Na quarta-feira à noite, todos os 18 jogos serão disputados ao mesmo tempo, prometendo duas horas de matemática e caos para determinar quem avançará para os playoffs. Além da passagem de Liverpool e Barcelona para a oitava fase e da eliminação de nove equipas, incluindo o RB Leipzig, praticamente todas as outras equipas ainda estão em jogo.
A diferença entre o terceiro Arsenal e o 13.º Brest é de apenas três pontos, o que significa que cada golo pode ter um grande impacto na classificação final. Igualmente apertada é a luta pelas posições entre o nono e o 24.º lugar, o que garante pelo menos um play-off em fevereiro para a qualificação para os oitavos de final.
Entre as equipas que ainda têm esperança de se apurar estão o PSV Eindhoven, o Club Brugge, Sporting ou o Benfica. No entanto, a maior parte das atenções estará virada para Paris Saint-Germain e Manchester City na noite de quarta-feira, uma vez que ambos os grandes clubes podem ser eliminados da competição.
Como já foi referido, para alguns dos favoritos, a fase final está a transformar-se numa batalha existencial. O City está inesperadamente em perigo. Depois de uma série de maus resultados, incluindo a sua mais recente derrota por 4-2 contra o PSG, as suas hipóteses de progressão caíram significativamente. No último jogo, Pep Guardiola e a sua equipa têm de vencer em casa o Brugge, caso contrário, serão eliminados da competição.
Talvez seja escusado dizer que, para o City, que tem sido presença assídua nas fases a eliminar nos últimos anos, o fracasso seria um fiasco. Por isso, o jogo no Estádio Etihad não será apenas sobre a promoção, mas também sobre a reputação de todo o clube.
O gigante francês PSG subiu para o 22.º lugar com a vitória sobre o City, que atualmente assegura um lugar no playoff, mas nada é certo. Na última ronda, o PSG vai enfrentar um desafio difícil na forma do Estugarda, que está a lutar valentemente na Liga dos Campeões e tem o mesmo número de pontos que os seus adversários franceses.
A equipa alemã, atualmente em 24.º lugar, precisa de pelo menos um empate para manter vivas as suas esperanças de qualificação. Para o PSG, uma derrota pode significar o fim. O Estugarda também tem a vantagem de jogar em casa e de estar em boa forma: até ao fim de semana, tinha ganho quatro jogos consecutivos.
A não tão pequena questão da classificação
Para as equipas que já garantiram a classificação, no entanto, não se trata de uma formalidade. A sua posição na tabela influenciará fundamentalmente o seu percurso na competição.
As quatro primeiras equipas serão divididas em divisões separadas na fase a eliminar e não se defrontarão até aos quartos de final, na melhor das hipóteses. Por outro lado, o sétimo ou oitavo classificado poderá defrontar um adversário dos dez primeiros nos oitavos de final.
O Liverpool e o Barcelona, que já têm o apuramento direto para os oitavos de final assegurado, vão estar atentos à evolução da classificação, uma vez que os seus próximos adversários poderão ser clubes como o Bayern de Munique, a Juventus ou o Real Madrid. Da mesma forma, outros gigantes como Arsenal, Inter ou Atlético de Madrid, cujas posições entre os oito primeiros ainda não estão confirmadas, terão de ter muito cuidado.