Mais

Liga dos Campeões: Campeão PSG e Real Madrid ficam com a fava, Sporting melhor do que Benfica

Os grandes jogos da fase principal da Liga dos campeões
Os grandes jogos da fase principal da Liga dos campeõesREUTERS/Stephane Mahe
O campeão da Europa Paris Saint-Germain (PSG) teve esta quinta-feira um sorteio desafiante para a fase de liga da competição de futebol 2025/26 que, teoricamente, será mais simpática para o Sporting do que para o Benfica.

Num calendário complicado, o clube de Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos vai receber o Bayern Munique de Raphael Guerreiro, Atalanta, Tottenham, de Palhinha, vencedor da Liga Europa e a quem venceu, no desempate por penáltis, a Supertaça Europeia, e Newcastle, visitando o FC Barcelona, o Bayer Leverkusen, o Sporting e o Athletic Bilbau.

O bicampeão português é o único rival do PSG que não é das principais ligas europeias, nomeadamente dois adversários espanhóis, dois ingleses, dois alemães e um italiano, num sorteio no qual até os potes dois e três foram pouco simpático para os campeões gauleses.

Entre os maiores do Velho Continente, apenas o Real Madrid, que procura o 16.º título, vai ser sujeito a um calendário igualmente mais exigente, recebendo o Manchester City, de Bernardo Silva, Rúben Dias e Matheus Nunes, a Juventus, de Francisco Conceição e João Mário, Marselha e Mónaco, visitando o Liverpool, o Benfica, Olympiacos e o Kairat, do Cazaquistão, a mais de 6.000 quilómetros de distância.

Já o Inter, que perdeu duas das últimas três finais, receberá as duas melhores formações da Premier League da época passada, respetivamente o campeão Liverpool e o Arsenal.

Este sorteio permite que nesta fase haja jogos extremamente interessantes, como o PSG-FC Barcelona, Real Madrid-Manchester City, Inter-Liverpool ou Arsenal-Bayern Munique.

Quanto aos portugueses, o Sporting vai defrontar seis equipas dos cinco principais campeonatos, destacando-se a receção ao campeão Paris Saint-Germain e visita ao Bayern Munique.

Destaque ainda para visitas complicadas ao Nápoles, Juventus e Athletic Bibau, além das receções ao Marselha, Club Brugge e o estreante Kairat Almaty, perfilando-se como o trio de jogos no qual é claramente favorito a somar os três pontos.

Já o Benfica tem os mesmos seis adversários das principais Ligas, destacando-se a receção ao Real Madrid e a visita ao Chelsea, recente vencedor do Mundial de Clubes, bem como da Liga Conferência, a terceira prova da UEFA.

Na Luz, as águias recebem ainda do Bayer Leverkusen, o Nápoles e o Qarabag, enquanto se deslocam à Juventus, Ajax e Newcastle, em missão teoricamente mais exigente do seu rival lisboeta.

A competição deste ano reserva várias estreias, designadamente os noruegueses do Bodo/Glimt, os cazaques do Kairat Almaty, os cipriotas do Pafos e os belgas do Union Saint-Gilloise.

O sorteio informatizado atribuiu a cada formação dois opositores de cada um dos quatro potes, com as equipas ordenadas mediante o seu desempenho nas competições da UEFA nas derradeiras cinco épocas.

A fase de liga da Liga dos Campeões decorrerá entre 16 de setembro e 28 de janeiro de 2026, sendo que a UEFA vai divulgar no sábado o calendário definitivo dos dias dos encontros

Os oito melhores clubes da classificação final avançam para os oitavos de final em março, às quais se vão juntar os vencedores de oito playoffs de eliminação, que envolverão os emblemas classificados entre o nono e o 24.º lugar, agendados para fevereiro, enquanto os restantes 12 são eliminados.

A final disputa-se em 30 de maio, às 17:00, horas de Lisboa, em Budapeste, que recebe o jogo decisivo pela primeira vez.