Acompanhe aqui as incidências do encontro
Os gunners, que nunca foram coroados campeões europeus, derrotaram o Real Madrid, detentor do título, por 5-1 no agregado, nos oitavos de final, alcançando assim a sua primeira meia-final em 16 anos. O treinador do Arsenal, Arteta, mostrou-se otimista na véspera da primeira mão contra os campeões franceses no Emirates.
"Não estou a exagerar quando digo: 'Tragam as botas, os calções, as camisolas e vamos a todas as bolas juntos'. Queremos fazer algo especial, aquele lugar tem de ser algo especial, algo que ainda não vimos. E espero realmente que todos os que vierem ao Emirates e todos os que nos estiverem a ver e a seguir tragam essa energia com eles", disse o espanhol.
Arteta pediu aos seus jogadores para "darem o próximo passo".
"Ir para o relvado com convicção e senti-la em torno (do relvado), acho que é fundamental. Se formos capazes de gerar essa energia, estaremos muito mais perto de ganhar o jogo", vincou.
Arteta, cuja equipa está a caminha de ficar em segundo lugar na Premier League pela terceira temporada consecutiva, disse que era vital aproveitar o momento, apesar da pressão.
"Temos muita sorte de estar na posição em que estamos. Merecemos com o nosso trabalho, com o nosso entusiasmo, porque enfrentámos muitos desafios. E conseguimos competir a um nível elevado durante 10 meses. Por isso, agora merecemos estar presentes e viver o momento. Um momento bonito que podemos desfrutar", continuou.
Mas desvalorizou as insinuações de que os gunners são favoritos para vencer a competição, depois de terem eliminado o 15 vezes vencedor Real Madrid.
"Quando se olha para a história, temos de voltar à história. Não (somos favoritos), porque nunca vencemos. Portanto, há muito a fazer. Se alguém acredita que podemos ganhar, devido aos desempenhos e ao que a equipa está a transmitir contra os grandes adversários, tudo bem", atirou.
Mikel Merino deu um grande alívio a Arteta, já que a sua lesão não é tão grave como o esperado, tendo participado no treino. Se estiver apto, o internacional espanhol poderá voltar ao meio-campo, uma vez que Thomas Partey está suspenso. Leandro Trossard poderá liderar o ataque do Arsenal, com Bukayo Saka e Gabriel Martinelli nos dois flancos.
Martinelli disse que este seria o maior jogo da sua vida.
"É um sonho estar aqui. Desde que comecei a jogar futebol, quando tinha cinco ou seis anos, tinha o sonho de disputar a Liga dos Campeões e estar numa meia-final, é incrível. É a oportunidade das nossas vidas. Vamos aproveitar o momento, mas merecemos estar aqui e a nossa mentalidade é ganhar", confessou.