março. Aqui está uma estatística de cada uma das equipas envolvidas nos jogos desta semana.

Galatasaray marca cinco e fica em vantagem no jogo de ida

7 - O resultado mais importante da terça-feira veio da Turquia, onde o Galatasaray entrou com tudo no segundo tempo e goleou a Juventus por 5-2 em casa, garantindo uma grande possibilidade de avançar. Com dois golos de Noa Lang, os anfitriões aproveitaram a vantagem de um homem a mais para vencer. Notavelmente, o Gala está invicto nos últimos sete jogos europeus em casa em que sofreu pelo menos dois golos (4-3-0).

67 - A Juve terá muito trabalho na próxima quarta-feira no Estádio Allianz. É a quinta vez que perde uma mão por três ou mais golos na Taça dos Campeões Europeus ou Liga dos Campeões, sem nunca ter passado à fase seguinte. Este facto torna a tarefa ainda mais difícil. Além disso, é a primeira vez em 67 anos - o primeiro jogo fora de casa na competição continental - que os Bianconeri sofrem cinco ou mais golos.

5 - O Mónaco deu tudo de si ao Paris Saint-Germain no Stade Louis II, mas os dois primeiros golos de Folarin Balogun foram anulados por Desire Doue. No final, os monegascos perderam por 3-2, o que significa que terão de marcar pelo menos um golo na próxima semana para avançar. Os jogos em casa nos oitavos de final não têm sido bons para o clube do Principado nos últimos anos. O clube não vence há cinco jogos (0-1-4), desde que venceu o Borussia Dortmund em 2016/17.

13 - O PSG, que já teve problemas contra o Mónaco no campeonato nesta temporada, ficará aliviado por sair vitorioso neste jogo. Os parisienses têm sido bastante fortes na estrada nos últimos tempos, especialmente em empates a duas mãos. Venceram três das quatro partidas que disputaram para conquistar o troféu em 2024/25 e, desta vez, começaram com o pé direito. O PSG já marcou 13 golos contra outros adversários da Ligue 1 na Europa.

8 - Com golos de Serhou Guirassy e Maximilian Beier, o Borussia Dortmund venceu a primeira mão contra a Atalanta por 2-0. Os Schwarzgelben estão com um pé nos oitavos de final, uma fase que alcançaram nos últimos três anos e em seis dos últimos sete. Os alemães continuam invictos contra o adversário italiano, que também eliminaram nesta fase da Liga Europa há oito anos. O Dortmund está há oito jogos sem perder em casa na fase a eliminar (6-2-0).

16 - A Atalanta, que foi eliminada nesta fase há um ano, encontra-se numa situação muito familiar. Esta é a quarta participação na fase eliminatória da Champions, e perdeu no primeiro obstáculo nas duas últimas tentativas. A não ser que consigam dar a volta à situação em Bérgamo, essa série continuará. O revés de terça-feira foi o 16.º na competição em todos os tempos, ou seja, o mesmo número de vitórias.

6 - O Real Madrid venceu o Benfica por 1-0 na capital portuguesa. As águias não conseguiram fazer a magia de três semanas antes, mas estão longe de estar fora desta eliminatória. Nas duas últimas épocas, o Real Madrid conseguiu passar ao play-off da fase a eliminar. No entanto, o Benfica tem tido problemas em marcar golos na Europa esta época. Este foi o sexto jogo, incluindo as eliminatórias, em que não marcou golos na Champions deste ano.

17 - O Real conquista a sua segunda vitória sobre o Benfica 61 anos depois da outra. Ainda perde o confronto direto (2-0-3), mas isso pode mudar com outra vitória no jogo de volta. Com isso em mente, os Blancos vão querer ser cuidadosos. Afinal de contas, o clube chegou aos oitavos de final ou melhor em todas as temporadas desde 1996/97. Na noite de terça-feira, foi a 17.ª vez que o Real saiu vitorioso contra um adversário português.

Bodo/Glimt fez o impensável

18 - Tal como aconteceu três semanas antes, o Qarabag continuou a ter dificuldades contra equipas da Premier League ao perder por 6-1 em casa do Newcastle. Os quatro golos de Anthony Gordon no primeiro tempo abriram o caminho para os Magpies, deixando o Atlilar completamente atordoado. Apesar de esta ter sido uma época histórica para o Qarabag e para o futebol azeri, parece que vai terminar na próxima terça-feira. Incluindo as eliminatórias, a equipa azeri sofreu 18 golos na Liga dos Campeões nesta temporada.

