Nico afirma que acelerou o seu desenvolvimento graças ao trabalho com o treinador Pep Guardiola e com o colega de equipa Rodri.
"É muito bom, mas é exigente. Tens de evoluir, ele exige sempre o máximo de todos. É por isso que é o melhor", disse sobre Guardiola, antes do duelo da Liga dos Campeões de terça-feira frente ao Villarreal: "Isso tem sido positivo para mim. Melhorei imenso. E é por isso que jogo futebol, para ser o melhor possível e acho que estou a fazer um bom trabalho. Ele é muito intenso e tenta mostrar-te o que podes fazer melhor. Mas depois de explicar tudo, ficas a pensar em cada detalhe e em como podes evoluir. E mesmo agora continuo a pensar nisso quando entro em campo. O que ele pede, já me tinham pedido antes. Joguei no Barcelona e é semelhante. Mas há pormenores e procuras sempre melhorar. A ideia principal, penso que já a tinha compreendido antes de chegar e isso ajudou-me a adaptar-me ao estilo de jogo daqui.”
Questionado sobre o que Guardiola lhe pede em concreto, Nico respondeu: “Muitas coisas. Por exemplo, quando movimentar-me. Como médio tens de correr bastante, mas é fundamental fazê-lo no momento certo. É nisso que tenho trabalhado com ele. Talvez seja o mais importante. Quando falo com ele, diz-me que consigo segurar e jogar a bola, mas que o momento em que me movimento também é fundamental.”
E sobre os conselhos de Rodri, Nico acrescentou: “Em todos os jogos. No último jogo, ao intervalo, deu-me indicações sobre o que tinha observado. Ele percebe muito bem o que devo fazer naquela posição. É um dos capitães e esse é um papel muito importante. Tenta orientar-nos, sobretudo aos mais jovens. Procura ajudar-nos a compreender melhor a forma como queremos jogar.”
