Siga o Manchester City - Borussia Dortmund no Flashscore
Jobe transferiu-se para o Dortmund no verão, com 19 anos, por um valor reportado de 30,5 milhões de euros, oriundo do Sunderland, tornando-se numa das transferências mais caras da história do Dortmund.
Jobe seguiu os passos do irmão Jude, que chegou ao Westfalenstadion cinco anos antes, com apenas 17 anos.
Jude tornou-se um dos jogadores mais cobiçados do Dortmund e é agora uma verdadeira estrela, depois de se mudar para o Real Madrid em 2023.
Apesar de Jobe ter regressado a Inglaterra para representar a seleção sub-21, da qual é capitão, o jogo desta quarta-feira será o seu primeiro em solo inglês pelo novo clube.
Tal como o City, o Dortmund está entre os oito primeiros, tendo vencido dois e empatado um dos três jogos da Liga dos Campeões até ao momento.

"Ansiedades"
O mais novo dos Bellingham sabia que a mudança para o Dortmund iria gerar comparações com Jude, mas sentiu que o clube era o melhor sítio para evoluir.
Tal como fazia no Sunderland, Jobe tem o nome próprio na camisola, em vez do apelido, devido à fama do irmão.
Ao chegar a Dortmund, Jobe admitiu na pré-época que as comparações com o irmão mais velho ocupavam-lhe o pensamento.
"É algo em que se pensa. Sentes essas ansiedades, especialmente eu, que ainda sou jovem", disse aos jornalistas, acrescentando: "Não sou perfeito. Penso nestas coisas."
Com as memórias das exibições de Jude de amarelo e preto ainda bem presentes, Jobe demorou mais do que muitos esperavam a adaptar-se à Alemanha.
Uma boa prestação no Mundial de Clubes – Jobe foi titular em três jogos, marcou um golo e fez uma assistência antes de falhar o confronto com o irmão devido a suspensão por cartão amarelo – foi seguida por um período mais complicado no início da época.
Jobe foi substituído ao intervalo no seu primeiro jogo da Bundesliga. O pai e agente de Jobe, Mark, confrontou o diretor desportivo do Dortmund, Sebastian Kehl, no túnel dos jogadores, após o encontro.
O incidente obrigou o Dortmund a reiterar publicamente que "a zona ativa é e continuará reservada a jogadores, treinadores e direção, não a familiares e conselheiros".
Jobe foi titular no jogo seguinte da liga, mas depois ficou no banco, entrando apenas nos minutos finais e sem conseguir marcar ou assistir durante essas curtas aparições.
Em meados de outubro, em Munique, Jobe cometeu um erro de destaque ao não conseguir afastar a bola da linha de golo, permitindo que Michael Olise marcasse o golo que viria a decidir o encontro.
No entanto, esse revés pareceu motivar o médio.
Três dias depois, Jobe foi titular na Liga dos Campeões, em Copenhaga, onde fez duas assistências na vitória por 2-4.
Na terça-feira, Jobe ajudou a construir o golo do empate do Dortmund na Taça da Alemanha, frente ao Eintracht Frankfurt, num jogo que a sua equipa venceu nas grandes penalidades.
E na última sexta-feira, o jovem de 20 anos sacrificou-se nos instantes finais para bloquear um possível empate, garantindo o triunfo suado por 1-0 com o Augsburgo.
Uma fonte do Dortmund revelou ao jornal alemão Bild, na segunda-feira, que Jobe deverá ser titular frente ao City.
"Muita qualidade"
Apesar do aumento da pressão sobre Jobe – talvez até dentro da própria família Bellingham – o Dortmund acredita que o seu desenvolvimento não está atrasado, mas sim adiantado face ao previsto.
Na sexta-feira, o treinador do Dortmund, Niko Kovac, elogiou o médio.
"No último jogo contra o Frankfurt, foi possível ver as qualidades que ele tem. Está presente. É físico. Não estou preocupado, pelo contrário, sei bem do que ele é capaz. Estamos a prepará-lo com calma e está a evoluir ainda mais rápido do que eu próprio imaginava, porque o rapaz tem realmente muita qualidade", afirmou.
O guarda-redes do Dortmund, Gregor Kobel, corroborou as palavras do treinador.
"O Jobe está a fazer um excelente trabalho, tem estado bem nos últimos jogos também. Está a melhorar de semana para semana – impressionante", elogiou.
