Mais

Liga dos Campeões: Lamine Yamal procura dar a volta à desilusão da Bola de Ouro

Yamal espera fazer a diferença contra o PSG
Yamal espera fazer a diferença contra o PSGIPA, Independent Photo Agency / Alamy / Profimedia

O extremo do Barcelona, Lamine Yamal, esteve perto de se tornar o mais jovem vencedor da Bola de Ouro na história, aos 18 anos, e o duelo da Liga dos Campeões contra o Paris Saint-Germain, na quarta-feira, surge como a oportunidade perfeita para começar a construir argumentos para a próxima edição.

Siga as incidências da partida

A estrela do PSG, Ousmane Dembélé, conquistou o prémio de melhor jogador do mundo, mas está lesionado e vai falhar o jogo no Estádio Olímpico, deixando o palco para o segundo classificado, Lamine Yamal.

Na época passada, foi o então jovem de 17 anos que impulsionou a caminhada do Barcelona até às meias-finais, e apesar de duas exibições brilhantes frente ao Inter, a equipa de Hansi Flick ficou a um passo do objetivo.

Ficaram sem a oportunidade de defrontar o PSG na final, já que os franceses atropelaram o Inter e conquistaram o seu primeiro troféu da Liga dos Campeões.

Lamine Yamal prometeu trazer a taça para Barcelona, clube que não vence a competição desde 2015, nos tempos de Lionel Messi.

Apesar da qualidade de Lamine Yamal, já enorme e em constante evolução, o Barcelona conseguiu melhorar sem ele na última temporada.

Na temporada de 2024/25, a equipa sentiu dificuldades na sua ausência, tornando-se excessivamente dependente do jovem, mas acaba de somar cinco vitórias consecutivas, sendo as quatro primeiras sem o jovem.

Lamine Yamal esteve afastado devido a um problema na virilha, mas no regresso frente à Real Sociedad, no domingo, para a LaLiga, teve impacto imediato ao entrar aos 58 minutos.

O extremo direito invadiu a área e cruzou para Robert Lewandowski marcar de cabeça o golo da vitória, pouco mais de um minuto após entrar em campo.

Foi a forma ideal de se apresentar novamente, acordando a multidão do seu estado de apatia.

"Só a presença dele em campo já é uma ameaça," afirmou o treinador da Real Sociedad, Sergio Francisco. "Ele mostra todos os dias que é o melhor jogador do mundo. É um privilégio vê-lo jogar".

O impacto de Lamine Yamal frente à Real Sociedad também serviu de alívio para o clube numa semana complicada. O Barcelona perdeu Joan Garcia e Raphinha por lesão, juntando-se aos recentemente lesionados Fermin Lopez e Gavi no departamento médico.

O Barcelona também não recebeu autorização da câmara municipal para regressar ao renovado Camp Nou, apesar da expectativa de poder receber o jogo contra a Real no seu estádio.

"Estou feliz por tê-lo de volta, ele mostrou logo a sua força impressionante para criar oportunidades e fazer o último passe. É ótimo contar com ele novamente," disse Flick.

"Subir para chegar ao topo"

Apesar da idade, Lamine Yamal já soma mais de 100 jogos pelo Barcelona, com 27 golos marcados e duas conquistas da LaLiga desde a estreia aos 15 anos, em 2023.

O internacional espanhol, que venceu o Euro-2024 com a seleção no dia seguinte ao seu 17.º aniversário, é frequentemente comparado ao oito vezes vencedor do Bola de Ouro e lenda do Barcelona, Lionel Messi.

Lamine Yamal herdou a icónica camisola 10 no início desta temporada, também usada por Diego Maradona e Ronaldinho, entre outros históricos do Barça.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Só o tempo dirá se Lamine Yamal conseguirá igualar a longevidade de Messi, mas até agora tem superado todos os desafios desde a estreia aos 15 anos.

O argentino só conquistou o Bola de Ouro aos 22 anos, enquanto o brasileiro Ronaldo foi o mais jovem vencedor, aos 21.

Lamine Yamal pode ter ficado de fora este ano, mas se vencer o prémio em 2026 ou 2027, ainda assim baterá esse registo, como já fez com tantos outros.

"É preciso subir para chegar ao topo," escreveu Lamine Yamal no Instagram após não ser premiado em Paris, e enfrentar o PSG pode ser o primeiro degrau dessa escalada.