A segunda edição do novo formato desta Liga dos Campeões prepara-se para mais uma ronda final da fase principal cheia de emoção, com Sporting e Benfica ainda com objetivos por lutar no último encontro.
De resto, nesta última ronda, só quatro equipas vão cumprir calendário. Kairat Almaty, Villarreal (ambos com um ponto), Slavia Praga (três) e Eintracht Frankfurt (quatro) estão eliminados e vão lutar pelo prestígio (e dinheiro) na noite de quarta-feira.
Recorde-se que os oito primeiros classificados avançam diretamente para os oitavos de final. Entre os 9.º e o 24.º lugares vão ao play-off, enquanto as restantes equipas ficam eliminadas.
Posto isto, o Flashscore foi buscar a calculadora para ver todos os cenários possíveis para Sporting e Benfica nesta última ronda.
Critérios de desempate
Antes de irmos a pontos, importante perceber os critérios de desempate desenhados pela UEFA na eventualidade de as equipas terminarem com os mesmos pontos. Uma vez que os emblemas não se defrontam todos, o confronto direto não pode ser aplicado. Assim, os clubes são ordenados pela seguinte ordem:
- Diferença de golos;
- Golos marcados
- Golos marcados fora de casa;
- Número de vitórias;
- Número de vitórias fora de casa.
- Número de pontos obtidos pelos adversários da fase principal;
- Diferença de golos dos adversários na fase principal;
- Menos pontos de disciplina (vermelho equivale a 3, amarelo a 1, duplo amarelo a 3);
- Coeficiente na UEFA.
Sporting (visita o Athletic Bilbao)
Os leões entram para a última jornada com 13 pontos e ainda a sonhar com um lugar entre os oito primeiros. Atualmente ocupam o 10.º posto, em igualdade pontual com PSG (sexto), Newcastle (sétimo), Chelsea (oitavo), Barcelona (nono), Manchester City (11.º), Atlético Madrid (12.º) e Atalanta (13.º). Está a dois pontos de Real Madrid (terceiro) e Liverpool (quarto), a um do Tottenham (quinto), com mais um que Inter (14.º) e Juventus (12.º), mais dois que Dortmund (16.º) e três a mais que Galatasaray (17.º) e Qarabag (18.º).
Com uma diferença de golos de +5 e 14 golos marcados, o Sporting depende do resultado de outras equipas. Garantido é que vão à fase a eliminar, resta saber se para os oitavos ou para os play-offs.

Cenários:
Vitória por 0-1
- Pelo menos dois de Real Madrid, Liverpool, Tottenham, PSG, Newcastle, Chelsea, Barcelona, Manchester City, Atlético Madrid e Atalanta não vençam combinado com: City não pode vencer por mais de dois de golos, Atalanta não pode vencer por cinco, Atlético Madrid não pode vencer por 3.
Vitória por 0-2
- Pelo menos um de Real Madrid, Liverpool, Tottenham, PSG, Newcastle, Chelsea, Barcelona, Manchester City, Atlético Madrid e Atalanta não vençam, combinado com pelo menos duas destas hipóteses: Atlético não pode vencer por mais de três golos, Chelsea por mais de dois golos, Manchester City vencer por mais de dois, Barcelona por mais do que a margem mínima ou Atlanta por mais do que cinco.
Vitória por 1-2
- Pelo menos dois de Real Madrid, Liverpool, Tottenham, PSG, Newcastle, Chelsea, Barcelona, Manchester City, Atlético Madrid e Atalanta não vençam combinado com: City não pode vencer por mais de três de golos, Atalanta não pode vencer por seis, Atlético Madrid não pode vencer por mais de dois.
Empate
- Derrota do Barcelona, conjugada com deslizes de oito de entre PSG, Newcastle, Manchester City, Dortmund, Inter, Atlético Madrid, Tottenham, Juventus e Atalanta.
Derrota no caso do Sporting significa play-off.

Benfica (recebe o Real Madrid)
Com seis pontos em sete jornadas, o Benfica ocupa o 29.º posto e entra nesta última jornada fora dos lugares pontuáveis. Os encarnados estão a três de Marselha (19.º), Bayer Leverkusen (20.º) e Mónaco (21.º), a dois de PSV (22.º), Athletic Bilbao (23.º), Olympiacos (24.º), Nápoles (25.º) e Copenhaga (26.º), a um do Club Brugge (27.º) e com os mesmos de Bodo/Glimt (28.º), Pafos (30.º), Union Saint-Gilloise (31.º) e Ajax (32.º).
Com uma diferença de golos negativa (-4) e seis tentos marcados, o Benfica está dependente de outros clubes para avançar para a fase a eliminar.

Cenários:
Vitória
- Precisa de cinco deslizes entre Marselha, Bayer Leverkusen, Mónaco, PSV, Athletic Bilbao. Olympiacos, Nápoles, Copenhaga, Club Brugge, Bodo/Glimt, Pafos, Union Saint-Gilloise, Ajax, combinado com: Pafos não pode vencer o Slavia por dois golos a mais que o triunfo encarnado e o Saint-Gilloise não pode marcar mais de 6 à Atalanta.
Empate e derrota no caso do Benfica significam eliminação direta.

