Mais

Liga dos Campeões: Arsenal passa em Praga (0-3) e continua perfeito

Merino festeja em Praga
Merino festeja em PragaAFP

O Arsenal venceu o Slavia Praga com um bis de Mikel Merino e somou a quarta vitória consecutiva. Londrinos estão a fazer uma fase principal perfeita com 11 golos marcados e nenhum sofrido.

Slavia Praga 0-3 Arsenal

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O treinador do Slavia, Jindřich Trpišovský, prometeu sangue e fogo da sua equipa contra o Arsenal, e a barulhenta xlaque da Fortuna Arena alimentou essa promessa nos primeiros minutos. O Arsenal não pareceu muito incomodado com o ritmo do jogo e esteve perto de abrir o marcador logo aos dois minutos, quando Gabriel Magalhães, famoso por marcar golos de cabeça em jogadas estudadas nos últimos tempos, disparou um remate de pé esquerdo da entrada da área que passou rente à trave. O Slavia mostrou algumas intenções ofensivas em alguns momentos, mas foram os Gunners que criaram as melhores oportunidades, com Bukayo Saka a obrigar Jakub Markovič a duas defesas difíceis a meio da primeira parte.

Os homens de Mikel Arteta tiveram uma oportunidade de ouro para assumir a liderança aos 30 minutos, quando a cabeçda de Gabriel para o poste mais próximo foi bloqueada pela mão de Lukáš Provod. O árbitro Aliyar Aghayev não viu a jogada inicial, mas não hesitou em marcar a grande penalidade após consultar o monitor ao lado do campo, e Saka não falhou ao converter o penálti no canto inferior.

Foi um golo raro em bola corrida que duplicou a vantagem do Arsenal apenas 36 segundos após o início da segunda parte. Leandro Trossard foi fundamental na jogada, colocando um cruzamento perfeito nos pés de Mikel Merino a seis metros da baliza, uma oportunidade que ele não desperdiçou, mandando a bola para o fundo da rede. 

O jogo estava praticamente decidido naquele momento, dada a proeza defensiva do Arsenal, mas com uma série de lesões e um banco de reservas reduzido, Arteta não teve o luxo de fazer mudanças radicais, de olho no confronto do fim de semana com o Sunderland. Optou por colocar em campo Eberechi Eze, contratado no verão, mas foram dois dos titulares que combinaram para o terceiro golo do Arsenal, quando um lançamento de Declan Rice parecia destinado aos braços de Markovič, mas Merino antecipou-se e cabeceou para marcar o seu segundo golo da noite.

O foco do Arsenal mudou para manter a bola fora da sua baliza nos minutos finais, e eles tiveram que sobreviver a um susto no final, quando Aghayev marcou um penálti após Ben White e Lukáš Provod colidirem na área. No entanto, após uma rápida verificação no monitor ao lado do campo, e para o alívio de todos os adeptos do Arsenal, revogou sua decisão. 

Com a entrada de Max Dowman, de 15 anos, que se tornou o jogador mais jovem da história da Liga dos Campeões, foi uma noite quase perfeita para os Gunners, que subiram temporariamente para o topo da tabela da fase de grupos. O Slavia, por sua vez, continua sem vitórias no torneio desta temporada e já está à beira de uma eliminação precoce.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform