Adorado pelos adeptos nerazzurri pela sua série de golos no Inter, mas abominado em França pela incapacidade de desempenhar um papel decisivo nos Bleus, Marcus Thuram tem um rosto ambivalente consoante a camisola que veste. Chegado em 2023 do Borussia Mönchengladbach, o atacante voltou ao país natal (Nasceu em Parma quando o pai, Lilian, jogava na Série A), com um sucesso difícil de contestar.
Sob a direção de Simone Inzaghi, que sabe bem o que é o ataque, o mais velho dos irmãos integrou-se no 3-5-2 e formou uma dupla formidável com Lautaro Martínez. No entanto, Thuram passou por um período difícil na Série A, que acaba de chegar ao fim. Durante dois meses e meio, não conseguiu fazer golos no campeonato, e o oásis da Liga dos Campeões (marcou na primeira mão e na segunda mão dos oitavos de final contra o Feyenoord) permitiu-lhe um registo mais do que mediano na segunda mão. Contra... Parma, marcou o seu 14.º golo da época no campeonato, um recorde para ele.

No entanto, com 12 golos marcados na primeira mão da Serie A, Thuram estava a ofuscar Lautaro no campeonato (apenas 7 golos). Por outro lado, apesar de também ele ter tido um desempenho abaixo do esperado, com apenas quatro golos, foi na Liga dos Campeões que ele foi particularmente impressionante, incluindo um hat-trick contra o Mónaco na oitava jornada da fase principal. Com 6 golos em apenas 5 jogos, o argentino está em grande forma neste meio de semana, o que confirma a confiança de Inzaghi em ThuLa, a dupla de ataque da Itália."Lautaro é um dos melhores do mundo, por isso não é difícil jogar com ele", disse o francês em entrevista à CBS. "Só precisei perceber o que ele gosta de fazer em campo, o que não gosta de fazer e me adaptar de acordo".
As exibições da dupla reforçaram a decisão de Thuram de jogar na posição central. " Aos 27 anos, estou na minha terceira temporada como avançado, estou a crescer muito e posso melhorar como nove", explica o jogador na última edição da Onze Mondial. O jogador afirma ainda que é um dos dez melhores atacantes do mundo. Chegou a altura de o provar, incluindo ao público francês.