Mais

Liga dos Campeões: Xabi Alonso afia o novo Real Madrid no regresso a Liverpool

Liverpool e Real Madrid medem forças às 20:00
Liverpool e Real Madrid medem forças às 20:00AFP/ OPTA BY STATS PERFORM

O treinador do Real Madrid, Xabi Alonso, regressa a Anfield para defrontar a sua antiga equipa, o Liverpool, na Liga dos Campeões, esta terça-feira, após um início de temporada quase imaculado com o clube merengue.

Siga o Liverpool - Real Madrid no Flashscore

Enquanto o campeão da Premier League só conseguiu duas vitórias nos últimos oito jogos, o conjunto madridista, que melhora a cada semana sob a batuta do treinador basco, encontra-se num grande momento.

Os campeões europeus por 15 vezes venceram a Barcelona no Clássico de 26 de outubro e procuram dar um novo golpe na mesa, em mais um duelo de alto calibre, frente ao Liverpool de Arne Slot.

A sua única derrota esta temporada remonta ao final de setembro, quando caiu perante o Atlético, por 5-2. Mas, desde então, os pupilos de Xabi Alonso têm progredido rapidamente.

Muitos adeptos do Liverpool esperavam que o promissor técnico espanhol assumisse as rédeas em Anfield quando Jürgen Klopp anunciou a sua saída no final da época 2023-2024.

Elegante com a bola, Xabi Alonso foi o cérebro do meio-campo do Liverpool entre 2004 e 2009 e peça-chave na conquista da Liga dos Campeões de 2005, em Istambul, antes de rumar ao Real Madrid.

13 triunfos em 14 jogos 

Mas Xabi Alonso decidiu permanecer mais um ano no Bayer Leverkusen como técnico e depois assumiu o lugar de Carlo Ancelotti, depois de o clube merengue ter terminado a época passada sem um título importante.

O seu impacto no Real Madrid é notório: 13 triunfos em 14 jogos esta temporada.

Com maior intensidade sem bola, a equipa está mais sólida. "Para ganhar campeonatos é preciso defender bem, fazer jogos sem sofrer golos", disse o treinador basco após golear por 4-0 o Valência, no sábado.

A imprensa espanhola enaltece o treinador por ter "forjado uma nova identidade" a uma equipa que agora "domina, asfixia e submete os seus adversários", uma mudança radical em relação à apatia da época passada.

Nenhuma equipa na Europa tem mais recuperações de bola no último terço do campo do que o Real Madrid.

Além disso, Alonso também mostrou disponibilidade para fazer alterações tácticas durante os jogos, enquanto a equipa de Ancelotti era mais previsível.

Inclusivamente, Xabi Alonso decidiu que a sua equipa treinasse em Madrid antes de viajar para Merseyside, para que o Liverpool não tivesse pistas sobre como irá abordar o encontro.

"É uma decisão minha porque temos de preparar o jogo e preferimos fazê-lo na nossa Cidade Desportiva, no nosso espaço, para não sermos apanhados por 200 câmaras", afirmou.

Estrelas em alta 

Xabi Alonso também está a saber tirar o melhor das estrelas da sua equipa, com talvez uma exceção: Vinicius Júnior.

O extremo brasileiro mostrou a sua frustração com gestos de desaprovação para o treinador após ser substituído durante o Clássico.

Depois, o jogador pediu publicamente desculpa aos adeptos e ao clube, sem mencionar o seu técnico, embora Xabi Alonso tenha dito que o assunto estava resolvido.

Vinicius impressionou frente ao Valência apesar de falhar um penálti, pelo que a gestão cautelosa de Alonso pode ser a forma certa de manter o avançado como um ativo útil esta temporada.

Por outro lado, Mbappé está num estado de forma sensacional.

O avançado francês falhou um penálti na época passada em Anfield, quando o Real Madrid caiu por 2-0 num momento de baixa confiança, mas recuperou-a rapidamente.

Mbappé não só soma 18 golos em todas as competições esta época, como é o primeiro elemento a pressionar o adversário quando o Real Madrid não tem a posse de bola.

Outro jogador revitalizado é o internacional inglês Jude Bellingham. Com golos frente ao Barça, Juventus e Valência nas últimas duas semanas, o médio tornou-se um jogador-chave.

Após ser operado ao ombro no verão, Xabi Alonso devolveu a titularidade a Bellingham frente ao Atlético, mas não resultou como esperava.

O treinador reconheceu o erro ao apressar o regresso e deixou-o no banco nos dois jogos seguintes, até estar pronto.

Esta terça-feira, Xabi Alonso tentará amargar os adeptos do Liverpool no seu regresso a Anfield para mostrar também que o seu plantel pode lutar pelos grandes troféus, enquanto continua a adaptar o seu estilo.