Mais

Liga dos Campeões: Takumi Minamino, uma influência em declínio no Mónaco?

Takumi Minamino, avançado do Mónaco
Takumi Minamino, avançado do MónacoFREDERIC DIDES / AFP

Figura-chave do ataque do Mónaco há vários anos, Takumi Minamino viu a sua posição ser posta em causa esta época. Sem marcar desde setembro passado, o avançado japonês tem a oportunidade de recuperar esta terça-feira, contra o FK Bodø/Glimt.

Siga o Bodo/Glimt - Mónaco no Flashscore

No fim de semana, Minamino quase empatou nos descontos contra o Paris FC . No entanto, começou o jogo no banco de suplentes. Takumi Minamino jogou apenas 30 minutos no sábado à noite. Também utilizado por apenas 69 minutos contra o Nantes, o jogador japonês está a ter um desempenho difícil após o outro.

A sua condição não resolve os problemas do Mónaco, embora o seu estatuto de figura ofensiva seja normalmente uma certeza. Diante do Bodø/Glimt, uma equipa que pode ser vencida no papel, e na ausência de muitos dos seus companheiros de equipa, Minamino terá de estar à altura da tarefa esta terça-feira.

Sem golos desde meados de setembro

Há muito tempo que o Rochedo não marca golos. Em primeiro lugar, porque em 8 jogos em todas as competições, o clube só ganhou um (contra o Toulouse por 1-0 ), mas também porque alguns jogadores já não marcam golos. É o caso de Minamino. Líder do ataque do Mónaco nos últimos anos, o avançado perdeu um pouco do seu esplendor este ano. Com apenas dois golos e três assistências em 13 jogos em todas as competições, não marca desde meados de setembro.

Mas nem por isso deixou de tentar. O jogador provou mais uma vez neste fim de semana que tem fome de golos. Mas os seus esforços são muitas vezes em vão. Os seus remates não são precisos. E o seu desempenho é demasiado imprevisível.

Mas com Mika Biereth e Folarin Balogun fora de ação, e Ansu Fati doente... não tem escolha. Minamino tem de se unir para apoiar a sua equipa neste momento difícil. O facto de o fazer na Liga dos Campeões também terá um impacto. Aumentará a confiança do jogador, bem como a da equipa.

Um jogador polivalente e intuitivo

Há uma série de factores que fazem de Minamino um jogador particularmente importante. Em primeiro lugar, a sua polivalência pode ser decisiva. Se conseguir ocupar a maioria dos espaços e explorá-los com velocidade, torna-se imediatamente um risco para as defesas adversárias. Além disso, a sua intuição é facilmente acertada.

"Ele é um jogador muito bom e, acima de tudo, um goleador", disse Oscar Garcia, treinador do Salzburgo, ao jornal L'Equipe em meados de setembro.

"Ele tem um ótimo remate com os dois pés, é muito móvel e está sempre no lugar certo na área para marcar. Ele joga sempre com a ideia de marcar. Não há uma posição em que seja melhor, mas quanto mais perto da área estiver, melhor será", acrescentou.

Sem sucesso nos últimos tempos, não tem estado muito presente nos pensamentos do seu novo treinador, Sébastien Pocognoli. O seu papel será, portanto, provar que merece seu lugar no campo, mas também na frente da baliza, para acompanhar o Mónaco. Com um pouco mais de sucesso, a situação mudaria para sempre.