Mais

Ligue 1: Lyon joga a época contra o Rennes

Thiago Almada
Thiago AlmadaJEAN-PHILIPPE KSIAZEK / AFP
Foram 10 dias particularmente frustrantes para o Lyon . Eliminado após uma partida lendária contra o Manchester United nos quartos de final da Liga Europa e depois derrotado em um clássico contra o Saint-Étienne que deixará um gosto particularmente amargo, os Les Gones têm muito pouco tempo para recuperar e garantir lugar na próxima Liga dos Campeões, uma obrigação desportiva e financeira.

Em poucos dias,o Lyon tombou. Capaz de se recuperar de uma desvantagem de dois golos em Old Trafford, de estar em vantagem por 4-2 a 10 minutos do fim do prolongamento e de perder tudo, os Les Gones caíram no Geoffroy-Guichard em condições que não precisam de ser recordadas, uma vez que a polémica continua a assolar.

O Lyon está agora em 6.º lugar, a 3 pontos do 4.º lugar, o que é sinónimo de uma salvação na Liga dos Campeões. A diferença é pequena, mas a 4 jogos do fim do campeonato, há que somar pontos e esperar que os rivais se afastem. O Nice mostrou claramente que a batalha vai continuar, com uma vitória por 3 -1 com o PSG na sexta-feira.

Os números do Lyon
Os números do LyonFlashscore

Para o Lyon, o calendário não é fácil, mesmo com três jogos em casa (Rennes, Lens e Angers). A viagem ao Mónaco, na 33.ª e penúltima jornada, parece uma final, mas é preciso estar em boa posição. Para isso, é necessário vencer o Rennes, que vem de uma série de 3 vitórias nos últimos 4 jogos, sendo duas consecutivas.

Há 6 equipas a disputar a Liga dos Campeões, com uma clara vantagem para o Marselha, que está a desfrutar de um final de época acessível, apesar de uma viagem a Lille na próxima semana. O Lyon é o único clube que perdeu na semana passada. Mas mais do que isso, é a dinâmica que está em causa. Paulo Fonseca está a assistir aos jogos do campeonato a partir das bancadas, enquanto Corentin Tolisso está a ser instado a regressar o mais rapidamente possível porque, no seu novo papel no meio-campo, tem dado um contributo vital para o ataque, mais do que em qualquer outra altura da sua carreira.

Para John Textor, o Top 4 é uma questão de credibilidade. O cowboy da Ligue 1 quer ter uma palavra a dizer nas decisões do futebol francês e estabelecer-se como o principal adversário de Nasser Al-Khelaïfi. O dono do Lyon precisa da Liga dos Campeões, tanto mais que as finanças do clube estão a precisar de uma ajuda financeira.

Siga o Lyon - Rennes no Flashscore