Liga dos Campeões: Mbappé estabelece recorde histórico de melhores marcadores

Mbappé celebra um dos seus golos em Lisboa frente ao Benfica
Mbappé celebra um dos seus golos em Lisboa frente ao BenficaREUTERS/Pedro Rocha

Depois da última jornada da fase principal da Liga dos Campeões25/26, intensa, emocionante e não recomendada a cardíacos, chegou o momento de responder a algumas das perguntas que muitos de nós colocamos. Como, por exemplo, quem foram os melhores marcadores desta fase. Só existe uma resposta válida: a de uma estrela que brilhou com luz própria, como nunca ninguém o tinha feito nesta fase, mas que, ainda assim, não conseguiu levar a sua equipa ao top-8.

Foram oito jornadas extraordinárias no que diz respeito ao rendimento ofensivo da maioria dos 36 participantes. Tanto assim é que, após os 61 golos marcados na última ronda, disputada integralmente em horário unificado, este ano foi batida a média de golos por jogo, que estava nos 3,26 da edição anterior (um total de 470 em 144 partidas disputadas). Esse registo passa agora para 3,38 (487 golos em 144 jogos).

E algumas das grandes estrelas deixaram o seu contributo para alcançar este recorde. O maior destaque vai para Mbappé, que com 13 golos foi o melhor marcador desta fase. Já levava, com 11, uma vantagem considerável de quatro sobre Harry Kane, igualando o histórico registo de Cristiano Ronaldo, mas, para não deixar dúvidas e já superando o seu grande ídolo, aumentou ainda mais a eficácia em Lisboa.

Melhores marcadores da fase de Liga da Champions 25/26
Melhores marcadores da fase de Liga da Champions 25/26Opta by Stats Perform

Os golos de Mbappé

Curiosamente, o seu contributo não foi suficiente para que o Real Madrid seguisse como um dos oito melhores da Europa, depois do desastre em Lisboa frente ao Benfica, de Mourinho (4-2).

Mbappé estreou-se nesta edição com um bis na primeira jornada frente ao Olympique de Marselha (2-1) e continuou com um hat-trick na visita ao Kairat Almaty (0-5). Teve de esperar até à quinta ronda, diante do Olympiacos, para saciar a sua fome com nada menos do que quatro golos, todos do Madrid, no 4-3 final.

No penúltimo duelo, contra o Mónaco, voltou a marcar dois. E mais dois fez frente ao Benfica, perfazendo os 13 já referidos, um recorde absoluto.

Logo atrás do francês ficou o ponta-de-lança inglês do Bayern de Munique, que também marcou na última jornada, somando o seu oitavo golo na competição, decisivo para a vitória bávara em Eindhoven.

O terceiro lugar do pódio pertence a Erling Haaland, que voltou a sorrir ao contribuir com o seu golo para o triunfo do City frente ao Galatasaray.

Osimhen (Galatasaray), Martinelli (Arsenal), Gordon (Newcastle), Guruzeta (Athletic), Fermín (Barcelona), Barnes (Newcastle) e Vitinha (PSG) completam o top10 dos melhores marcadores da fase da Champions.