O Newcastle garantiu a sua primeira vitória na Liga dos Campeões esta temporada, ao derrotar o Royale Union Saint-Gilloise por 0-4, garantindo assim a sua primeira vitória fora de casa nesta competição sob o comando de Eddie Howe.
Recorde as incidências da partida

O Newcastle teve de sobreviver a um susto inicial na capital belga, quando Kevin Rodríguez cabeceou por cima após ficar sem marcação num canto, e os cínicos poderiam argumentar que foi um momento necessário para ajudá-los a acalmarem e concentrarem.
Assim que o Newcastle superou o nervosismo inicial, o Royale Union teve dificuldades para lidar com eles, e a pressão inicial rendeu frutos nos primeiros 20 minutos. O passe provocante de Anthony Elanga foi apenas parcialmente afastado pela defesa do Royale Union, caindo favoravelmente para Sandro Tonali, na entrada da área, cujo remate à baliza foi habilmente desviado por Nick Woltemade, que marcou o seu primeiro golo na Liga dos Campeões.
Os atuais campeões belgas responderam bem ao facto de estarem a perder, mas ultrapassar Nick Pope estava a revelar-se problemático, como Adem Zorgane descobriu duas vezes em poucos minutos, quando o guarda-redes do Newcastle fez duas defesas para preservar a vantagem dos visitantes.
Mas os anfitriões realmente carregaram no botão de autodestruição pouco antes do intervalo, quando uma entrada de Fedde Leysen derrubou o elétrico Elanga dentro da área. Foi outro Anthony que assumiu a responsabilidade da marca de penálti, Anthony Gordon, e não cometeu nenhum erro dos 11 metros, mandando Kjell Scherpen para o lado contrário.
O Royale Union sabia que precisava fazer algo especial para voltar ao jogo após o intervalo, e quase conseguiu isso três minutos após o reinício. O substituto Marc Giger encontrou um passe perfeito para Anan Khalaili, mas quando apareceu por trás de Dan Burn, só conseguiu rematar para fora, ao lado do poste mais distante.
Os anfitriões tinham o ímpeto a seu favor, mas isso foi rapidamente esmagado quando Leysen cometeu a sua segunda grande penalidade do dia, desta vez por tocar com a mão dentro da área. Foi Gordon quem se adiantou novamente para cobrar o penálti, e o resultado foi o mesmo, pois acertou no canto inferior direito mais uma vez, apesar do guarda-redes ter adivinhado corretamente a direção desta vez.
Os homens de Sébastien Pocognoli não tiveram outra escolha a não ser jogar com tudo contra o Newcastle nos minutos finais, mas foi uma abordagem que acabou por levá-los à derrota, já que Harvey Barnes concluiu um contra-ataque relâmpago para marcar o quarto golo do Newcastle.
Os homens de Howe atenderam ao pedido de misericórdia do Royale Union e tiraram o pé do acelerador após o quarto golo, talvez devido ao facto de voltarem à ação na liga com um grande jogo contra o Nottingham Forest, no domingo. A atenção voltará rapidamente para a Liga Profissional Belga para o RUSG, que tem um confronto difícil fora de casa contra o segundo classificado, o Club Brugge, enquanto procura ampliar a sua vantagem na liderança.
