Mbappé junta-se ao grupo: Os jogadores com pelo menos quatro golos num jogo da Liga dos Campeões

Kylian Mbappé no seu histórico "póquer" pelo Real Madrid frente ao Olympiacos
Kylian Mbappé no seu histórico "póquer" pelo Real Madrid frente ao OlympiacosANDREAS PAPAKONSTANTINOU / ANADOLU VIA AFP

O Real Madrid é Kylian Mbappé. Esta afirmação pode ter passado pela cabeça de alguns adeptos dos merengues, depois de o francês ter apontado todos os quatro golos da equipa no jogo da Liga dos Campeões diante do Olympiacos. Aproveitando esta exibição de gala, recordamos os jogadores que mais vezes marcaram num só jogo na história da principal competição europeia de clubes.

Foram poucos os jogadores que atingiram a impressionante marca de, pelo menos, quatro golos numa única partida. Ainda mais restrito é o grupo daqueles que chegaram aos cinco golos: Lionel Messi, Luiz Adriano e Erling Haaland.

Messi foi, em 2012, o primeiro jogador da era Liga dos Campeões a marcar cinco golos num só encontro, Adriano repetiu o feito em 2014 pelo Shakhtar Donetsk e Haaland igualou a proeza em 2023, com uma exibição memorável pelo Manchester City.

Van Basten deu início à história

Há ainda uma longa lista de jogadores que conseguiram marcar quatro golos numa partida: tudo começou com Marco van Basten, que em 1992 foi o primeiro a alcançar quatro golos após a mudança de nome da competição. Seguiram-se Simone Inzaghi em 2000, Dado Pršo em 2003 e Ruud van Nistelrooy em 2004.

Meados da década de 2000 trouxeram mais atuações impressionantes: em 2005, Andriy Shevchenko tornou-se o primeiro a marcar quatro golos fora de casa num jogo da Liga dos Campeões. Lionel Messi já em 2010 demonstrava a sua classe excecional, eliminando o Arsenal praticamente sozinho, com quatro golos. Bafétimbi Gomis deu continuidade à tradição em 2011, antes de Mario Gomez tornar-se, em 2012, o primeiro alemão a atingir esta marca, ao marcar quatro vezes frente ao Basileia.

Na década de 2010, outros avançados brilharam: Robert Lewandowski fez história em 2013 ao ser o primeiro a marcar quatro golos numa meia-final. Zlatan Ibrahimovic brilhou poucos meses depois, com quatro golos pelo PSG, e Cristiano Ronaldo celebrou em 2015, frente ao Malmö, o seu único jogo com quatro golos.

Serge Gnabry mostrou toda a sua qualidade em 2019 frente ao Tottenham, antes de Lewandowski, no mesmo ano, assinar o seu segundo jogo com quatro golos – e bater o recorde do mais rápido "póquer" da Liga dos Campeões, ao consegui-lo em apenas 14 minutos e 31 segundos.

Também Kane marcou quatro vezes

Na década de 2020, outros talentos excecionais deram continuidade à tradição: Josip Iličić marcou quatro golos na vitória fora da Atalanta em Valência, em 2020, e Olivier Giroud tornou-se, no mesmo ano, o jogador mais velho a atingir esta marca, ao marcar quatro vezes frente ao Sevilha.

Sébastien Haller teve uma estreia histórica em 2021, ao marcar quatro golos pelo Ajax. Harry Kane marcou quatro golos pelo Bayern em 2024, tornando-se o primeiro jogador na história das competições europeias a conseguir um hat-trick só de penáltis.

Entre os mais recentes membros deste grupo restrito está agora Kylian Mbappé, graças à sua exibição diante do Olympiacos. Não só foi o seu primeiro "póquer" pelos merengues, como também se tornou o jogador com mais hat-tricks fora de casa na história da Liga dos Campeões e o primeiro futebolista do Real Madrid a marcar quatro golos num importante jogo europeu fora de portas.

Recorde o Olympiacos - Real Madrid