José Mourinho regressa à Liga dos Campeões após mais de meio lustro de ausência com o duelo mais especial para ele. O homem de Setúbal, ao leme do Benfica, defronta o "seu" Chelsea em Stamford Bridge. O seu historial como visitante no templo "azul" não convida ao otimismo.
Siga aqui as incidências do encontro
O destino é muito caprichoso, especialmente no mundo do futebol. Há algumas semanas, José Mourinho foi despedido do Fenerbahçe ao cair diante do Benfica no play-off da Liga dos Campeões 2025/26. Pouco depois, na estreia europeia dos encarnados frente ao Qarabag, a vergonhosa derrota por 2-3 levou Bruno Lage e abriu as portas da Luz... ao próprio Mourinho.
Uma carambola que agora se eleva à sua máxima potência, pois o treinador de Setúbal, após vários anos de ausência (o seu último jogo no torneio data de março de 2020), regressa à principal competição continental com aquele que, certamente, é o duelo mais especial para ele.
Mourinho estreia-se com o Benfica na Liga dos Campeões em Stamford Bridge frente ao Chelsea. Um confronto carregado de emoções e recordações que, por um lado, agradarão ao treinador e, por outro, o farão torcer o rosto. E é que os seus passos pelo templo "azul" no banco visitante têm sido muito amargos para "The Special One".
Até em sete ocasiões Mourinho tentou assaltar a casa do Chelsea ao longo da sua carreira e só a primeira das suas tentativas foi bem-sucedida. Ocorreu em 2010, quando o treinador estava no Inter de Milão. Após um 2-1 no Meazza, a equipa italiana comandada por Mou venceu por 0-1 em Londres na segunda mão dos oitavos de final.
Saldo negativo para Mourinho
Um triunfo épico que resultou meses depois na conquista da última Liga dos Campeões do Inter e de Mourinho. No entanto, desde então, ao luso sempre saiu cruz, pois os seis duelos restantes terminaram com dois empates e até quatro derrotas.
Durante a sua passagem pelo United, o treinador visitou Stamford Bridge em quatro ocasiões, perdendo por 4-0, 1-0 (na Taça de Inglaterra) e 1-0, conseguindo apenas um empate (2-2) no seu último duelo em Londres como membro dos Red Devils. Por outro lado, na sua aventura com o Tottenham, foram dois os duelos de Mou em território azul, com uma derrota por 2-1 e um empate sem golos.
No total, um saldo de uma vitória, dois empates e quatro derrotas, com apenas quatro golos a favor e até 10 concedidos. Agora, com o Benfica e apesar do seu coração azul, Mourinho tentará reverter esta estatística para endireitar o rumo dos encarnados, que complicariam muito a sua situação na Europa em caso de novo deslize.

Resultados de Mourinho em Stamford Bridge como visitante:
- Chelsea 0-1 Inter de Milão (Liga dos Campeões 2009/10)
- Chelsea 4-0 Manchester United (Premier League 2016/17)
- Chelsea 1-0 Manchester United (Taça de Inglaterra 2016/17)
- Chelsea 1-0 Manchester United (Premier League 2017/18)
- Chelsea 2-2 Manchester United (Premier League 2018/19)
- Chelsea 2-1 Tottenham (Premier League 2019/20)
- Chelsea 0-0 Tottenham (Premier League 2020/21)
