Mais

Liga dos Campeões: Nuno Mendes e Ramos na goleada do PSG (4-0) à Atalanta, Liverpool bate Atleti (3-2)

Nuno Mendes marcou o terceiro golo do Paris Saint-Germain
Nuno Mendes marcou o terceiro golo do Paris Saint-GermainAnne-Christine POUJOULAT / AFP
O PSG, com Nuno Mendes, Vitinha e João Neves no onze, venceu esta quarta-feira a Atalanta, por 3-0, na 1.ª jornada da Liga dos Campeões. Nuno Mendes fez o terceiro golo dos franceses, antes de João Neves sair lesionado, dando o lugar a Gonçalo Ramos, que fechou o marcador aos 90+1'. Já em Anfield, o Liverpool fez dois golos nos primeiros seis minutos, por Robertson (4') e Salah (6'), mas Llorent bisou (45+3' e 81'), valendo aos reds o golo de Van Dijk aos 90+2 minutos.

Paris Saint-Germain 4-0 Atalanta

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O atual campeão demorou apenas três minutos para entrar no jogo, com Marquinhos a subir pelo campo para pressionar Daniel Maldini e continuar a correr após recuperar a bola, finalizando o passe de Fabián Ruiz: 1-0.

A pressão do Les Parisiens foi implacável nos primeiros 10 minutos, com o remate de Nuno Mendes a ser desviado para fora e a tentativa de Senny Mayulu a ser desviada para trás, antes de Bradley Barcola e Achraf Hakimi obrigarem Marco Carnesecchi a fazer defesas brilhantes. Odilon Kossounou teve então a primeira oportunidade digna de nota do Atalanta, mas o seu remate saiu por cima da barra.

Não demorou muito para o PSG voltar a balançar as redes da La Dea, mas Barcola estava ligeiramente em fora de jogo antes de receber o passe de Ruiz. Mario Pašalić cabeceou para fora após cruzamento de Raoul Bellanova, enquanto a Atalanta crescia no jogo e começava a limitar os anfitriões. Isso até Khvicha Kvaratskhelia abrir a defesa adversária, avançando em direção à entrada da área da Atalanta e rematando forte para bater Carnesecchi, apontando o 2-0 aos 39 minutos.

O PSG poderia ter marcado outro golo cinco minutos depois, quando Yunus Musah cometeu uma falta desajeitada em Marquinhos, mas Barcola viu seu penálti fraco ser defendido.

Ivan Jurić respondeu com uma dupla substituição ao intervalo, mas foi em vão, pois o PSG marcou o terceiro golo seis minutos após o reinício, com uma jogada maravilhosa que culminou com Nuno Mendes a passar por Marten de Roon e finalizando para bater Carnesecchi de um ângulo quase impossível. 

Houve preocupação para os parisienses quando João Neves saiu lesionado pouco antes da marca de uma hora, embora Lucas Chevalier tenha defendido a tentativa de Nikola Krstović para garantir que a vantagem confortável permanecesse intacta. 

Depois de Gonçalo Ramos ter chegado muito perto de punir um passe descuidado de Isak Hien, Bellanova não teve a mesma sorte quando o avançado português aproveitou o seu passe atrasado cansado e colocou a bola por cima de Carnesecchi.

O resultado refletiu o domínio do PSG, que traduziu de forma convincente o seu hábito de vencer em cinco jogos na Supertaça da UEFA e na Ligue 1 esta temporada para a Liga dos Campeões, deixando uma marca real após vencer a competição do ano passado. A equipa também infligiu a primeira derrota da Atalanta na campanha, depois de La Dea ter registado dois empates e uma vitória na Serie A.

Estatísticas finais da partida
Estatísticas finais da partidaOpta by Stats Perform

Liverpool 3-2 Atlético de Madrid

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Arne Slot escalou a primeira equipa titular do Liverpool para uma partida europeia sem nenhum inglês, mas incluiu o estreante Alexander Isak. A equipa da casa começou com tudo, marcando dois golos nos primeiros seis minutos, e foi um escocês quem abriu o marcador para o Liverpool. O livre de Mohamed Salah acertou Andy Robertson antes de passar por Jan Oblak, e o lateral marcou o seu primeiro golo europeu em quase seis anos.

Embora possa ter havido um elemento de sorte no primeiro golo, o mesmo não se pode dizer do segundo. Salah marcou o seu 250.º golo por um clube inglês com uma jogada e finalização características. Passou facilmente pela defesa do Atlético, após uma troca de passes com Ryan Gravenberch, e mandou uma bola sublime para além de Oblak, deixando o Atlético em choque.

Os Reds tiveram então a oportunidade de marcar o terceiro quando o árbitro Maurizio Mariani, inexplicavelmente, assinalou grande penalidade, penalizando Clément Lenglet por mão na bola ao tentar bloquear um cruzamento de Jeremie Frimpong. Felizmente para os visitantes, uma rápida revisão do VAR anulou a grande penalidade. Isak perdeu duas oportunidades para aumentar a vantagem do Liverpool em jogo aberto, e o Atlético reduziu a desvantagem segundos antes do intervalo, graças a um belo remate de Marcos Llorente, expondo as vulnerabilidades defensivas dos anfitriões. 

Os adeptos do Liverpool lotados dentro de Anfield podem ter temido um déjà vu, já que o Atlético foi a última equipa a derrotar a sua equipa quando liderava ao intervalo, em março de 2020. Giacomo Raspadori pareceu aumentar essas preocupações quando o seu remate em ângulo foi defendido por Alisson, e a equipa de Diego Simeone acreditava cada vez mais numa reviravolta. Salah teve a oportunidade de extinguir qualquer esperança disso após um contra-ataque rápido, mas o seu remate acertou no poste.

Salah foi o arquiteto de tudo o que de positivo aconteceu no ataque, mas a equipa de Simeone continuava a representar uma ameaça significativa. O remate de Llorente passou por cima da baliza e serviu como um lembrete de que o jogo ainda estava muito equilibrado.

A equipa de Slot não deu atenção aos sinais de alerta e Llorente puniu-os, empatando o jogo com um remate que desviou em Robertson, provocando uma grande comemoração na linha lateral, aos 81 minutos.

Parecia que isso seria suficiente para garantir um ponto para os Mattress Makers, mas Van Dijk tinha outros planos, cabeceando para o fundo da baliza um canto de Dominik Szoboszlai em frente à Kop, provocando delírio nas bancadas e confusão na linha lateral, com Simeone a ser expulso, aos 90+2 minutos.

Estatísticas finais da partida
Estatísticas finais da partidaOpta by Stats Perform