Mais

Liga dos Campeões: Nice enfrenta a maldição dos clubes franceses frente ao Benfica

O OGC Nice enfrenta a maldição dos clubes franceses diante do Benfica
O OGC Nice enfrenta a maldição dos clubes franceses diante do BenficaPhoto par PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

O empate do OGC Nice frente ao Benfica trouxe más recordações aos seus congéneres franceses, muitos dos quais foram eliminados pelo clube lisboeta na Taça dos Campeões Europeus.

Mal a UEFA realizou o sorteio da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a Opta revelou uma estatística que soava a mau presságio para o OGC Nice: em 19 jogos contra equipas francesas nas competições europeias, o Benfica não perdeu um único.

Ainda assim, é precisamente contra o gigante de Lisboa que os homens de Franck Haise se defrontam na próxima quarta-feira, com a ambição de alcançar o play-off e alimentar o sonho de se qualificarem, pela primeira vez na história do clube, para a fase da Liga (antiga fase de grupos).

E vencer o gigante de Lisboa em casa também não é tarefa fácil. Em solo francês, apenas dois clubes conseguiram derrotar o Benfica na Liga dos Campeões: o Olympique Lyonnais, que o fez em 2010/11 e voltou a repetir em 2019/20, e o Paris Saint-Germain de Zlatan Ibrahimović, em 2013.

Além disso, quando as águias se veem encostadas à parede contra adversários franceses, quase sempre encontram forma de sobreviver. Que o diga o AS Monaco, eliminado nos oitavos de final da última edição da Liga dos Campeões, após uma reviravolta à moda do Benfica.

Um clube que desperta traumas

O Benfica é também um clube que desperta traumas em muitos adeptos franceses. O primeiro grande duelo europeu entre um clube francês e o Benfica aconteceu na Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1989/90, frente ao Olympique de Marselha. Na altura, a equipa de Franz Beckenbauer sonhava com o seu primeiro título continental. Apesar de o Marselha ter vencido a primeira mão por 2-1 no Vélodrome, o Benfica venceu a segunda mão por 1-0, graças a um golo polémico de Vata, marcado com a mão e não assinalado pelo árbitro, deixando o OM às portas da final.

Os adeptos do Paris Saint-Germain também se recordam, mais recentemente, dos dois empates a 1-1 frente ao Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões, que deixaram o PSG no segundo lugar do grupo, atrás dos lisboetas. Essa classificação obrigou o PSG a defrontar o Bayern de Munique nos oitavos de final, onde acabaria eliminado.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Historicamente, apenas três equipas francesas eliminaram o Benfica em competições europeias: Bastia (1978), Bordéus (1987) e Marselha (2024). No entanto, nenhuma delas conseguiu fazê-lo na Liga dos Campeões. O exemplo mais recente foi o Olympique de Marselha, que eliminou o clube do Estádio da Luz nos quartos de final da Liga Europa, ao vencer nos penáltis (4-2), após dois empates a 2-2.

Os comandados de Franck Haise sabem que precisarão de afinar o seu jogo ao máximo se quiserem contrariar o histórico e manter vivo o sonho de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez.

Siga o Nice - Benfica no Flashscore