Siga as incidências do encontro
"Sou um grande fã de Luis Enrique há vários anos. É um treinador incrível. O que ele construiu nesta equipa é algo realmente especial. A sua consistência, a forma como joga... Vai ser muito difícil para nós", disse Arteta ao Canal+ depois de eliminar o Real Madrid nos quartos de final e saber que o seu próximo adversário europeu seria o PSG.
A primeira ronda das meias-finais, na terça-feira, em Londres, dará o mote para o confronto, embora seja provável que este seja decidido na quarta-feira, 7 de maio, na capital francesa, após 180 minutos de jogo... ou mais.
Um precedente próximo
Não será a primeira vez nesta temporada que os dois treinadores se defrontam, já que as suas equipas se encontraram na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, a 1 de outubro, com a equipa inglesa a vencer por 2-0 em Londres, com Bukayo Saka e Kai Havertz a marcarem os golos da ocasião.
Esse duelo foi já uma primeira oportunidade para os dois treinadores trocarem elogios nos dias que antecederam o jogo.
"Ele é um dos melhores treinadores do mercado atualmente. Mudou o Arsenal e transformou-o numa das melhores equipas do mundo, capaz de lutar por títulos. É talvez a melhor equipa da Europa a jogar com bola e é um treinador magnífico e uma grande pessoa", disse Luis Enrique sobre o seu homólogo dos Gunners.

Arteta também mostrou o seu lado "cavalheiro" para aplaudir o trabalho do asturiano.
"Tem uma personalidade incrível, um caráter forte e uma grande energia, apoiando sempre os jovens jogadores. O que eu gosto nele é que, onde quer que tenha estado, como jogador ou como treinador, deixou a sua marca", disse o técnico basco.
Guardiola, o denominador comum
A carreira de ambos os treinadores tem um denominador comum: a figura de Pep Guardiola.
Luis Enrique começou a treinar a equipa de juniores do Barcelona quando Guardiola foi promovido à equipa principal em meados de 2008.
Durante três temporadas, Luis Enrique foi o responsável pelo Barça B, enquanto Guardiola conduziu a equipa a um dos melhores momentos da sua história, pelo que o trabalho e a comunicação entre os dois foi contínuo durante esses anos.
O início da carreira de treinador de Arteta está ainda mais ligado a Guardiola, tendo sido seu adjunto no Manchester City entre 2016 e 2019, antes de assumir o cargo de treinador principal no Arsenal.
Colegas de equipa no Barcelona
Tanto Luis Enrique como Arteta conheciam bem Guardiola dos seus tempos de jogadores no Barcelona e também se conheciam na altura, apesar de serem de gerações diferentes.
Luis Enrique já era um jogador experiente na equipa principal e Arteta era um jovem promissor que esteve nas camadas jovens do Barcelona entre 1999 e 2001, treinando regularmente com a equipa principal.
"Mikel e eu fomos companheiros de equipa quando jogávamos, durante uma época, penso eu. Ele era muito jovem e treinou connosco na equipa principal. Tenho muito boas recordações dele como companheiro de equipa e estou ansioso por cumprimentá-lo", disse Luis Enrique antes do confronto de outubro.
Agora, os dois terão a oportunidade de se reencontrarem numa partida em que terão de passar da admiração mútua à desativação dos adversários para tentarem chegar à final europeia do próximo mês, em Munique.
