Acompanhe as incidências da partida
Os Reds estão sozinhos no topo da tabela de 32 equipas graças a uma série de vitórias nas primeiras quatro jornadas (12 pontos), enquanto o Real Madrid, com duas vitórias e duas derrotas (18.º, seis golos), precisa de começar a subir para os oito primeiros, que se qualificam diretamente para os oitavos de final.

Lucas Vázquez foi incluído na lista de convocados, apesar de ainda não estar totalmente recuperado, embora o treinador italiano Carlo Ancelotti possa voltar a utilizar o uruguaio Fede Valverde na lateral, depois de este ter jogado bem na vitória de domingo sobre o Leganés.
Os blancos não contam com o brasileiro Vinicius Junior, que fica de fora durante três semanas devido a uma lesão no bíceps femoral da perna esquerda. A outra novidade no plantel é Gonzalo García, avançado da equipa de reservas.
Mas a ausência de Vinicius - que é dúvida até a final da Copa Intercontinental, em 18 de dezembro - deixa o caminho livre para Kylian Mbappé jogar na ala esquerda, sua posição natural e onde ele é mais letal.
O internacional português juntou-se aos compatriotas Éder Militão e Rodrygo Goes no boletim clínico, bem como ao espanhol Dani Carvajal, ao austríaco David Alaba e ao francês Aurélien Tchouaméni.
O adversário, por outro lado, apesar de liderar a Premier League e a Liga dos Campeões, está em plena crise.
O seu principal jogador, Mohamed Salah, fica sem contrato em junho e ainda não renovou o seu contrato. No domingo, depois de ter marcado dois golos na vitória sobre o Southampton, o egípcio falou sobre a sua situação contratual.
"Estou mais para sair do que para entrar. Não recebi nenhuma proposta. Estamos quase em dezembro e não recebi nenhuma proposta para ficar no clube", disse o jogador de 32 anos à NBC, antes de sublinhar que continua concentrado na conquista da Taça das Taças este ano, embora tenha manifestado a sua desilusão.
O clássico europeu em branco
As duas equipas já se defrontaram 11 vezes. No entanto, com um saldo mais positivo para o clube de Madrid: sete vitórias para os merengues, três para os Reds e um empate.
A última vitória da equipa inglesa aconteceu há mais de 15 anos, na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de 2008/09.
Nesse jogo, o Liverpool de Rafa Benítez goleou o Real Madrid de Juande Ramos por 4-0 em Anfield, depois de também ter vencido a primeira mão no Santiago Bernabéu (1-0).

Desde então, os merengues dominaram os encontros entre as duas equipas, com destaque para as finais da Liga dos Campeões em Kiev em 2018 (3-1) e Paris em 2022 (1-0), ambas com Jürgen Klopp no comando do Liverpool.
O último encontro até à data teve lugar nos oitavos de final da época 2022/23: na primeira mão, a equipa britânica ganhou por 2-0 em Anfield aos 14 minutos, num jogo que terminou com uma goleada de 5-2 para os blancos. O Real Madrid também venceu a segunda mão (1-0).
Mas, na quarta-feira, o sucessor de Klopp, Arne Slot, que tem 16 vitórias nos seus 18 jogos como técnico dos Reds, espera aproveitar a boa fase da sua equipa para interromper a série de derrotas contra o conjunto da capital espanhola.