19 - Para o Newcastle, foi o desempenho de que precisava depois de não ter vencido as últimas três partidas fora de casa na Champions. O Newcastle foi à baliza do Qarabag, com 14 dos 22 remates que fez. Naquele que é o seu primeiro jogo a duas mãos na fase a eliminar da competição, não podia ter pedido um resultado melhor. Com o triunfo na Bélgica na segunda jornada, o Newcastle soma várias vitórias fora de casa numa época europeia pela primeira vez em 19 anos.

23 - Foi mais uma noite incrível no Círculo Polar Ártico, o Bodo/Glimt, a conseguirem mais uma vitória. Desta vez, a vítima foi o Inter de Milão, finalista da última temporada, que venceu os anfitriões por 3-1. Os destemidos noruegueses estão prestes a fazer algo realmente especial ao eliminarem os tricampeões, algo que o central Odin Bjortuft jamais poderia sonhar. Depois de iniciarem a campanha na fase pré-eliminatória, os noruegueses já marcaram 23 golos em 11 partidas.

15 - Que reviravolta inesperada para o Inter, que parecia destinado a ficar entre os oito primeiros na fase principal. Agora, os nerazzurri perderam quatro das últimas cinco partidas da Liga dos Campeõese correm sério risco de serem eliminados precocemente. Antes do jogo, os nerazzurri nunca tinham perdido contra adversários noruegueses, tendo mesmo eliminado o Bodo na Taça dos Vencedores das Taças da UEFA de 1978/79. Com quatro derrotas esta época, é apenas a segunda vez que atinge esse número na Liga dos Campeões. A outra foi há 15 anos.

4 - O jogo mais emocionante da quarta-feira aconteceu na Bélgica, onde o Club Brugge recuperou de duas derrotas para conseguir um empate a 3-3 com o Atlético de Madrid. A igualdade deixa o jogo muito equilibrado em Madrid, seis dias depois. Poucos esperavam que o Blauw-Zwart tivesse um teste tão duro. No entanto, os belgas têm a oportunidade de se apurar para os oitavos de final pela terceira vez em igual número de tentativas. De facto, a sua invencibilidade contra o Atleti aumenta para quatro jogos (1-3-0).

3 - O Atleti certamente questiona-se como não conseguiu sair vitorioso desta partida, depois de ter estado duas vezes em vantagem. Embora ainda seja um dos favoritos à vitória, o desafio é ainda maior. O clube venceu em casa o Union Saint-Gilloise durante a fase principal, o que é mais um motivo de confiança. No entanto, na quarta-feira, foi a terceira vez que marcou três ou mais golos num jogo europeu fora de casa e não venceu. Todos os três jogos terminaram empatados.

2 - O Olympiacos não conseguiu repetir a magia da sétima jornada, perdendo por 2-0 para o Bayer Leverkusen na Grécia. Os dois golos de Patrik Schick no espaço de três minutos, à passagem da hora de jogo, deixam o Thrylos com uma tarefa árdua pela frente na BayArena, na próxima terça-feira. No passado recente, o clube já superou derrotas na primeira mão - basta perguntar ao Maccabi Tel Aviv. No entanto, este é um teste diferente, que mostrará o seu verdadeiro valor. Foi a segunda vez que o Olympiacos perdeu com o Leverkusen, empatando o confronto direto.

32 - O Leverkusen tem ido bastante longe na Europa nos últimos tempos, chegando pelo menos ao oitavos de final em cada uma das suas últimas quatro participações. Se conseguir a façanha na próxima semana, será a melhor campanha de cinco anos em competições europeias de clubes em termos de consistência. Die Werkself tem sido particularmente impressionante nas deslocações fora de casa esta época, conseguindo a sua terceira vitória. Antes disso, o último triunfo em solo grego tinha sido na Taça UEFA frente ao Panathinaikos, há 32 anos.

Siga tudo o que se passa na Liga dos Campeões com o Flashscore