3 - Uma das histórias da primeira semana de jogos é o campeão belga Union Saint-Gilloise. O pénalti convertido por Promise David aos nove minutos foi o primeiro golo da fase principal da competição esta época. O Union, sediado em Bruxelas, venceu o PSV por 3-1 fora de casa. Os Unionistes continuam a fazer a alegria dos jogos fora de casa nos grandes vizinhos belgas, tendo vencido os três jogos disputados nos Países Baixos, depois de terem derrotado o Ajax e o Twente na Liga Europa na época passada.
4 - O Athletic Bilbao, de volta à Champions pela primeira vez em 11 anos, foi mais uma vez derrotado por um adversário inglês. Desta vez, foi o Arsenal que fez o estrago, já que os semifinalistas da temporada passada venceram por 2-0 na região basca. O Athletic continua a ter dificuldades na competição, pois nunca passou desta fase. O clube não marcou golos em casa pela quarta vez na prova milionária.
18 - O Qarabag protagonizou a maior surpresa da jornada. O campeão do Azerbaijão, que disputava apenas a sua segunda campanha na fase de grupos da Champions, recuperou de uma desvantagem de dois golos e derrotou o Benfica por 2-3, fora de casa. Enquanto a equipa portuguesa mudou de treinador, o Qarabag festejou a sua primeira vitória de sempre nesta fase da competição. Incluindo as eliminatórias, o Qarabag já marcou 18 golos na prova milionária esta época, mais do que qualquer outra equipa.
2 - A terça-feira não dececionou na Liga dos Campeões, quando Juventus e Borussia Dortmund se envolveram num incrível empate em Turim. No que se tornou um clássico instantâneo da Liga dos Campeões, os dois clubes trocaram golos na segunda parte - todos os oito golos foram marcados nos segundos 45 minutos. A partida foi o 11.º encontro entre os dois clubes numa competição da UEFA, mas apenas a segunda vez em que não houve vencedor. O outro empate entre os dois aconteceu nas meias-finais da Taça UEFA de 1994/95, também em Itália.
10 - O Real Madrid dificultou as coisas para si mesmo, mas ainda assim conseguiu vencer em casa o Olympique de Marselha por 2-1, mantendo o histórico perfeito contra a equipa da Ligue 1. Dois penáltis de Kylian Mbappé foram suficientes para ver os campeões recordistas, que jogaram os últimos 18 minutos com um homem a menos, ganharem a primeira jornada. O Marselha continua a ter dificuldades contra equipas espanholas, já que esta foi a sua 10.ª derrota contra um clube da LaLiga.
16 - O Tottenham também começou com uma vitória graças a um auto-golo de Luiz Junior. Foi o suficiente para vencer o Villarreal por 1-0. Os Spurs, de volta à Liga dos Campeões três anos depois da última participação, venceram em casa pela 16.ª vez na UCL em 27 jogos. No total, o retrospeto em casa é de 16-3-8 em sete participações na competição.
Liverpool deixa tudo para o fim
8 - O Slavia Praga esteve a momentos de conquistar a sua primeira vitória na Liga dos Campeões em 18 anos. No entanto, um golo de Sondre Fet aos 90 minutos ajudou o Bodo/Glimt a empatar na capital checa, naquela que foi a sua primeira partida no torneio. Não conseguir segurar a vantagem de 2-0 será uma grande deceção para o Slavia. O clube está agora numa série de oito jogos sem vitória nas competições de clubes da UEFA (0-3-5).
5 - O campeão grego Olympiakos não conseguiu aproveitar a vantagem de um homem contra o estreante cipriota Paphos. Um empate sem golos, com os anfitriões a jogarem mais de uma hora com um homem a menos, deixou os visitantes mais felizes. Enquanto o Paphos já não sofre golos fora de casa na Champions nesta temporada (incluindo as fases a eliminar), o Olympiakos foi eliminado pela quinta vez desde o início da temporada passada.
9 - Por falar em balizas, o Inter de Milão tem-se divertido a disputar a Liga dos Campeões no formato de fase de campeonato. Os nerazzurri, que venceram o Ajax por 2-0, repetindo a final de 1971/72, retomaram o caminho da maior competição europeia a nível de clubes na temporada passada no que diz respeito à manutenção de equipas fora de casa. Depois de ter sofrido apenas um golo nesta fase no outono passado, a Inter agora tem nove partidas sem sofrer gols na Champions desde a introdução da fase de ligas. Nenhuma equipa pode igualar esse número.
