Mais

Liga dos Campeões: Uma estatística de cada jogo após as primeiras partidas da fase de play-offs

Bodo/Glimt está à beira de chegar à Liga dos Campeões pela primeira vez
Bodo/Glimt está à beira de chegar à Liga dos Campeões pela primeira vezMATS TORBERGSEN / NTB / AFP

Na terça e na quarta-feira, realizaram-se os jogos da primeira mão da jornada de play-offs da Liga dos Campeões desta época. 14 clubes continuam a sonhar com uma presença no sorteio da fase de grupos, na próxima quinta-feira. Eis uma estatística de cada um dos jogos.

8 - O Club Brugge entrou com tudo na partida contra o Rangers, marcando três golos nos primeiros 20 minutos e vencendo por 3-1 em Ibrox. Os Gers têm um registo impressionante contra equipas belgas, com o resultado de terça-feira a ser apenas a terceira derrota em 14 jogos (10-1-3). No entanto, foi a primeira vez, naquele que foi o seu oitavo jogo em casa, que não conseguiu vencer uma equipa da Jupiler Pro League.

5 - O Qarabag está perto de regressar à Liga dos Campeões, oito anos depois da sua única participação anterior. O campeão do Azerbaijão recuperou de uma desvantagem para vencer o Ferencvaros por 3-1 na capital húngara e conquistou uma vantagem significativa na primeira mão. Os azeris fizeram uma excelente campanha nas pré-eliminatórias, com esta a ser a quinta vitória consecutiva, o que representa a mais longa sequência de triunfos em competições de clubes da UEFA.

26 - O Estrela Vermelha, antigo vencedor da Liga dos Campeões, está em maus lençóis, pois perdeu por 1-2 com o Pafos no seu jogo em casa. Os cipriotas, que disputam apenas a sua segunda época na Europa, estão agora a 90 minutos de se tornarem a terceira equipa do Chipre a chegar à Liga dos Campeões propriamente dita. Foi uma rara derrota em casa na competição continental para o Estrela Vermelha, que fez 26 remates na partida. Para comparação, nenhum dos outros jogos desta jornada teve tantos remates entre as duas equipas envolvidas.

1 - O Fenerbahçe não conseguiu capitalizar nos 19 minutos finais do jogo da primeira mão contra o Benfica, que segurou o empate a 0-0. O Fener, que procura qualificar-se para a fase de grupos pela primeira vez em 17 anos, empatou pela primeira vez contra um adversário português (5-1-6). Assim, o Benfica não conseguiu aumentar os 12 golos que marcou contra o adversário de Istambul nos seis encontros anteriores - apenas o Manchester United (14) marcou mais golos contra o gigante turco.

4 - O Celtic e o Kairat Almaty empataram sem golos em Glasgow, um resultado que deixa o clube cazaque mais satisfeito. Os anfitriões tiveram a maior parte da posse de bola, mas não conseguiram converter isso em golo e terão de fazer uma longa viagem a Almaty para a segunda mão da próxima semana. Recentemente, as eliminatórias da Liga dos Campeões não têm corrido bem para o Celtic, que agora não vence há quatro jogos.

14 - O Bodo/Glimt foi o maior vencedor da noite, pois a goleada de 5-0 sobre o Sturm Graz coloca o clube à beira da primeira participação na fase de grupos da Liga dos Campeões. O clube está prestes a pôr fim a um jejum de 18 anos sem equipas norueguesas nas fases principais da UCL. O Bodo já se habituou a vencer em casa, sobretudo na fase de qualificação. Esta foi a 14.ª vitória consecutiva do Bodo em casa numa partida da jornada de qualificação, desde há quatro anos.

18 - O FC Basileia e o FC Copenhaga não conseguiram encontrar um vencedor no seu confronto de quarta-feira à noite, com um empate a 1-1 que deixa a eliminatória em aberto para o segundo jogo da próxima semana. Os dinamarqueses pensaram que tinham conseguido o golo da vitória aos 87 minutos, pouco depois de o Basileia ter ficado com 10 homens, mas o golo foi anulado por fora de jogo. O empate fez com que o Copenhagada chegasse a 18 jogos da jornada de qualificação para a Liga dos Campeões sem perder, pelo que vai apostar nas suas hipóteses em casa na próxima quarta-feira.

Siga as decisões da jornada de play-offs da Liga dos Campeões