O treinador alemão e o adjunto Marcus Sorg foram multados pela UEFA há mais de um mês por comportamento inadequado durante o jogo da segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões contra o Inter de Milão na época passada. A equipa perdeu no dia 6 de maio em San Siro por 3-4 no prolongamento (antes tinha empatado 3-3 em casa) e foi eliminada da competição.
Tal como a UEFA comunicou na altura, o treinador Flick, que não escondeu o desagrado pela decisão do árbitro desse jogo, Szymon Marciniak, "por ter violado as regras gerais e os princípios básicos de bom comportamento", foi suspenso por um jogo na competição da UEFA. O mesmo foi feito no caso de Sorg. Ambos tiveram de pagar uma multa de 20 000 euros cada um.
No entanto,o Barcelona recorreu da pena de suspensão dos treinadores e conseguiu o seu intento.
A UEFA confirmou na sexta-feira que o recurso do clube espanhol tinha sido parcialmente deferido. Ambos os treinadores serão autorizados a sentar-se no banco para o jogo fora contra o Newcastle, embora não estejam totalmente livres de cumprirem o castigo.
De acordo com o comunicado da UEFA, a execução da sanção é suspensa por um período probatório de um ano, a contar da data da presente decisão.