17 - O Chelsea, campeão da Liga Conferência e do Mundial de Clubes, viu a sua série de seis vitórias em jogos fora de casa na Europa chegar ao fim na Alemanha, quando o Bayern de Munique venceu os Blues por 3-1. Talvez isso não deva ser uma surpresa. Afinal, a vitória de quarta-feira marcou a 17.ª temporada consecutiva em que o Bayern inicia sua campanha na Champions com uma vitória. A última vez que o Bayern não venceu foi em 2008/09, no empate com o Bordéus.
86 - Liverpool e Atlético de Madrid não dececionaram. Apesar de os Reds terem feito 2-0 em 10 minutos, o Atleti de Diego Simeone superou a desvantagem a nove minutos do fim. Infelizmente para eles, o capitão do Liverpool, Virgil van Dijk, marcou o golo da vitória nos descontos. Se considerarmos o tempo adicional como os 90 minutos, o primeiro e o último golo dos Merseysiders tiveram um intervalo de 86 minutos.
6 - O Paris Saint-Germain começou a defesa do título de forma convincente, goleando a Atalanta por 4-0 na capital francesa. Foi uma excelente exibição dos parisienses , que tiveram a maior goleada da primeira jornada. Já o La Dea perdeu para o PSG pela segunda vez em seis jogos. Em seis jogos europeus contra clubes franceses, a Atalanta tem um histórico de 2-2, mas seis dos oito golos foram marcados pelo PSG.
Os donos da casa impressionam na quinta-feira
13 - Três golos no espaço de dez minutos no final do primeiro tempo ajudaram o Club Brugge a vencer o AS Monaco por 4-1. Os visitantes não conseguiram converter um penálti aos 10 minutos, no que foi seu único remate no primeiro tempo. Os monegascos continuam a ter dificuldades fora de casa na Europa, pois não venceram nos últimos quatro jogos (0-1-3) desde que venceram o Bolonha por 1-0 em novembro passado. Nesta série de quatro jogos, o Mónaco sofreu 13 golos, pelo menos três em cada jogo.
11 - O FC Copenhaga esteve à beira da segunda vitória consecutiva contra um adversário alemão. No entanto, Patzelis Hatzidiakos mandou a bola para a própria baliza aos 91 minutos e o clube empatou com o Bayer Leverkusen, após 10 minutos de jogo e mais os descontos. Nos quatro jogos europeus disputados no Parken esta época, o Copenhaga marcou 11 golos, sendo que o empate de quinta-feira foi o único jogo que não venceu.
23 - Foi um dia difícil para o Galatasaray na noite de quinta-feira, com o golo madrugador do Eintracht Frankfurt a ser a sua única alegria. No intervalo, o Galatasaray perdia por 3-1 e acabou por vencer por 5-1. Quem esperava que o atual campeão turco mantivesse a baliza limpa na Europa não vai gostar desta. O Gala não conseguiu manter o adversário longe da sua baliza nos últimos 23 confrontos continentais, incluindo a derrota para o Frankfurt.
22 - Foi uma grande noite para o Manchester City, que iniciou a sua campanha na fase de grupos da Champions com uma vitória por 2-0 sobre o campeão da Serie A, o Nápoles. O golo de Erling Haaland aos 11 minutos do primeiro tempo, o seu 50.º na competição, abriu caminho para a vitória dos Cityzens sobre os 10 homens de Nápoles. O City tem um registo incrível em casa na competição nos últimos anos. Foi o 22.º jogo sem derrota no Etihad na fase de grupos/campeonato, uma série de sete anos.
37 - O Barcelona voltou a vencer o Newcastle, batendo os Magpies por 2-1 fora de casa e somando quatro vitórias consecutivas no confronto direto. Marcus Rashford, contratação de verão, marcou os dois golos dos catalães num espaço de nove minutos. O Barça, que disputou o seu 79.º jogo na Europa contra adversários da Premier League, conquistou a sua 39.ª vitória nesses jogos, quase seis anos e meio após o último triunfo.
15 - O Sporting arrasou a estreia do Kairat Almaty na fase de liga da Champions com uma vitória em casa por 4-1. As coisas estavam a correr bem para a equipa do Cazaquistão, que está a tentar defender com sucesso o seu título nacional, mas acabou por sofrer três golos em três minutos a meio da segunda parte. O resultado foi a derrota. Naquele que foi o seu sétimo jogo na fase de grupos de uma competição de clubes da UEFA, o Kairat continua sem vencer (0-2-5), tendo sofrido um total de 15 golos.
Siga toda a ação da Liga dos Campeões da UEFA no Flashscore.